Aula valores sobre este livro
ATIVIDADE COM O LIVRO MEU CORAÇÃO PERGUNTOU
Selma Said
5 grupos.
Distribuir um envelope para cada grupo, contendo:
2 cópias de uma virtude.
2 fichas ( uma qualidade e um defeito)
SUGESTÃO:
POLIDEZ
SOU EDUCADO
PROVOCO AS PESSOAS
COMPAIXÃO
SOU JUSTO E COMPREENSIVO
NEM LIGO PARA AS PESSOAS
FIDELIDADE
SOU FIEL E GUARDO SEGREDOS
CONTO OS SEGREDOS PARA TODOS
SIMPLICIDADE
SOU SINCERO E ESPONTÂNEO
SOU FALSO E INVENTO COISAS
DISCIPLINA
FAÇO SEMPRE MINHAS TAREFAS
TEM TAREFA PARA FAZER? NEM SEI...
1ª parte:
Jogo da adivinha:
A professora pede que leiam em duplas, silenciosamente. Cada grupo terá uma virtude diferente.
Em seguida os alunos devem fazer comentários entre eles sobre o que leram.
Depois a professora faz a seguinte pergunta:
“Meu coração perguntou:
Aquela que sofre junto
Significa o meu nome.
Se me chamar, chego perto,
Deixando marcas de afeto.
Quem sou?”
A equipe da “compaixão “deverá se manifestar.
A equipe lerá sua virtude, seguida de comentários.
Proceder assim com as demais virtudes .( No final de cada virtude, na postagem indicada consta a pergunta de cada virtude).
2ª parte:
A professora faz a leitura do conto Olhando os outros, do livro “O gênio e as rosas”, de Paulo Coelho e Mauricio de Sousa.
"Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento.
Segundo ele, os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás. Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades.
Na sacola de trás, guardamos todos os nossos defeitos. Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
E nos julgamos melhores que ele — sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito."
Faz –se os comentários, encaixando as virtudes trabalhadas na 1ª parte.
Também pode-se distribuir cópias do conto para leitura no grupo.
Dramatização final:
Cada equipe escolherá um representante que colará a ficha com a qualidade no peito e a ficha do defeito nas costas.
Represente a fila indiana de acordo com o conto lido.
2 cópias de uma virtude.
2 fichas ( uma qualidade e um defeito)
SUGESTÃO:
POLIDEZ
SOU EDUCADO
PROVOCO AS PESSOAS
COMPAIXÃO
SOU JUSTO E COMPREENSIVO
NEM LIGO PARA AS PESSOAS
FIDELIDADE
SOU FIEL E GUARDO SEGREDOS
CONTO OS SEGREDOS PARA TODOS
SIMPLICIDADE
SOU SINCERO E ESPONTÂNEO
SOU FALSO E INVENTO COISAS
DISCIPLINA
FAÇO SEMPRE MINHAS TAREFAS
TEM TAREFA PARA FAZER? NEM SEI...
1ª parte:
Jogo da adivinha:
A professora pede que leiam em duplas, silenciosamente. Cada grupo terá uma virtude diferente.
Em seguida os alunos devem fazer comentários entre eles sobre o que leram.
Depois a professora faz a seguinte pergunta:
“Meu coração perguntou:
Aquela que sofre junto
Significa o meu nome.
Se me chamar, chego perto,
Deixando marcas de afeto.
Quem sou?”
A equipe da “compaixão “deverá se manifestar.
A equipe lerá sua virtude, seguida de comentários.
Proceder assim com as demais virtudes .( No final de cada virtude, na postagem indicada consta a pergunta de cada virtude).
2ª parte:
A professora faz a leitura do conto Olhando os outros, do livro “O gênio e as rosas”, de Paulo Coelho e Mauricio de Sousa.
Livro completo
Sugerindo como dinâmica para uma intervenção pedagógica
OLHANDO OS OUTROS"Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento.
Segundo ele, os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás. Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades.
Na sacola de trás, guardamos todos os nossos defeitos. Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
E nos julgamos melhores que ele — sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito."
Faz –se os comentários, encaixando as virtudes trabalhadas na 1ª parte.
Também pode-se distribuir cópias do conto para leitura no grupo.
Dramatização final:
Cada equipe escolherá um representante que colará a ficha com a qualidade no peito e a ficha do defeito nas costas.
Represente a fila indiana de acordo com o conto lido.
Mais atividades
Livro
Meu coração peguntou/Valores/Virtudes
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Observação do Linguagem
Um livro destinado as aulas de Ensino Religioso,porém podemos adaptar para uma aula focando a indisciplina,ou uma aula reflexiva,etc.
Projeto
Pequenas Ternuras
AQUI
olá ! adorei o seu blog. Muitas atividades excelentes .Gostaria de lhe pedir um favor. Por acaso vc teria o livro em pdf Meu coração perguntou I o significado das virtudes?
ResponderExcluirObrigada Erika por chegar aqui no Linguagem.Infelizmente não tenho mais livros.Este em especial eu tinha,mas doei assim que me aposentei.
ExcluirQdo encontro links na net eu indico na postagem.Por gentileza entre no grupo no face,assim vc acompanhará mais novidades, e convide colegas,ok?