BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, dezembro 30, 2019

O 1º dia de aula de Manu>Dinâmicas/Posso ajudar?>Boas vindas>30/12/2019



Autora: Olívia de Mello Franco

Ilustradora: Paula Kranz


O primeiro dia de aula é um momento especial na vida de qualquer criança. Para Manu, foi um dia além de suas expectativas. Na chegada, muita curiosidade. Na saída, vontade de voltar.

Temas abordados: sentimentos, novas relações, entrosamento.

 Sugestões:
- Troque ideias sobre o que cada um mais gostou no primeiro dia de aula.
- Faça um mural com fotos do primeiro dia de aula trazidas pelos alunos. Muitas famílias costumam tirar fotos de seus filhos no primeiro dia de aula para guardar de lembrança. Aproveite para comentar que se fazem isso é porque o momento é importante em nossas vidas. Por que será?
- Troque ideias sobre o que é trabalhar e responder, em grupo, à pergunta: estudar é trabalho de criança? A professora poderá mostrar imagens de pessoas trabalhando e conversar sobre o trabalho de cada um, por que é preciso ir à escola etc.
- O que fazemos na escola? Cada criança poderá desenhar a resposta para fazer um álbum da turma.
- Manuela é o nome da personagem. Manu seu apelido. Converse com as crianças sobre seus nomes e apelidos.
- Apelidos podem ser carinhosos e podem ser também pejorativos, ressaltando algum defeito da pessoa. Chame atenção das crianças para esse detalhe.
- Liste os nomes das crianças no quadro e, se possível, afixá-los na sala para que as crianças os visualizem.
- Instigue as crianças a observarem os detalhes da sala de aula de Manu e fazerem uma comparação com a própria sala de aula. O que há de legal em sua sala? O que você mudaria?
- O que ajudou Manu a ficar feliz na escola?
- Os alunos têm algum brinquedo preferido?
- Marque um dia da semana para ser o “Dia do brinquedo”. Neste dia as crianças serão incentivadas a levarem seu brinquedo preferido para a escola!
- Leve o desenho de uma carinha feliz que virando de cabeça para baixo fica triste e descubra o que deixa as crianças felizes e o que as deixa triste.
- Para trabalhar os sentimentos, coloque a música infantil "Pintinho Amarelinho" e peça às crianças que imitem o piado do pintinho fazendo expressões de medo e, depois, expressão de bravo como se fosse o gavião. Trabalhe também com atividades nas quais as crianças se divirtam bastante e achem engraçado, por exemplo, brincar com fantasias.
- Organize a sala de aula para que fique o mais atrativa, confortável e acolhedora possível.
- Crie um cantinho para se ouvir histórias e manusear livros, se possível, com tapetes, almofadas e prateleiras na altura das crianças. Ouvir histórias é um momento mágico para as crianças. Reserve um horário diariamente para contação de histórias.
- Crie oral e coletivamente uma continuação para a história. O que Manu disse à mãe quando esta foi buscá-la?
- Faça, em duplas, um (a) boneco(a) de sucata e dê um nome para ele (a). Depois exponha os bonecos.
- Entreviste os pais para saber o que fazem enquanto o (s) filho (s) fica (m) na escola. Faça um gráfico coletivo com os dados levantados pela turma.

Mais atividades

Dinâmicas
1º dia de aula/Posso ajudar?
Mais dinâmicas
Dinâmicas de volta às aulas
  • Razões para aplicar essas dinâmicas de volta às aulas.
  • Dinâmicas de volta às aulas (5 ideias memoráveis)
  • 1 – Seja bem vindo.
  • 2 – Meu(minha) colega de turma.
  • 3 – Afetividade.
  • 4 – Meu amigo(a) vai pagar “mico”
  • 5 – Sala de aula receptiva.

Não deixe o balão cair entre outras
Garrafa dos elogios e mais outras dinâmicas
Dinâmicas para os maiores




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios