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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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quarta-feira, janeiro 08, 2020

Mala viajante/Vamos viajar na leitura>Projeto/Era uma vez,agora é a sua vez>Quem conta um conto aumenta um ponto>08/01/2020


Projetos de leitura/Sugestões

     Mala Viajante: Vamos viajar com a família na leitura.
Justificativa
 As histórias educam e estimulam o desenvolvimento, atenção, imaginação,  observação, memória, reflexão e linguagem.
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, este projeto de leitura foi elaborado com o objetivo de incentivar o hábito de ler no convívio familiar e estimular a criatividade do aluno. Dessa forma, o contato com o mundo da leitura explorado em contos, versos ou prosa, fará com que o aluno aprenda através da fantasia, a solucionar eventuais problemas da sua vida diária, compensando as pressões de seu cotidiano, desenvolvendo o otimismo, transmitindo uma mensagem de felicidade e realização.
                  O projeto será desenvolvido no período de quatro meses, com os alunos das turmas de 4º e 5º ano de ensino fundamental (series iniciais) e foi denominado “Mala Viajante” por contar com a utilização de uma mala, que viaja diariamente com uma criança e que vai acompanhada de alguns livros que deverão ser lidos junto com a família e um caderno de registro onde deverá ser registrado o que a criança mais gostar da história que lhe foi contada.
                  O projeto tem como finalidade proporcionar, através da interação da criança com o adulto, tanto na escola como no ambiente familiar, uma oportunidade para as mesmas, de conviverem de forma dinâmica, criativa e prazerosa com os adultos e com livros de literatura infantil bem como com história populares, lendas e histórias locais, favorecendo a formação do espírito critico do leitor e socialização de uma informação.

Objetivos

·     Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos, começando pelo trabalho com a mala viajante;
·     Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
·     Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
·     Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
·     Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·     Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
·     Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir bons textos;
·     Proporcionar a interação da criança com a sua família, convivendo de forma dinâmica, criativa e prazerosa com os familiares e com livros de literatura bem como com histórias populares, lendas e histórias locais, favorecendo a formação do espírito critico do leitor;
·     Aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos, de modo a ampliar o vocabulário.

Metodologia

·     O professor deverá enfeitar uma pasta plástica à sua maneira colocando dentro dela livros que serão escolhidos pelo aluno, anexando a mesma um caderno de registro e um classificador contendo alguns questionamentos referente à obra lida.
·     Abertura do projeto: 01/08/2013
*Apresentação dos professores caracterizados de personagens de contos infantis;
*Apresentação de história em slides com conversação dialogada;
*Explicações sobre como acontecerá o projeto, apresentando para a turma a “Mala Viajante” e os objetos que a compõe;
·     Sessão cinema: Referente à leitura;
·     Nos dias de segunda-feira e quinta-feira uma criança será sorteada e a mesma levará a mala pra casa, com o compromisso de devolvê-la depois de 3 dias de viagem em sua casa. Nela estarão livros de diversos assuntos (fábulas, contos, lendas, jornais, ...),de acordo com o que já está sendo trabalhado em sala de aula ou com aquilo que o professor dispõe em termo de leitura.
·     Chegando em casa a criança deverá escolher um dos livros e começar a sua leitura. É necessário contar com o auxilio dos pais nessa empreitada, pois eles devem acompanhar a história junto com os filhos. Após a leitura a criança deverá fazer um registro no caderno, resumindo a leitura que realizou. Além do caderno segue na mala um classificador com alguns questionamentos referente a autores, ilustradores, personagens e assunto abordado pelo livro lido para que a criança preencha.
·     Toda segunda-feira de cada semana as duas crianças que tiverem levado a mala para casa, na semana anterior, deverão comentar para todos os outros alunos: qual era o assunto do livro escolhido, o que lhe chamou mais atenção, autor, a razão da escolha, editora, coleção, etc. Neste mesmo dia serão realizadas atividades de leitura e escrita para melhor alcançar as metas traçadas para este projeto, sendo uma a cada dia:
*Leitura e interpretação de história em slides (Dognaldo e sua nova situação);
*Em grupos de 5 componentes, os alunos irão criar uma pequena apresentação de forma artística com base no cotidiano que possa passar para a turma a ideia central da história que foi apresentada no primeiro momento;
*Apresentação das equipes e avaliação coletiva dos trabalhos apresentados;
*Em grupos de 5 pessoas será proposta a organização de histórias que serão entregues aos alunos e recortada para que os mesmos para que possam encontrar a ordem dos acontecimento, colar em uma folha e contá-la para os colegas de turma. Cada grupo receberá uma história diferente, sendo que todas se referem a temas como: alimentação humana, corpo humano, doenças, higiene...;
*Visita a biblioteca da escola para conhecer os livros que dispomos e quais são os procedimentos para pegar livros emprestados;
*Falar sobre a importância da leitura e propor que cada aluno escreva um pequeno verso que possa traduzir a importância da leitura para o desenvolvimento de cada cidadão, fazendo em seguida a leitura do mesmo;
*Montar um texto com no mínimo 50 palavras recortadas de livros e revistas falando sobre o que está achando do projeto de leitura “Mala Viajante”. Lembrando que esse texto deverá ter a cara de uma obra de arte. Logo após leitura individual e apresentação das obras;
*Apresentação de uma imagem que retrate o assunto de ciências que esteja sendo trabalhado na semana para que os alunos possam realizar a leitura da mesma e em seguida fazer uma produção textual da leitura realizada. Leitura individual comentada;
*Proporcionar rodas de leitura;
*Culminância: Apresentação teatral preparada com as turmas (29/11/2013).

Avaliação

 Ao avaliarmos o projeto como um todo foi possível observar como foi gratificante para as famílias envolvidas esse momento de reunir-se com os filhos para o momento de leitura, uma vez que essa é uma atitude pouco praticada pelos pais, acompanhar os filhos nos deveres de casa. Percebemos também uma grande melhoria na participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
          Portanto, considerando o desenvolvimento do projeto é possível afirmar que os objetivos almejados foram alcançados de forma significativa, uma vez que podemos afirmar eu os nossos alunos, na sua maioria, não leem por obrigação e sim por prazer.
Mais:  AQUI
Mala viajante
3ºano: AQUI
1º e 2ºanos:AQUI,AQUI,AQUI

PROJETO: “ERA UMA VEZ, AGORA É A SUA VEZ”

NÍVEL: Educação Infantil, Maternal, Pré I, Pré II e 1° Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1° e 2° Semestre de 2015
INTRODUÇÃO:
Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres. Essa atividade deve ser diária para despertar na criança o prazer pela leitura, propiciando momentos encantadores que possam cativá-la a buscar, cada vez com mais autonomia, boas leituras ajudando-a assim, na construção de uma postura de leitor.
É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, o bem-estar, a alegria, o medo, e tantas outras. É ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário!
Deixar fluir o imaginário levará a criança a despertar a curiosidade, que prontamente será respondida no transcorrer da leitura.  É uma possibilidade de descobrir o mundo dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não pelas personagens de cada história.  
OBJETIVO GERAL: estimular o hábito da leitura como processo dinâmico e prazeroso, visando formar cidadãos conscientes e críticos. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Fortalecer o gosto pela leitura;
·       Valorização da importância da leitura;
·       Favorecer a construção do comportamento leitor;
·       Desenvolver a atenção concentração e o hábito de saber ouvir;
·       Ampliar o repertório de histórias, oportunizando o conhecimento de diferentes gêneros literários;
·       Reescrever e recontar uma história;
·       Reconhecer e refletir a adaptação de alguns contos;
·       Desenvolver a expressão oral, corporal a espontaneidade da criança através da valorização das diferentes opiniões e informações vinculadas nos textos como possibilidades diferenciadas de compreensão do mundo;
OPERACIONALIZAÇÃO:
Ler a história previamente;
 Selecionar livros adequados à faixa etária;
Apresentar o livro, a capa, o autor, ilustrador, editora;
 Envolver as crianças para o momento da história, como
Preparar o ambiente: tecido no centro da roda, contar em cabanas, ler com abajur, usar lanterna ou vela, cantar uma música calmante.
Utilizar a área externa;
Contar a história com fantoches;
Brincar de teatro com as crianças e vestidas com as fantasias, elas serão as personagens das histórias;
Dizer “palavras mágicas” ao iniciar ou finalizar as histórias (parlendas, trava-línguas, poemas...);
 Música de fundo.
Variar a entonação da voz de acordo com a necessidade do gênero literário e suas personagens;
Propor que as crianças contem as histórias em alguns momentos ou apenas alguns trechos, podendo fazer uma antecipação do texto;
A roda de história é um momento de “ler por prazer”, portanto, não há necessidade de fazer atividades relacionadas às histórias após a leitura.
Proporcionar a criança diferentes formas de se apreciar uma história (CD, DVD, contada, cantada, encenada, entre outros)
 Orientar em relação ao cuidado e manuseio do livro e postura adequada ao ler
Diversificar a escolha de gêneros e títulos com o objetivo de ampliar o repertório. 
AVALIAÇÃO:
Observar, identificar e avaliar a criança em relação:
·       Ao prazer em ouvir histórias lidas por um adulto
·       A exposição de suas preferências
·       Ao cuidado da criança, bem como, sua postura quanto a leitura e manuseio dos livros
·       A escuta da história demonstrando concentração e interesse  do começo até o fim
·       A condição da criança em expor sentimentos através da história
·       A evolução do vocabulário, das atitudes e da apropriação no cotidiano baseado nas reflexões vivenciadas durante o ano letivo.

