segunda-feira, outubro 31, 2016

O menino que via com as mãos>Inclusão>Visão>31/10/2016


É, principalmente, no ambiente escolar que se inicia o respeito pelas diferenças. 
Conheça Juquinha e saiba por que ele é uma criança muito especial. 
Neste livro, são tratados temas como - comportamento, os cinco sentidos, visão, deficiência visual, ética, pluralidade cultural, saúde etc.

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A história de Juquinha, contada em verso e prosa,
 demonstra que a visão é apenas uma das muitas formas
 de se fazer descobertas e explorar o mundo...
Livro

Faça a leitura completa do texto  com os alunos e, no final, pergunte: 
 No que Juquinha era diferente?  
A partir das respostas,  pergunte se eles consideram  Juquinha doente. 
Diante das  respostas, leia a primeira frase  da página 1:
 “Juquinha é um menino  sadio e inteligente”.Comece a discussão, levantando  as características do personagem: inteligente, alegre, curioso, leitor (afinal, ele identifica a boneca como sendo a Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo).  
A deficiência visual do menino não o impedia de descobrir e desfrutar as coisas, pois ele utilizava um outro sentido: o tato. 
Essa é uma boa oportunidade para dialogar sobre os sentidos e a função de cada um.
Pergunte aos alunos se conhecem a escrita em braile, que é própria para pessoas com deficiência visual ou de baixa visão.
Em Ciências, aborde a classificação  e a diferenciação das características  dos seres, bem como elementos  dos reinos animal, vegetal  e mineral. 
Após a leitura, visando à sensibilização dos alunos quanto à questão da deficiência visual, proponha a brincadeira da cabra-cega e peça que adivinhem quais os objetos que estão tocando.

Mais atividades
AQUI
AQUI Essa história fala da falta da visão e do uso das mãos para compensá-la.
 Explorar os vários aspectos da história.
- Conversamos sobre a importância das mãos tanto para quem tem todos os órgãos do sentido perfeitos, como para os que os têm deficientes.
Os deficientes visuais necessitam do tato para reconhecer objetos, pessoas e lugares, e os surdos-mudos para se comunicar. Falei da escrita em Braille e dos sinais dos surdos-mudos.
- Fizemos uma lista do que podemos fazer com nossas mãos. As crianças falaram: pegar coisas, brincar, abrir (torneira e porta), bater palmas, desenhar, pintar, ver livros e comer.
- Colocamos as mãos sobre os olhos para imaginar a situação do menino da história.
Fonte

O menino que aprendeu a ver
AQUI

Inclusão e cidadania
Metodologia
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Inclusão/Deficiência visual/aula
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