domingo, junho 30, 2019

Trovas,diga um verso bem bonito>Relembrando cantigas >Quadrinhas>>30/06/2019


Maria J.Nobrega e Rosane Pamplona

Essas pequenas quadras nos fazem lembrar que a poesia não é privilégio de eruditos - ela pode ser simples, muito singela, e ainda assim oferecer espaço para que as pessoas possam expressar seus sentimentos e suas percepções de mundo.
Os temas que encontramos nas trovas são muitas vezes universais, frequentes não somente nessa poesia oral e simples, mas também na poesia mais sofisticada.
É de uma forma muito leve, porém com uma sinceridade evidente, que as trovas falam de coisas complicadas e doloridas, tais como o amor, casamento, saudade, ciúme, tristeza, perda.
Às vezes cômicos, às vezes líricos, às vezes comoventes, esses versos nos proporcionam reações as mais diversas, pois suas imagens singelas fazem rir, encantam e surpreendem.
As chamadas "trovinhas" ou "quadrinhas" quase sempre são escritas em redondilha maior, o tipo de versificação mais comum na poesia e no cancioneiro popular.
Talvez essa característica seja mais uma razão para explicar por que esses versos são tão saborosos - não apenas por suas imagens leves e deliciosamente ingênuas, mas também pela fluência de seu ritmo, um ritmo que reconhecemos das canções da nossa infância.

Propostas de atividades
A cada semana, fazemos a leitura de pequenos trechos do livro Diga um verso bem bonito, de Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona. Durante essa atividade as crianças são convidadas a conhecer uma nova estrutura textual a partir das trovas e estimuladas a perceber as rimas  os versos.
Iniciamos a atividade com a cantiga “Ciranda cirandinha” e a leitura compartilhada das trovas começa quando, no final da cantiga, uma criança é chamada ao centro da roda com o desafio  “(..) diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora”. Nessa brincadeira, é possível repertoriar as crianças com novas trovas, presentes no livro. Ao final da leitura de cada trecho, a turma elege a trova favorita que é escrita em papel canson, ilustrada pelos alunos e colada na parede da sala.
Além disso, o trabalho é enriquecido pelo registro das trovas/brincadeiras que sabem de memória no caderno de atividades de Língua Portuguesa. Fonte
Sequência didática




Atividade com quadrinhas
Aula/vamos brincar de recitar quadrinhas?

Sugestão
As quadrinhas, também conhecidas como trovas, são composições poéticas muito populares na tradição oral. Cada quadrinha é composta por quatro versos, geralmente de sete sílabas.
     Nesta semana, os alunos foram incentivados a produzir quadrinhas de forma livre, sem se preocuparem com o número de sílabas em cada verso. A única regra era rimar o 1º verso com o 3º e o 2º verso com o 4º.
     Vamos às melhores composições, separadas por turma:  AQUI


QUADRINHAS

O que são?

Também conhecidas como poesias populares, as quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo. Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escrita muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos.

São usadas para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios.
Exemplos de Quadrinhas Populares: AQUI
Aulas
Recital de quadrinhas e estudo do gênero


Leitura e escrita de quadrinhas
Aprendendo a ler e escrever com quadrinhas

+  AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.