Mala Viajante: Vamos viajar
com a família na leitura.
Justificativa
As histórias educam e estimulam o desenvolvimento,
atenção, imaginação, observação,
memória, reflexão e linguagem.
Tendo em vista a fundamental importância da
formação do leitor, este projeto de leitura foi elaborado com o objetivo de
incentivar o hábito de ler no convívio familiar e estimular a criatividade do
aluno. Dessa forma, o contato com o mundo da leitura explorado em contos,
versos ou prosa, fará com que o aluno aprenda através da fantasia, a solucionar
eventuais problemas da sua vida diária, compensando as pressões de seu
cotidiano, desenvolvendo o otimismo, transmitindo uma mensagem de felicidade e
realização.
O
projeto será desenvolvido no período de quatro meses, com os alunos das turmas
de 4º e 5º ano de ensino fundamental (series iniciais) e foi denominado “Mala
Viajante” por contar com a utilização de uma mala, que viaja diariamente com
uma criança e que vai acompanhada de alguns livros que deverão ser lidos junto
com a família e um caderno de registro onde deverá ser registrado o que a
criança mais gostar da história que lhe foi contada.
O projeto tem como finalidade proporcionar, através
da interação da criança com o adulto, tanto na escola como no ambiente
familiar, uma oportunidade para as mesmas, de conviverem de forma dinâmica,
criativa e prazerosa com os adultos e com livros de literatura infantil bem
como com história populares, lendas e histórias locais, favorecendo a formação
do espírito critico do leitor e socialização de uma informação.
Objetivos
· Desenvolver estratégias e procedimentos
de leitura eficientes para ensinar os alunos, começando pelo trabalho com a
mala viajante;
· Propor situações didáticas que
garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em
função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
· Fazer parte de situações sociais de
leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
· Oportunizar aos estudantes o acervo de
inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar
seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
· Incentivar o estudante a compreender e
utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
· Ler individualmente e em grupo,
conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e
estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
· Reconhecer a leitura como uma fonte
essencial para produzir bons textos;
·
Proporcionar a interação da
criança com a sua família, convivendo de forma dinâmica, criativa e prazerosa
com os familiares e com livros de literatura bem como com histórias populares,
lendas e histórias locais, favorecendo a formação do espírito critico do
leitor;
· Aprimorar
a linguagem oral e escrita dos alunos, de modo a ampliar o vocabulário.
Metodologia
·
O professor deverá enfeitar uma
pasta plástica à sua maneira colocando dentro dela livros que serão escolhidos
pelo aluno, anexando a mesma um caderno de registro e um classificador contendo
alguns questionamentos referente à obra lida.
·
Abertura do projeto: 01/08/2013
*Apresentação
dos professores caracterizados de personagens de contos infantis;
*Apresentação
de história em slides com conversação dialogada;
*Explicações
sobre como acontecerá o projeto, apresentando para a turma a “Mala Viajante” e
os objetos que a compõe;
·
Sessão cinema: Referente à
leitura;
·
Nos dias de segunda-feira e
quinta-feira uma criança será sorteada e a mesma levará a mala pra casa, com o
compromisso de devolvê-la depois de 3 dias de viagem em sua casa. Nela estarão
livros de diversos assuntos (fábulas, contos, lendas, jornais, ...),de acordo
com o que já está sendo trabalhado em sala de aula ou com aquilo que o
professor dispõe em termo de leitura.
·
Chegando em casa a criança deverá
escolher um dos livros e começar a sua leitura. É necessário contar com o
auxilio dos pais nessa empreitada, pois eles devem acompanhar a história junto
com os filhos. Após a leitura a criança deverá fazer um registro no caderno, resumindo
a leitura que realizou. Além do caderno segue na mala um classificador com
alguns questionamentos referente a autores, ilustradores, personagens e assunto
abordado pelo livro lido para que a criança preencha.
·
Toda segunda-feira de cada semana
as duas crianças que tiverem levado a mala para casa, na semana anterior,
deverão comentar para todos os outros alunos: qual era o assunto do livro
escolhido, o que lhe chamou mais atenção, autor, a razão da escolha, editora,
coleção, etc. Neste mesmo dia serão realizadas atividades de leitura e escrita
para melhor alcançar as metas traçadas para este projeto, sendo uma a cada dia:
*Leitura e interpretação de
história em slides (Dognaldo e sua nova situação);
*Em
grupos de 5 componentes, os alunos irão criar uma pequena apresentação de forma
artística com base no cotidiano que possa passar para a turma a ideia central
da história que foi apresentada no primeiro momento;
*Apresentação
das equipes e avaliação coletiva dos trabalhos apresentados;
*Em
grupos de 5 pessoas será proposta a organização de histórias que serão entregues
aos alunos e recortada para que os mesmos para que possam encontrar a ordem dos
acontecimento, colar em uma folha e contá-la para os colegas de turma. Cada
grupo receberá uma história diferente, sendo que todas se referem a temas como:
alimentação humana, corpo humano, doenças, higiene...;
*Visita
a biblioteca da escola para conhecer os livros que dispomos e quais são os
procedimentos para pegar livros emprestados;
*Falar
sobre a importância da leitura e propor que cada aluno escreva um pequeno verso
que possa traduzir a importância da leitura para o desenvolvimento de cada
cidadão, fazendo em seguida a leitura do mesmo;
*Montar
um texto com no mínimo 50 palavras recortadas de livros e revistas falando
sobre o que está achando do projeto de leitura “Mala Viajante”. Lembrando que
esse texto deverá ter a cara de uma obra de arte. Logo após leitura individual
e apresentação das obras;
*Apresentação
de uma imagem que retrate o assunto de ciências que esteja sendo trabalhado na
semana para que os alunos possam realizar a leitura da mesma e em seguida fazer
uma produção textual da leitura realizada. Leitura individual comentada;
*Proporcionar
rodas de leitura;
*Culminância:
Apresentação teatral preparada com as turmas (29/11/2013).
Avaliação
Ao avaliarmos o projeto
como um todo foi possível observar como foi gratificante para as famílias
envolvidas esse momento de reunir-se com os filhos para o momento de leitura,
uma vez que essa é uma atitude pouco praticada pelos pais, acompanhar os filhos
nos deveres de casa. Percebemos também uma grande melhoria na participação e o
interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto
coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de
exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base
nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
Portanto, considerando o
desenvolvimento do projeto é possível afirmar que os objetivos almejados foram
alcançados de forma significativa, uma vez que podemos afirmar eu os nossos
alunos, na sua maioria, não leem por obrigação e sim por prazer.
PROJETO: “ERA UMA VEZ, AGORA É A SUA VEZ”
NÍVEL: Educação Infantil, Maternal, Pré I, Pré
II e 1° Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1° e 2° Semestre de 2015
INTRODUÇÃO:
Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os próprios
valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem
ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros
mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres. Essa atividade deve ser diária para despertar
na criança o prazer pela leitura, propiciando momentos encantadores que possam
cativá-la a buscar, cada vez com mais autonomia, boas leituras ajudando-a
assim, na construção de uma postura de leitor.
É ouvindo histórias que se pode
sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, o bem-estar, a
alegria, o medo, e tantas outras. É ouvir, sentir e enxergar com os olhos do
imaginário!
Deixar fluir o imaginário levará a
criança a despertar a curiosidade, que prontamente será respondida no transcorrer
da leitura. É uma possibilidade de
descobrir o mundo dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e
atravessam de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo
encarados ou não, resolvidos ou não pelas personagens de cada história.
OBJETIVO GERAL: estimular o hábito da leitura como
processo dinâmico e prazeroso, visando formar cidadãos conscientes e
críticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Fortalecer o gosto
pela leitura;
· Valorização da
importância da leitura;
· Favorecer a construção
do comportamento leitor;
· Desenvolver a
atenção concentração e o hábito de saber ouvir;
· Reescrever e
recontar uma história;
· Reconhecer e
refletir a adaptação de alguns contos;
· Desenvolver a
expressão oral, corporal a espontaneidade da criança através da valorização das
diferentes opiniões e informações vinculadas nos textos como possibilidades
diferenciadas de compreensão do mundo;
OPERACIONALIZAÇÃO:
OPERACIONALIZAÇÃO:
Ler a história previamente;
Selecionar livros adequados à faixa
etária;
Apresentar o livro, a capa, o autor,
ilustrador, editora;
Envolver as crianças para o momento
da história, como
Preparar o
ambiente: tecido no centro da roda, contar em cabanas, ler com abajur, usar
lanterna ou vela, cantar uma música calmante.
