BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, fevereiro 10, 2015

O dia em que o monstro veio à escola>Combinados> Comportamento> 10/02/2015

Regras escolares do dia-a- dia
O dia em que o monstro veio a escola
Quando o Rui entrou para o autocarro da escola, viu que lá dentro estava um monstrinho e ficou muito surpreendido.
 Ele não sabia que os monstrinhos estavam autorizados a ir à escola. 
Mas lá estava o monstro. 
Fazia muitos barulhos estranhos e não se mantinha sentado. 
Subia para cima dos bancos e punha a cabeça de fora da janela. 
Ocupava tanto espaço que o Rui nem tinha espaço para se sentar.
 - Este monstrinho é mesmo muito barulhento! 
Aposto que nem aqui devia estar. – sussurrou o Rui à Rita. 
Mas a professora não pareceu nada surpreendida ao ver o monstrinho entrar na sala de aula. Empurrou para passar à frente, agarrou nos livros de leitura e atirou-os ao chão. 
Quando o Rui e os outros alunos se sentaram, o monstrinho começou a atirar os lápis de cor. - Acaba já com isso! – Gritou a professora.
 – Nem os monstros estão autorizados a estragar o material. 
O monstrinho largou os lápis e começou a gritar.
Gritava tão alto que ninguém conseguia ouvir a professora. 
- Acaba já com essa gritaria! – Disse finalmente a professora. 
O monstrinho parou de gritar. 
Tocou a campainha e a professora disse: - Meninos, está na hora do recreio.
Todos se levantaram e saíram calmamente para brincar, com exceção do monstrinho. 
Correu apressadamente para a rua, empurrando quem encontrava no caminho. 
No intervalo, o monstrinho continuava a comportar-se como um monstro, tirando brinquedos aos colegas e empurrando-os. 
Subia aos portões e impedia os meninos de ir à casa de banho.
 Quando regressaram à sala, a professora tentou ler uma história mas o monstrinho tossia e ria alto. Ninguém conseguia ouvir a leitura. 
Não parava quieto, incomodando quem estava ao seu lado e não ouvia a história. 
À hora de almoço, o monstrinho mexia nos tabuleiros dos colegas, tirando comida. 
Sujou toda a mesa e deixou cair a sopa. 
Mais tarde, chegou a hora da pintura. 
O monstrinho pintou uma grande linha preta nos desenhos dos colegas. 
Quando foi a atividade de música e os alunos iam cantar, o monstrinho começou a pisar os pés dos colegas. 
Já muito zangada, a professora chamou o monstrinho para junto dela. 
- Sabes que és um verdadeiro monstrinho e os monstros não são autorizados na escola. 
Vai-te embora e não voltes! 
E sabem o que aconteceu? 
O monstrinho começou a chorar e todos ficaram a olhar para ele, espantados.
 - Desculpem! – Soluçava o monstrinho. 
– Eu nunca vim à escola. Não sabia que era contra as regras gritar, empurrar, atirar coisas... 
Por favor, não me digam para não voltar. 
Eu gostei da escola e vou aprender a portar-me bem se todos me ajudarem. 
Eu prometo! 
A professora perguntou a opinião dos alunos.
 Decidiram fazer uma lista das regras para o monstrinho aprender a comportar-se. 
Todos concordaram em deixar o monstrinho ficar se ele cumprir as regras. 
O monstrinho prometeu que se ia esforçar para ser bem comportado e poder ficar na escola a aprender e brincar com os seus novos amigos. 
No dia seguinte, o monstrinho entrou muito calmamente na sala e começou logo a trabalhar. Cuidou do seu material e ajudou quem precisava. 
À hora de almoço, o monstrinho respeitou a fila do refeitório e não empurrou ninguém. 
Comeu calmamente e manteve a mesa limpa. 
No intervalo, brincou com os colegas sem magoar ninguém e até emprestou os seus brinquedos. Na hora da leitura, ouviu atentamente a história que a professora contou e manteve-se sossegado enquanto ouvia. 
No fim do dia, a professora perguntou aos alunos a sua opinião sobre o comportamento do monstrinho ao longo do dia.
 - Foi um bom ouvinte. – Disse a Íris. 
- Gostei de brincar com ele no intervalo. – Disse o Gustavo. 
- Almoçou ao meu lado no refeitório e portou-se muito bem. – Disse o Gabriel. 
De seguida, a professora perguntou ao monstrinho como se tinha sentido
- Eu acho que tive um bom dia. Portei-me bem brincando, partilhando, ouvindo e trabalhando. – Disse o monstrinho.
 - Concordo! – Exclamou a professora. 
Nesse dia, o monstrinho regressou muito feliz à sua casa, sentindo-se orgulhoso pelo seu bom comportamento. 
Estava desejoso de voltar à escola no dia seguinte!

ATIVIDADES

EIXOS: Linguagem,  Autonomia, Natureza/Sociedade e Autonomia
📚OBJETIVOS:

*Conhecer os alunos;
*Desenvolver a oralidade;
*Entender a importância da disciplina e bons comportamentos da sala de aula;
*Compreender a necessidade da escuta para a aprendizagem;
*Construir junto com os alunos os combinados da sala de aula;
*Classificar os bons e maus comportamentos;
*Conhecer os cinco sentidos e entender para que servem

📚CONTEÚDOS:

O dia em que um monstro veio à escola;
Regras de convivência;
Os cinco sentidos.METODOLOGIA:


📔Contação de História – usar fantoches – Texto: “O dia em que um monstro veio à escola”
📔Discussão oral sobre o texto: Era normal monstros na escola? O que o monstrinho fez que irritou Rui? A professora estranhou a presença do monstrinho na escola? E as crianças? Por que? O que vocês acharam das atitudes do monstrinho? É legal quando você está falando e alguém fala junto com você? Quando a professora já estava bem irritada o que ela disse a monstrinho? Por que vocês acham que ela disse para ele não voltar nunca mais? Qual foi a reação de monstrinho? Depois do ocorrido quais foram as mudanças de comportamento do monstrinho? O que os colegas acharam? Ele pode permanecer na escola?
📔Utilizar os cartões dos comportamentos bons, maus e muito mau para trabalhar a noção de regras – discutir com eles cada comportamento.
📔Questioná-los sobre é ser um bom ouvinte, produção de um texto(oral/escrito) curto: “Como posso ser um bom ouvinte” fazendo um painel.
📔Quantos monstrinhos diferentes aparecem nos cartões dos comportamentos, quais são suas cores. Mais: AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios