BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, dezembro 30, 2019

A cidade das cantigas>Quer conhecer minhas cantigas favoritas?>30/12/2019


Autor: Marciano Vasques

Ilustradora: Michelle Behar


Cantigas resistem através do tempo e atravessam gerações. Fazem parte das tradições da infância. Um tesouro incalculável que pode ser encontrado em uma cidade especial. Este livro é um convite para o leitor acompanhar as aventuras de Melissa e Celina e compartilhar com elas o universo de uma cidade curiosa e encantadora.


Temas abordados: cantigas de roda, vivências infantis, sentimentos.
Sugestões:
- As irmãs Melissa e Celina viajaram pela cidade das cantigas que tinha como personagens as mesmas das letras das cantigas tradicionais. Faça um levantamento, com a classe, dessas personagens.
- Proponha a elaboração de um livro ilustrado com as cantigas da história, suas origens e versões, conforme regiões. Esse livro pode ser ampliado com demais cantigas conhecidas pelas crianças e comunidade.
- Construa um trabalho de interação escola-família, no qual os familiares são convidados a visitar a escola e expor seus conhecimentos sobre cantigas da infância.
- Proponha a recontagem e/ou dramatização da história com a participação cantada das crianças, conforme vão surgindo as canções no enredo.
- Amplie o repertório da turma estendendo a pesquisa para parlendas e trava-línguas.
- Desafie o grupo-classe a criar outra história incorporando outras cantigas pesquisadas, assim como as parlendas ou trava-línguas.
- Em determinada parte da história as meninas veem um balão que parece cair na Rua Manuel Bandeira; proponha o estudo dos nomes das ruas da comunidade (quais são; se receberam nomes de ilustres: quem foram, o que fizeram etc).
- Proponha a pesquisa sobre a obra de Manuel Bandeira, o que pode ser incentivado com a apresentação de poemas que abordam a temática infantil, como: “O menino doente”, “Meninos carvoeiros”, “Balõezinhos”, “Porquinho-da-Índia” etc.
- Proponha a pesquisa de poemas infantis de outros autores.


Autora: Alessandra Pontes Roscoe

Ilustradora: Adriana Nunes

 
Quem nunca cirandou ao som de Ciranda Cirandinha, ou aprendeu passos de uma dança que nasceu numa roda de brincar? Cantigas e parlendas são uma forma deliciosa de brincar com a palavra, com o som e o ritmo das coisas. Este livro é um convite para conhecer ou relembrar canções que embalam a infância desde o tempo dos nossos avós.

Temas abordados: folclore, cantigas.
Sugestões: 
- Antes da leitura do livro, converse com as crianças sobre as suas cantigas preferidas, pedindo a elas para exporem as músicas falando e também cantando.
- Apresente o livro, a autora, a editora e as imagens.
- É um livro que pode ser trabalhado nas aulas de português, artes ou música, instigando as crianças a fazerem desenhos, a criarem novas músicas ou fazerem paródias.
- Atividades de grupo: dê a cada grupo a letra de uma cantiga, peça para que eles leiam, interpretem, desenhem e apresentem para a turma.
- Pergunte se eles já conheciam a música, quem já cantou para eles e por que foi cantado.
- Faça um trabalho sobre a cultura musical do nosso país, como elas chegaram até aqui e sugira pesquisa sobre as tradições musicais.
- Proponha a elaboração de um livro ilustrado com as cantigas da história, suas origens e versões, conforme regiões. Esse livro pode ser ampliado com demais cantigas conhecidas pelas crianças e comunidade.
- Construa um trabalho de interação escola-família, no qual os familiares são convidados a visitarem a escola e exporem seus conhecimentos sobre cantigas da infância.
- Debata com as crianças sobre como a música interfere de forma positiva nas relações sociais, no tratamento de doenças, no estado de espírito dos indivíduos, na aprendizagem, no acalentar de uma criança etc.
- De verso em verso, as músicas e as danças também mantêm vivas a história e a cultura de um determinado país ou região. Faça atividades extras com seus alunos brincando de escravos de Jó, de roda e finalize com as crianças dançando e cantando as cantigas propostas.
- Trava-línguas podem ser definidos como expressões ou frases difíceis de pronunciar quando faladas rapidamente, devido a aliteração (repetição de sons semelhantes). Amplie o repertório da turma estendendo a pesquisa para parlendas e trava-línguas.
- Sugira brincadeiras com as cantigas que envolvam nomes das crianças. Ex:
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a fulana
Do fundo do mar.
- E que contenham a possibilidade de contagem. Ex:
Um, dois, três indiozinhos,
Quatro, cinco, seis indiozinhos,
Sete, oito, nove indiozinhos,
Dez num pequeno bote.
A história: AQUI
Coletânea de cantigas de rodas

Mais cantigas populares





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios