domingo, junho 09, 2019

Arraiá na floresta vem cá>Arraiá literário>Dicionário juninário>Produção textual>Atividade PDF>09/06/2019


Gelça Alencar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Campo Semântico: Festa Junina
AQUI

Arraiá literário
Sugestão para estimular a leitura em ritmo junino
Na Pescaria, os estudantes foram presenteados com dicas de leitura e brindes confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas PET, retalhos de EVA e papelão. Na Barraca da Mensagem, eles puderam escolher trechos de livros para trocarem com seus amigos. Além disso, eles puderam aproveitar um painel ilustrado com um casal de “caipiras” – personagens da data – para tirar selfies.  


PDF/Contação da história: AQUI
Hora da história: AQUI
Livro PDF: AQUI
Atividades PDF: AQUI

Projeto São João literário
Produção textual temática junina
Tornar uma das festas mais populares do Brasil em um evento que promova a leitura e a produção literária trabalhando conteúdos didáticos relacionados e colocando as escolas – alunos, professores e comunidade escolar – como protagonistas.  
Produção de um varal de trava-línguas
 Objetivos: 
• Escrever textos de memória;
 • Ler antes de saber ler convencionalmente; 
• Ler o texto, colocando em uso diferentes estratégias de leitura; 
• Conhecer e ampliar o repertório de trava-línguas.  
Produção de bandeirinhas com adivinhas
 Objetivos:
 • Escrever textos de memória; 
• Ler antes de saber ler convencionalmente; 
• Ler o texto, colocando em uso diferentes estratégias de leitura; 
• Conhecer e ampliar o repertório de adivinhas.
Produção de bandeirinhas com quadrinhas populares
 Objetivos:
 • Escrever textos de memória;
 • Ler o texto, colocando em uso diferentes estratégias de leitura; 
• Conhecer e ampliar o repertório de quadrinhas populares; 
• Produzir quadrinhas populares, respeitando-se a rima.  
Produção de um livro de receitas típicas 
 Objetivos:
 • Ampliar o repertório de possibilidades culinárias nas festas juninas;
 • Ler e escrever receitas, observando as características do gênero;
• Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
 Produção escrita de cartões com poemas para correio-elegante
 Objetivos:
 • Ampliar o repertório de poemas conhecidos; 
• Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente; 
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos constitutivos dos poemas: segmentação em versos e estrofes, funcionamento do ritmo e da rima, efeito de sentido de comparações, metáforas etc.
 • Observar o funcionamento do ritmo e da rima, nos poemas, para compreender alguns de seus usos;
Selecionar, dentre os poemas lidos, aqueles que mais se adequam ao portador "cartão de correio-elegante”.
Continua

Aula
Chegou o dia do arraiá(quadrilha)
AQUI


Dicionário juninário
Sabe o que é?


O ciclo junino é uma época do ano excelente para você fazer um projeto didático, pois existem inúmeras formas de abordar a interdisciplinaridade e tratar conteúdos de maneira prazerosa.
O estudo deste tema já sugere inúmeras atividades a serem feitas, inclusive para conhecê-lo melhor. 
Ah! E por falar nisso, você sabia que ele tem sua origem nas festas pagãs que aconteciam na Europa, onde se comemoravam as boas colheitas e o fim do inverno? Só que estas foram modificadas por causa da força da Igreja, que tentou acabar com estas festas profanas, como não conseguiu e deu um “jeitinho” de relacionar as comemorações aos santos da época.
Bem, mas a proposta é construir um JUNINÁRIO, não é? 
Então, aí vão algumas dicas e orientações para você organizar seu trabalho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.