quinta-feira, junho 27, 2019

Música>O caderno/Toquinho>Atividade literária>Linguagem musical>27/06/2019

Imagem relacionada


Interpretação AQUI  AQUI  AQUIAQUIAQUI

Dinâmica
Sequência didática


O presente trabalho pretende analisar o poema-canção O Caderno tendo como referência para esta análise o roteiro apresentado pela Profa. Dra. Maria Cristina Costa, dividido em quatro partes:
1. Apresentação da obra Nesta parte, a obra será apresentada incluindo o motivo da escolha da mesma e a descrição do primeiro contato com ela.
2. Aspectos históricos Aspectos envolvendo autores, influência e antecedentes, contato com o público, repercussão, críticas e premiações serão abordados nesta parte.
3. Aspectos linguísticos e tecnológicos Serão estudados aqui aspectos envolvendo a linguagem e suportes para materialização da obra.
4. Aspectos estéticos e formais O relacionamento da obra com o público dentro de suas características estéticas concluirá o trabalho.
Servirá de apoio para este trabalho o livro Ficção, Comunicação e Mídias (Costa, 2001), por tratar de assunto muito concernente à temática aqui abordada, além de outros autores que se aprofundaram nas linguagens que envolvem a produção artística.
Continua:  AQUI

Sarau literário: AQUI
Sondagem musical: AQUI
Cuide do seu caderno: AQUI
Ouvindo e vendo

Trabalhando com letra de música
O trabalho com letra de música em sala de aula é muito interessante, além de resgatar alguns valores, ainda torna a aula dinâmica e alegre. As músicas que trabalho em sala variam desde regionais, infantis, gospel , MPB, hap e outra..Tento contemplar todos os estilos durante o ano, respeitando os gostos e valores a serem resgatados na música.
.Começo fazendo a leitura da música para a sala;
.Problematizo a letra com questões sobre a mensagem da música;
.Discuto a tipologia textual, versos, estrofes, rimas, caso tenha..
.Diferencio compositor de cantor;
.Faço uma leitura coletiva com a sala, onde todos terão oportunidade de fazê-lo;
.Cantamos com utilização do CD;
.Dramatizamos a música, destacando personagens, caso tenha..
.Faço então estudo com a letra da música, de acordo com o objetivo da aula, alguma das opções: estudo do texto, análise linguística ou reprodução de texto ( escrita ou com desenhos);
Projeto: O uso da canção na sala de aula
A música é uma linguagem universal capaz de mexer com emoções de todos os indivíduos. 
A música contribui para a formação integral, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. A sala de aula que utiliza a música como recurso pedagógico é um ambiente mais propenso à tranquilidade, ao entendimento e à interação social. Os alunos, quando são motivados pelo lúdico, realizam melhor o processo de ensino aprendizagem. O prazer que a música proporciona é incontestável, uma vez que, por meio dela podemos descobrir e conhecer novos mundos e aprendizagens, aprender a valorizar os costumes e culturas de outros povos, e, sobretudo, as nossas ações afetivas sobre as mazelas sociais que afligem a humanidade. O nosso país possui um acervo cultural fantástico no âmbito musical, porém é difícil contemplar todos os gêneros e artistas. Sendo assim, após várias pesquisas, disponibilizo algumas sugestões de músicas que podem ser utilizadas nas atividades propostas. 
Os objetivos desta proposta são: 
Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de músicas brasileiras;
Criar oportunidades de cultura e lazer nas aulas;
 Resgatar a memória musical; 
Possibilitar que os alunos interpretem as letras musicais apresentadas com criticidade e autonomia; 
Estimular a criatividade; 
Facilitar a escrita com maior domínio ortográfico; 
 Ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação; 
Refletir sobre as diferentes emoções dos seres;
Vejam as atividades:  AQUI

Confecção de cartazes

-vídeo da música;
-cantar a música;
-rodinha de conversa e confecção de cartazes com o tema: cuidados e importância do caderno;
-colorir folha xerocopiada com a letra e ilustrações da música.
Meu material escolar/Ricardo Azevedo: AQUI



2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.