BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, setembro 15, 2017

Marco e Apolo>Conto>Estímulos literários>15/09/2017

Um belíssimo conto de Cristina Porto em que narra a história de Marco, um garotinho muito esperto e que tem uma amizade muito forte e bonita com um cão chamado Apolo. 
Apesar de sua esperteza, sente-se suficiente capaz de fazer qualquer coisa sozinho, acha que jamais precisa de alguém para resolver qualquer problema. Até que um dia seu cachorro some e então sente-se obrigado a pedir ajuda de sua família e é nesse momento que percebe que nós, seres humanos, precisamos um dos outros.
LIVRO MARCO E APOLO

Neste livro Marco cresceu querendo fazer tudo sozinho. 
Hoje seu melhor e único amigo é Apolo, um boxer que ele sempre sonhou ter. 
Um dia ele volta da escola e não encontra seu amiguinho em casa, logo pensa que poderá encontrá-lo sozinho. 
Mas ele não contava com a possibilidade de seu cachorro ter se perdido e não conseguir achar o caminho de volta.
 Agora, Marco vai ter de aprender a contar com a colaboração de outras pessoas.


A história

Quem conta um conto?
Atividades
AQUI



“A leitura como atividade de linguagem é uma prática social de alcance político. Ao promover a interação entre indivíduos.
A leitura, compreendida não só como leitura da palavra. Mas também como leitura do mundo, deve ser atividade constituída de sujeitos capazes de interagir com o mundo, e nele atuar como cidadãos…A leitura como exercício de cidadania exige um leitor privilegiado, de aguçada criticidade… Cabe à escola o desafio da formação desse leitor.”

Uma criança, por exemplo, que vê bons filmes, desenhos animados, lê livros, participa de atividades variadas, que canta, dramatiza, enfim que utiliza as várias linguagens, amplia seus horizontes, sua visão. Quanto mais experiências ela tem, mais ela amplia sua leitura de mundo.
 Portanto mais importante do que ensinar vogais, e alfabetos nas classes iniciais do Ensino Fundamental são expor os alunos ao contato com a língua escrita com a com diferente tipos de linguagens, pois é a partir daí que ele aumentará sua compreensão, poderá fazer múltiplas leituras do mundo que o cerca como diz FREIRE (1986, p.22): “[…] a leitura do mundo precede a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele’’.
 Na visão do ilustre educador, antes de ler a palavra, a criança já lia o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do tato, do cheiro etc. Uma boa leitura de mundo abre um espaço enorme pra que a leitura da palavra seja um processo natural, isso se forem dados à criança oportunidades de diálogo num procedimento interativo onde ela poderá ampliar e transformar suas idéias, sendo também capaz de compreender a realidade.

Fonte






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios