Bell Hooks
Primeiro livro infantil da ativista política bell hooks, ilustrado por Chris Raschka, Meu crespo é de rainha celebra a beleza e a diversidade dos cabelos crespos e cacheados. Publicado originalmente em 1999 em forma de poema rimado e ilustrado, esta delicada obra chega ao país pelo selo Boitatá, apresentando às meninas brasileiras diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa. "Meu crespo é de rainha" é um livro que enaltece a beleza dos fenótipos negros, exaltando penteados e texturas afro, serve de referência à garota que se vê ali representada e admirada. A obra de bell hooks incentiva a liberdade de expressar a individualidade. Os rituais implícitos no livro estão enraizados nas tradições da própria infância, quando "fazer" o cabelo é uma boa desculpa para as meninas se reunirem, rirem e contarem histórias juntas.
Meu crespo é de rainha
Poema/ Bell Hooks
Samara Rosa
Fafá conta AQUI
Ouvindo: AQUI
PDF História: AQUI
História e artes: AQUI
Coroa:Modelo: AQUI
Tudo nela é de se amar:
Página 35: AQUI

Mais sobre a obra
Práticas Pedagógicas antirracistas
Como trabalhar as relações raciais no ensino infantil
AQUI
Que tal uma oficina especial sobre cabelos?
E turbantes?
Proposta Pedagógica – EducaDesafios
Tema: “Meu cabelo, minha história!”
Duração: 2 a 3 encontros (ou uma semana temática)
Eixo: Identidade, Diversidade e Consciência Negra
Objetivos Gerais
• Valorizar a diversidade étnico-racial e promover o respeito às diferenças.
• Estimular a expressão artística e corporal como forma de reconhecer a própria identidade.
• Desenvolver a empatia, a autoestima e a consciência de pertencimento.
• Proporcionar experiências sensoriais e criativas que favoreçam a inclusão de alunos autistas.
Competências Gerais da BNCC
1. (CG 1) Valorizar e utilizar os conhecimentos culturais e artísticos na construção de identidade e respeito à diversidade.
2. (CG
Conhecer-se, reconhecer suas emoções e desenvolver a autoestima e o autocuidado.
3. (CG 9) Exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação em grupo.
4. (CG 10) Agir pessoal e coletivamente com respeito à diversidade e à equidade.
Habilidades BNCC (Educação Infantil / Anos Iniciais)
Educação Infantil
• EI03EO02: Demonstrar atitudes de respeito à diversidade e solidariedade.
• EI03TS02: Expressar-se por meio de diferentes linguagens (plástica, corporal e oral).
• EI03EF03: Reconhecer e valorizar as semelhanças e diferenças entre as pessoas.
Anos Iniciais (1º ao 3º ano)
• EF01GE01: Reconhecer-se como parte de um grupo social e valorizar a diversidade.
• EF15AR02: Experimentar diferentes materiais e suportes nas produções artísticas.
• EF02HI04: Identificar e respeitar diferentes culturas, histórias e identidades.
Os mil cabelos de Ritinha: AQUI
Cabelos: AQUI






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.