quinta-feira, julho 21, 2016

Folclore>Uma viagem pelo imaginário infantil>Lenda Saci>21/07/2016


Para aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, os educadores podem inserir nos planos de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como abordagem exclusiva).
 Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala. 
Batucar e dançar ritmos regionais, por exemplo, faz os pequenos entrarem em contato com manifestações artísticas locais, que são expressões de sua cultura.
Objetivos
Explorar o imaginário sobre o folclore;
Conhecer e reconhecer objetos e significados do folclore.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: 
Em rodinha apresentar um baú para as crianças. Incentivá-las então, a pensarem no conteúdo deste. Após ouvir as ideias do grupo abrir o baú e um a um ir retirando os objetos que estão dentro dele ( tapete de retalhos, trabalho em crochê, guarda-chuva de frevo, livros de literatura infantil sobre personagens folclóricos , anel, pé de lata, peteca, telefone de barbante, roupa de quadrilha, chapéu, etc.). As crianças deverão ser estimuladas para dizer quais são os objetos, o que se faz com os mesmos, se já conheciam estes objetos. Depois de explorarem o conteúdo do baú o/a professor/a revela para as crianças que tudo o que estava dentro do baú faz parte do folclore. Esta palavra costuma gerar muita estranheza pelas crianças, então, é um ótimo momento para explorar o seu significado, relacionando à cultura popular. Para finalizar este momento o professor pode propor uma brincadeira com um dos elementos do baú, como “Passar anel”.Saiba como brincar de passar anel acessando o link disponível na área dos recursos complementares.
2° Momento: 
Realizar um passeio em um local como um mercado municipal, museu da cultura, tecelagem, ou outro espaço que exista na cidade onde as crianças possam conhecer mais sobre a cultura local e/ ou sobre as diferentes culturas. Este momento deve ser fotografado.
3° Momento: 
Em rodinha, ouvir as crianças sobre suas observações e sentimentos durante o passeio. Explorar a ideia de que as produções que conheceram são fruto do trabalho das pessoas e trazem elementos da sua região, e que muitos destes trabalhos são ensinados de geração para geração.  Outra estratégia interessante é levar as fotos do passeio para relembrar o momento. Ao final, as crianças podem retratar suas impressões com desenhos e colagens.
4° Momento:
 Realizar uma oficina de brinquedo, explorando um dos brinquedos que estava dentro do baú.  Sugestão: peteca
Para a confecção deste brinquedo você vai precisar de:
- Uma folha de jornal;
- Um pedaço de barbante ou fita Adesiva;
- Tinta guache de variadas cores.
Como fazer:  Amassar meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada. Colocar a bola no centro da outra metade da folha e envolvê-la, deixando as pontas soltas. Torcer a folha na altura da bola e amarrar um barbante ou colocar um durex. Depois é só deixar as crianças usarem a criatividade e pintarem as petecas  com tinta guache.
Recursos Complementares:
Saiba mais sobre a brincadeira de Passar anel acessando o link abaixo:
Avaliação:
A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
A criança foi capaz de interagir com os objetos apresentados;
 A criança foi capaz de expressar suas ideias nas situações propostas;
A criança participou da construção do brinquedo.
Fonte: AQUI

Sugestões de cantigas de roda

A lenda do saci com atividade




Mais saci





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.