MATERIAL
·       LIVROS: Clássicos (Branca de Neve, Bela Adormecida, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Cinderela, João e Maria, A Princesa e a Ervilha, A gata Borralheira, O Gato de Botas, João e o Pé de Feijão, O Patinho Feio, Pinóquio). E outros títulos (Um dois três, agora é sua vez!, A Centopeia que pensava, O Pintinho do Vizinho, Saladinha de queixas,  Mamão, melancia tecido e poesia, Meu material escolar, Como se fosse dinheiro,  Lá vem o ano novo,  O corpo (coleção criança curiosa),  Se essa rua fosse minha, Abobrinha quando cresce, Uni Duni Tê,  O menino que aprendeu a ver,  A bacaeacó- Ninguém me entende, Um avião e uma viola, Bililico, Caco Coelho adora ler, Fiz voar o meu chapéu, Galo, galo não me calo, -O jogo do vira-vira,Limeriques das coisas boas, O Leão e o Jabuti, A ovelha branca da família, A Lua e a Bola, Parem de construir é hora de dormir,  Pode, pai?
Outros Autores: Ana Maria Machado , Helbert de Souza , Pedro Bandeira , Tatiana Belink, Fabio Sombra , Ricardo Azevedo, Ruth Rocha,  Michele Longour a, Fátima Miguez , Carlos Queiroz Telles , Angela Lago , Luís Colombini, Tales Elias Colombini , j Eva Furnari, Denize Carvalho, Sonia Dreyfuss , Peter Bently ,  Sylva Orthof, Luciana Garcia,  Alexandre Azevedo , Sherri Duskey, Carlos Jorge, Ziraldo, Maurício de Souza, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Monteiro Lobato, dentre outros que forem adequados para a faixa etária e a proposta do projeto.
·       DVD: Todos Clássicos acima, Palavra Cantada e outros.
·       CD: Saltimbancos, Arca de Noé, Casa de Brinquedos, Palavra Cantada, e outros que possam ser lançados no decorrer do ano.
·       TEATRO DE FANTOCHES
Bibliografia:  Títulos acima,
                     Parâmetros curriculares nacionais
                    Referencial Curricular Nacional.
 Fonte:Colégio Santo Ivo
          
Projeto: Quem conta um conto, aumenta um ponto...
Era uma vez um grupo de crianças que se encantava com o mundo dos contos de fadas.  Inventar histórias, fantasiar e dar vida a personagens eram suas atividades preferidas. Em meio a essas muitas histórias de dragões e bruxas, príncipes e princesas, reis e rainhas, animais e crianças, fadas e duendes, surgiu o projeto “Quem conta um conto, aumenta um ponto...”, que proporcionou às crianças situações significativas de aprendizagem ao ouvir, dramatizar, contar, criar e recriar histórias com os mais diferentes personagens e os mais divertidos enredos. Preparem-se!

1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
*TEMPO ESTIMADO: 01 mês.
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.

3. PROBLEMÁTICA:
De acordo com o diagnóstico realizado pelos educadores, no inicio do ano letivo de 2014 a maioria dos alunos da escola, demonstraram dificuldades em demonstrar o gosto pela leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos educadores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.

4. JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história.
Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.
5. OBJETIVOS:

• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas, internet), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Participar da apresentação dos contos apresentadas pelos pais dos alunos;
• Conhecer a biblioteca pública de nossa cidade;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;

6. AÇÕES NECESSÁRIAS:

  • Seleção de literaturas infantil;
  • Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
  • Criação das caixas ou baús da leitura;
  • Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
  • Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
  • Criação do concurso do aluno “Medalha de ouro” na contação de histórias para os colegas;
7. METODOLOGIAS:

  • Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
  • Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas, utilizando slide;
  • Contação de historias por professores;
  • Contação de histórias por alunos;
  • Contação de histórias pelos pais dos alunos e por pessoas da comunidade local;
  • Leituras orais de histórias pelos professores;
  • Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
  • Pesquisa e leitura de histórias na internet;
  • Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
  • Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
  • Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
  • Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
  • Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
  • Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
  • Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
  • Contação de histórias usando fantoches;
  • Escrita e reescrita de histórias;
  • Piquenique em área rural com contação de história dramatizada;
  • Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
  • Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
  • Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
  • Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
  • Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos com dramatizações e lições deixadas pelos contos de fadas;
  • Apresentações dos personagens dos contos de fadas pelos alunos, através da caracterização dos mesmos.
8. CONTEÚDOS:

  • Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Interpretação;
  • Produção escrita verbal e não-verbal;
  • Oralidade;
  • Estudo do vocabulário;
  • Sequência lógica: Início, meio e fim;
  • Coerência e coesão textual;
  • Noções de grandezas;
  • Numerais;
  • Cores primárias e secundárias.
9. RECURSOS:

  • Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil; fantoches; palanque; aparelho de TV e DVD, projetor de imagem, microfone;
  • Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, EVA, TNT, etc.
10. AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto foi realizada durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e recontos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.

11. SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do projeto aconteceu com a realização do Dia D da leitura e contação de histórias no Espaço cultural de nossa cidade. Onde estava acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos contando com a participação da comunidade local.

 Fonte:E.E.I.Primeiros Passos


Leitômetro
Leitura compartilhada
AQUI   Dani educar
AQUI   diário da pro Glauce
Projeto/Aula biblioteca/Leitômetro: Incentivo à leitura: AQUIAQUI
  




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