Utilizar a área
externa;
Contar a história
com fantoches;
Brincar de teatro
com as crianças e vestidas com as fantasias, elas serão as personagens das
histórias;
Dizer “palavras
mágicas” ao iniciar ou finalizar as histórias (parlendas, trava-línguas,
poemas...);
Música de fundo.
Variar a entonação da voz de acordo
com a necessidade do gênero literário e suas personagens;
Propor que as crianças contem as
histórias em alguns momentos ou apenas alguns trechos, podendo fazer uma
antecipação do texto;
A roda de história é um momento de
“ler por prazer”, portanto, não há necessidade de fazer atividades relacionadas
às histórias após a leitura.
Proporcionar a criança diferentes formas de se apreciar uma
história (CD, DVD, contada, cantada, encenada, entre outros)
Orientar em relação ao cuidado e
manuseio do livro e postura adequada ao ler
Diversificar a escolha de gêneros e
títulos com o objetivo de ampliar o repertório.
AVALIAÇÃO:
Observar, identificar
e avaliar a criança em relação:
·
Ao prazer em ouvir histórias lidas
por um adulto
·
A exposição de suas preferências
·
Ao cuidado da criança, bem como,
sua postura quanto a leitura e manuseio dos livros
·
A escuta da história demonstrando
concentração e interesse do começo até o
fim
·
A condição da criança em expor sentimentos
através da história
·
A evolução do vocabulário, das
atitudes e da apropriação no cotidiano baseado nas reflexões vivenciadas
durante o ano letivo.
MATERIAL
· LIVROS: Clássicos (Branca
de Neve, Bela Adormecida, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a
Fera, Cinderela, João e Maria, A Princesa e a Ervilha, A gata Borralheira, O
Gato de Botas, João e o Pé de Feijão, O Patinho Feio, Pinóquio). E outros
títulos (Um dois três, agora é sua vez!, A Centopeia que pensava, O Pintinho do
Vizinho, Saladinha de queixas, Mamão,
melancia tecido e poesia, Meu material escolar, Como se fosse dinheiro, Lá vem o ano novo, O corpo (coleção criança curiosa), Se essa rua fosse minha, Abobrinha quando
cresce, Uni Duni Tê, O menino que
aprendeu a ver, A bacaeacó- Ninguém me
entende, Um avião e uma viola, Bililico, Caco Coelho adora ler, Fiz voar o meu
chapéu, Galo, galo não me calo, -O jogo do vira-vira,Limeriques das coisas
boas, O Leão e o Jabuti, A ovelha branca da família, A Lua e a Bola, Parem de
construir é hora de dormir, Pode, pai?
Outros Autores: Ana
Maria Machado , Helbert de Souza , Pedro Bandeira , Tatiana Belink, Fabio
Sombra , Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Michele
Longour a, Fátima Miguez , Carlos Queiroz Telles , Angela Lago , Luís
Colombini, Tales Elias Colombini , j Eva Furnari, Denize Carvalho, Sonia
Dreyfuss , Peter Bently , Sylva Orthof, Luciana
Garcia, Alexandre Azevedo , Sherri
Duskey, Carlos Jorge, Ziraldo, Maurício de Souza, Vinícius de Moraes, Chico
Buarque e Monteiro Lobato, dentre outros que forem adequados para a faixa
etária e a proposta do projeto.
· DVD: Todos Clássicos
acima, Palavra Cantada e outros.
· CD: Saltimbancos,
Arca de Noé, Casa de Brinquedos, Palavra Cantada, e outros que possam ser
lançados no decorrer do ano.
· TEATRO DE FANTOCHES
Bibliografia: Títulos acima,
Parâmetros curriculares nacionais
Referencial Curricular
Nacional.
Fonte:Colégio Santo Ivo
Projeto: Quem conta um
conto, aumenta um ponto...
Era uma vez um grupo de crianças que se
encantava com o mundo dos contos de fadas. Inventar histórias, fantasiar
e dar vida a personagens eram suas atividades preferidas. Em meio a essas
muitas histórias de dragões e bruxas, príncipes e princesas, reis e rainhas,
animais e crianças, fadas e duendes, surgiu o projeto “Quem conta um conto,
aumenta um ponto...”, que proporcionou às crianças situações significativas de
aprendizagem ao ouvir, dramatizar, contar, criar e recriar histórias com os
mais diferentes personagens e os mais divertidos enredos. Preparem-se!
1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
*TEMPO ESTIMADO: 01 mês.
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.
3. PROBLEMÁTICA:
De acordo com o diagnóstico realizado
pelos educadores, no inicio do ano letivo de 2014 a maioria dos alunos da
escola, demonstraram dificuldades em demonstrar o gosto pela leitura,
interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos educadores
uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a razão das
dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos
aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.
4. JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos
maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa,
possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em
contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem
conta um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois
pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação
de história.
Com uma proposta de trabalho
interdisciplinar com as literaturas infantil, o projeto busca reunir escola e comunidade
local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da
história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino
aprendizagem.
5. OBJETIVOS:
•
Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a
atuação de toda a escola nesse processo;
•
Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a
aquisição de competências leitoras;
•
Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
•
Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
•
Familiarizar-se com as histórias;
•
Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que
envolvem leitura de história;
•
Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e
revistas, internet), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
•
Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias
e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para
selecionar o que vão ler.
• Vivenciar
situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
•
Contar de histórias conhecidas;
•
Realizar leituras orais e silenciosas de histórias;
•
Interpretar histórias lidas;
•
Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
•
Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
•
Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
•
Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das
histórias lidas;
•
Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
•
Participar da apresentação dos contos apresentadas pelos pais dos alunos;
•
Conhecer a biblioteca pública de nossa cidade;
•
Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com
apoio do professor);
•
Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
•
Dramatizar histórias e contos trabalhados;
•
Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
6.
AÇÕES NECESSÁRIAS:
- Seleção de
literaturas infantil;
- Criação dos
cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
- Criação das
caixas ou baús da leitura;
- Implantação da
Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na
escola;
- Criação de
espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca
dos livros lidos.
- Criação do
concurso do aluno “Medalha de ouro” na contação de histórias para os
colegas;
7.
METODOLOGIAS:
- Apresentação
do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
- Apresentação e
abertura do projeto com os alunos de todas as turmas, utilizando slide;
- Contação de
historias por professores;
- Contação de
histórias por alunos;
- Contação de
histórias pelos pais dos alunos e por pessoas da comunidade local;
- Leituras orais
de histórias pelos professores;
- Leituras de
orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
- Pesquisa e
leitura de histórias na internet;
- Interpretações
orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
- Interpretações
orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
- Estudos de
vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
- Exibição de
DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
- Atividades de
montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
- Escrita de
listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias
lidas;
- Realização de
rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
- Contação de
histórias usando fantoches;
- Escrita e
reescrita de histórias;
- Piquenique em
área rural com contação de história dramatizada;
- Reflexão sobre
os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos
(apoio do professor);
- Ilustrações
(com desenhos) de histórias lidas;
- Dramatizações
de histórias e contos trabalhados com os alunos;
- Criação de
livretos com histórias produzidas pelos alunos;
- Realização do
Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na
escola com divulgação dos livretos produzidos com dramatizações e lições
deixadas pelos contos de fadas;
- Apresentações
dos personagens dos contos de fadas pelos alunos, através da
caracterização dos mesmos.
8.
CONTEÚDOS:
- Leitura oral e
silenciosa de diferentes gêneros textuais;
- Linguagem oral
e escrita;
- Interpretação;
- Produção
escrita verbal e não-verbal;
- Oralidade;
- Estudo do
vocabulário;
- Sequência
lógica: Início, meio e fim;
- Coerência e
coesão textual;
- Noções de
grandezas;
- Numerais;
- Cores
primárias e secundárias.
9.
RECURSOS:
- Portadores textuais de
diversos gêneros da literatura infantil; fantoches; palanque; aparelho de
TV e DVD, projetor de imagem, microfone;
- Aparelhos de som, mídias
de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor,
lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, EVA, TNT, etc.
10.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto
foi realizada durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a
observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e
oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras
atividades escritas (contos e recontos) desenvolvidas pelos alunos bem como a
atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços
obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
11.
SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do projeto aconteceu com a
realização do Dia D da leitura e contação de histórias no Espaço cultural de
nossa cidade. Onde estava acontecendo a exposição dos trabalhos realizados
pelos professores e alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de
histórias produzidos pelos alunos contando com a participação da comunidade
local.
Fonte:E.E.I.Primeiros Passos
Leitômetro
Leitura compartilhada
AQUI Dani educar
AQUI diário da pro Glauce
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