Autor: Marciano Vasques
Ilustradora: Michelle Behar
Cantigas resistem através do tempo e atravessam gerações. Fazem parte das tradições da infância. Um tesouro incalculável que pode ser encontrado em uma cidade especial. Este livro é um convite para o leitor acompanhar as aventuras de Melissa e Celina e compartilhar com elas o universo de uma cidade curiosa e encantadora.
Temas abordados: cantigas de roda, vivências infantis, sentimentos.
Sugestões:
- As irmãs Melissa e Celina viajaram pela cidade das cantigas que tinha como personagens as mesmas das letras das cantigas tradicionais. Faça um levantamento, com a classe, dessas personagens.
- Proponha a elaboração de um livro ilustrado com as cantigas da história, suas origens e versões, conforme regiões. Esse livro pode ser ampliado com demais cantigas conhecidas pelas crianças e comunidade.
- Construa um trabalho de interação escola-família, no qual os familiares são convidados a visitar a escola e expor seus conhecimentos sobre cantigas da infância.
- Proponha a recontagem e/ou dramatização da história com a participação cantada das crianças, conforme vão surgindo as canções no enredo.
- Amplie o repertório da turma estendendo a pesquisa para parlendas e trava-línguas.
- Desafie o grupo-classe a criar outra história incorporando outras cantigas pesquisadas, assim como as parlendas ou trava-línguas.
- Em determinada parte da história as meninas veem um balão que parece cair na Rua Manuel Bandeira; proponha o estudo dos nomes das ruas da comunidade (quais são; se receberam nomes de ilustres: quem foram, o que fizeram etc).
- Proponha a pesquisa sobre a obra de Manuel Bandeira, o que pode ser incentivado com a apresentação de poemas que abordam a temática infantil, como: “O menino doente”, “Meninos carvoeiros”, “Balõezinhos”, “Porquinho-da-Índia” etc.
- Proponha a pesquisa de poemas infantis de outros autores.
Autora: Alessandra Pontes Roscoe
Ilustradora: Adriana Nunes
Temas abordados: folclore, cantigas.
Sugestões:
- Antes da leitura do livro, converse com as crianças sobre as suas cantigas preferidas, pedindo a elas para exporem as músicas falando e também cantando.
- Apresente o livro, a autora, a editora e as imagens.
- É um livro que pode ser trabalhado nas aulas de português, artes ou música, instigando as crianças a fazerem desenhos, a criarem novas músicas ou fazerem paródias.
- Atividades de grupo: dê a cada grupo a letra de uma cantiga, peça para que eles leiam, interpretem, desenhem e apresentem para a turma.
- Pergunte se eles já conheciam a música, quem já cantou para eles e por que foi cantado.
- Faça um trabalho sobre a cultura musical do nosso país, como elas chegaram até aqui e sugira pesquisa sobre as tradições musicais.
- Proponha a elaboração de um livro ilustrado com as cantigas da história, suas origens e versões, conforme regiões. Esse livro pode ser ampliado com demais cantigas conhecidas pelas crianças e comunidade.
- Construa um trabalho de interação escola-família, no qual os familiares são convidados a visitarem a escola e exporem seus conhecimentos sobre cantigas da infância.
- Debata com as crianças sobre como a música interfere de forma positiva nas relações sociais, no tratamento de doenças, no estado de espírito dos indivíduos, na aprendizagem, no acalentar de uma criança etc.
- De verso em verso, as músicas e as danças também mantêm vivas a história e a cultura de um determinado país ou região. Faça atividades extras com seus alunos brincando de escravos de Jó, de roda e finalize com as crianças dançando e cantando as cantigas propostas.
- Trava-línguas podem ser definidos como expressões ou frases difíceis de pronunciar quando faladas rapidamente, devido a aliteração (repetição de sons semelhantes). Amplie o repertório da turma estendendo a pesquisa para parlendas e trava-línguas.
- Sugira brincadeiras com as cantigas que envolvam nomes das crianças. Ex:
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a fulana
Do fundo do mar.
- E que contenham a possibilidade de contagem. Ex:
Um, dois, três indiozinhos,
Quatro, cinco, seis indiozinhos,
Sete, oito, nove indiozinhos,
Dez num pequeno bote.
- Apresente o livro, a autora, a editora e as imagens.
- É um livro que pode ser trabalhado nas aulas de português, artes ou música, instigando as crianças a fazerem desenhos, a criarem novas músicas ou fazerem paródias.
- Atividades de grupo: dê a cada grupo a letra de uma cantiga, peça para que eles leiam, interpretem, desenhem e apresentem para a turma.
- Pergunte se eles já conheciam a música, quem já cantou para eles e por que foi cantado.
- Faça um trabalho sobre a cultura musical do nosso país, como elas chegaram até aqui e sugira pesquisa sobre as tradições musicais.
- Proponha a elaboração de um livro ilustrado com as cantigas da história, suas origens e versões, conforme regiões. Esse livro pode ser ampliado com demais cantigas conhecidas pelas crianças e comunidade.
- Construa um trabalho de interação escola-família, no qual os familiares são convidados a visitarem a escola e exporem seus conhecimentos sobre cantigas da infância.
- Debata com as crianças sobre como a música interfere de forma positiva nas relações sociais, no tratamento de doenças, no estado de espírito dos indivíduos, na aprendizagem, no acalentar de uma criança etc.
- De verso em verso, as músicas e as danças também mantêm vivas a história e a cultura de um determinado país ou região. Faça atividades extras com seus alunos brincando de escravos de Jó, de roda e finalize com as crianças dançando e cantando as cantigas propostas.
- Trava-línguas podem ser definidos como expressões ou frases difíceis de pronunciar quando faladas rapidamente, devido a aliteração (repetição de sons semelhantes). Amplie o repertório da turma estendendo a pesquisa para parlendas e trava-línguas.
- Sugira brincadeiras com as cantigas que envolvam nomes das crianças. Ex:
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a fulana
Do fundo do mar.
- E que contenham a possibilidade de contagem. Ex:
Um, dois, três indiozinhos,
Quatro, cinco, seis indiozinhos,
Sete, oito, nove indiozinhos,
Dez num pequeno bote.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.