BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, julho 28, 2017

Meu coração perguntou>Estímulos e valores>Olhando os outros>Dinâmicas>Intervenção pedagógica>28/07/2017



Imagem relacionada

Aula valores sobre este livro

ATIVIDADE COM O LIVRO MEU CORAÇÃO PERGUNTOU
Selma Said
 5 grupos.
Distribuir um envelope para cada grupo, contendo:
2 cópias de uma virtude.
2 fichas ( uma qualidade e um defeito)
SUGESTÃO:
POLIDEZ
SOU EDUCADO
PROVOCO AS PESSOAS
COMPAIXÃO
SOU JUSTO E COMPREENSIVO
NEM LIGO PARA AS PESSOAS
FIDELIDADE
SOU FIEL E GUARDO SEGREDOS
CONTO OS SEGREDOS PARA TODOS
SIMPLICIDADE
SOU SINCERO E ESPONTÂNEO
SOU FALSO E INVENTO COISAS
DISCIPLINA
FAÇO SEMPRE MINHAS TAREFAS
TEM TAREFA PARA FAZER? NEM SEI...
1ª parte:
Jogo da adivinha:
A professora pede que leiam em duplas, silenciosamente. Cada grupo terá uma virtude diferente.
Em seguida os alunos devem fazer comentários entre eles sobre o que leram.
Depois a professora faz a seguinte pergunta:
“Meu coração perguntou:
Aquela que sofre junto
Significa o meu nome.
Se me chamar, chego perto,
Deixando marcas de afeto.
Quem sou?”
A equipe da “compaixão “deverá se manifestar.
A equipe lerá sua virtude, seguida de comentários.
Proceder assim com as demais virtudes .( No final de cada virtude, na postagem indicada consta a pergunta de cada virtude).
2ª parte:
A professora faz a leitura do conto Olhando os outros, do livro “O gênio e as rosas”, de Paulo Coelho e Mauricio de Sousa.

Livro completo

Sugerindo como dinâmica para uma intervenção pedagógica
OLHANDO OS OUTROS
"Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento. 

Segundo ele, os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás. Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades. 
Na sacola de trás, guardamos todos os nossos defeitos. Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
 E nos julgamos melhores que ele — sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito."



Faz –se os comentários, encaixando as virtudes trabalhadas na 1ª parte.
Também pode-se distribuir cópias do conto para leitura no grupo.
Dramatização final:
Cada equipe escolherá um representante que colará a ficha com a qualidade no peito e a ficha do defeito nas costas.
Represente a fila indiana de acordo com o conto lido.

Mais atividades 
Livro
Meu coração peguntou/Valores/Virtudes
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Observação do Linguagem
Um livro destinado as aulas de Ensino Religioso,porém podemos adaptar para uma aula focando a indisciplina,ou uma aula reflexiva,etc.

Projeto
Pequenas Ternuras
AQUI








Link para essa postagem


2 comentários:

  1. olá ! adorei o seu blog. Muitas atividades excelentes .Gostaria de lhe pedir um favor. Por acaso vc teria o livro em pdf Meu coração perguntou I o significado das virtudes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erika por chegar aqui no Linguagem.Infelizmente não tenho mais livros.Este em especial eu tinha,mas doei assim que me aposentei.
      Qdo encontro links na net eu indico na postagem.Por gentileza entre no grupo no face,assim vc acompanhará mais novidades, e convide colegas,ok?

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios