sexta-feira, setembro 15, 2017

Marco e Apolo>Conto>Estímulos literários>15/09/2017

Um belíssimo conto de Cristina Porto em que narra a história de Marco, um garotinho muito esperto e que tem uma amizade muito forte e bonita com um cão chamado Apolo. 
Apesar de sua esperteza, sente-se suficiente capaz de fazer qualquer coisa sozinho, acha que jamais precisa de alguém para resolver qualquer problema. Até que um dia seu cachorro some e então sente-se obrigado a pedir ajuda de sua família e é nesse momento que percebe que nós, seres humanos, precisamos um dos outros.
LIVRO MARCO E APOLO

Neste livro Marco cresceu querendo fazer tudo sozinho. 
Hoje seu melhor e único amigo é Apolo, um boxer que ele sempre sonhou ter. 
Um dia ele volta da escola e não encontra seu amiguinho em casa, logo pensa que poderá encontrá-lo sozinho. 
Mas ele não contava com a possibilidade de seu cachorro ter se perdido e não conseguir achar o caminho de volta.
 Agora, Marco vai ter de aprender a contar com a colaboração de outras pessoas.


A história

Quem conta um conto?
Atividades
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“A leitura como atividade de linguagem é uma prática social de alcance político. Ao promover a interação entre indivíduos.
A leitura, compreendida não só como leitura da palavra. Mas também como leitura do mundo, deve ser atividade constituída de sujeitos capazes de interagir com o mundo, e nele atuar como cidadãos…A leitura como exercício de cidadania exige um leitor privilegiado, de aguçada criticidade… Cabe à escola o desafio da formação desse leitor.”

Uma criança, por exemplo, que vê bons filmes, desenhos animados, lê livros, participa de atividades variadas, que canta, dramatiza, enfim que utiliza as várias linguagens, amplia seus horizontes, sua visão. Quanto mais experiências ela tem, mais ela amplia sua leitura de mundo.
 Portanto mais importante do que ensinar vogais, e alfabetos nas classes iniciais do Ensino Fundamental são expor os alunos ao contato com a língua escrita com a com diferente tipos de linguagens, pois é a partir daí que ele aumentará sua compreensão, poderá fazer múltiplas leituras do mundo que o cerca como diz FREIRE (1986, p.22): “[…] a leitura do mundo precede a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele’’.
 Na visão do ilustre educador, antes de ler a palavra, a criança já lia o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do tato, do cheiro etc. Uma boa leitura de mundo abre um espaço enorme pra que a leitura da palavra seja um processo natural, isso se forem dados à criança oportunidades de diálogo num procedimento interativo onde ela poderá ampliar e transformar suas idéias, sendo também capaz de compreender a realidade.

Fonte




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