A Educação Religiosa se trata de uma disciplina descritiva e reflexiva que aborda os fundamentos, costumes e valores das religiões existentes. Os educadores dessa área abordam em suas aulas a importância e dimensão da liberdade religiosa, trazem a tona questionamentos e respostas existentes, analisam o papel das tradições religiosas e a sua influência na estruturação e manutenção das diferentes culturas.
O objetivo da disciplina é propiciar a reflexão do aluno a cerca da realidade que o cerca, por meio de um posicionamento relacionado aos seus limites e linguagens simbólicas que fazem parte da sociedade.
No ambiente escolar, o ensino religioso deve fundamentar-se nos princípios da cidadania e também na compreensão do outro. Essa disciplina não deve ser um aglomerado de conteúdos voltados para a evangelização ou alcance de seguidores de doutrinas. Atividades sugeridas para imprimir: AQUI
A religião ou tradição religiosa faz parte da vida de um povo.
Cultura você já deve saber, é o jeito ou o modo de ser de um povo. Em outras palavras, tudo o que o povo acredita, valoriza, respeita, transmite, ensina, canta, dança e comemora, faz parte da cultura. A cultura é um conjunto de valores materiais e espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social.
O povo brasileiro é um povo culturalmente religioso. As manifestações dessa religiosidade estão por toda parte: no grande número de templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos nomes de vilas, cidades, ruas e escolas, nas festas e feriados religiosos, nos costumes, na fala do povo, etc.
Está ficando comum em alguns países e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e juntas pensar e planejar a construção de um mundo solidário, humano e justo.
É importante conhecer as outras religiões para respeitar e compreender as diferenças religiosas existentes no mundo.
O conhecimento da diversidade religiosa é um caminho que permite aos cidadãos superar os preconceitos e o fanatismo religioso.
Conhecer para respeitar o diferente e as diferenças é muito importante para a promoção de culturas de paz. Continua: AQUI
Literatura e a campanha de 2020
Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”
Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”
Objetivo: Despertar para o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações
fecundas na família, na comunidade e na sociedade, à luz da palavra de Deus. Vejam tudo: AQUI
Solicite aos estudantes que tragam de casa, com
autorização de um adulto, fotos em que eles tenham
sido retratados no colo de seus familiares. Com as
fotos, construa um mural que possa ser observado
por toda a turma. Pergunte aos estudantes o que
significa estar no colo. Eles podem expressar impressões, sentimentos, ideias, etc. Identifique as principais
palavras-chaves, anote-as em folhas de papel coloridas e fixe-as no mural. Também é possível produzir
um breve vídeo com as fotos e as falas dos estudantes expressando o que significa o colo para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.