Mafalda Milhões
A autora, desde o título, fala sobre o lado democrático que toda biblioteca deve apresentar: ser um lugar de leitura para todos. No seu texto, personagens de histórias e pessoas transitam igualmente como leitores comuns. Professoras, tias, Três Porquinhos, contadores de história, avô, bebê, Chapeuzinho Vermelho, o medo, a realeza, o inesperado, a bruxa má, os compadres agricultores e muitos outros – todos se sentem bem acolhidos na biblioteca – como em sua própria casa.
Atividade sugeridas
- Conversar com os alunos sobre a autora e ilustradora portuguesa e sua atuação como profissional do livro e mediadora de leitura.
- Pedir comentários sobre a “mistura” dos visitantes da biblioteca: pessoas de diferentes idades e gostos, personagens de livros e até mesmo sentimentos. Como pode ser vista essa diversidade?
- Debater: a biblioteca é um lugar de conhecimento ou de prazer? Ou ambos?
- Orientar os alunos na elaboração de perguntas para uma entrevista com o(a) bibliotecário(a) da escola, tais como: suas principais atribuições, preferências de leitura, tarefas mais difíceis, momentos gratificantes e perspectivas e/ ou sonhos na profissão.
- Roda de conversa: promover um bate-papo em classe sobre a biblioteca da escola: horário de funcionamento, livros mais interessantes que já pediu emprestado, convivência com a bibliotecária, doação de livros pelo aluno para a melhoria do acervo, sugestões de atividades na biblioteca, dentre outros assuntos.
- Produção de texto: incentivar os alunos na criação de um texto só com imagens (desenhos, colagens, pinturas, etc.) mostrando uma ou mais cenas prazerosas dentro da biblioteca. Expor os trabalhos num mural com um título bem significativo. Fonte
- Mais sugestões: AQUI, AQUI
- Ouvindo a história: AQUI
- PROJETO: BIBLIOTECA COM ELES E PARA ELES
- PROFESSORA MEDIADORA DE BIBLIOTECA:
- ELISANGELA MARIA MEZADRI PINHEIRO
JUSTIFICATIVA
Ao assumir a função de professora mediadora de biblioteca da EMEIEF “Zilnete
Pereira Guimarães”, senti a necessidade de aproximar os alunos da escola à
biblioteca.
Assim, este
Projeto faz-se necessário como instrumento de incentivo ao hábito da leitura,
promovendo o prazer de ler e, por conseguinte, o desenvolvimento da escrita e
do aprendizado.
Serão
desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo o educando na
interatividade com o livro, lendo com ele e para ele, despertando e estimulando
o gosto pelo livro e pela leitura.
OBJETIVO GERAL
·
Desenvolver o prazer da leitura,
proporcionando o acesso a vários títulos e autores, desenvolvendo a ampliação
de conhecimentos e potencializando habilidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Intensificar na escola interesse
pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades
cotidianas, proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis, provocando o
gosto pela diversidade textual;
·
Incentivar o desenvolvimento dos processos da
comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da
contação de história e da produção literária;
METODOLOGIA
O Projeto de
Leitura será desenvolvido no espaço da Biblioteca da Escola, em que atuo como
professora mediadora da biblioteca, atendendo as turmas de Educação Infantil
(50 alunos matutino e 100 alunos vespertino – 4 e 5 anos) e de 1º ao 5º Ano do
Ensino Fundamental ( 335 alunos matutino e 280 alunos vespertino) em uma aula semanal de 01h cada turma.
PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE – 10/03 a 16/05 – 10 semana
Nas dez semanas deste trimestre, acontecerá, nas aula o segundo momento:
Hora da leitura – as mesas são preparadas com gibis da turma da Mônica e Turma
da Mônica Jovem.
Primeira Semana:
Primeiro Momento: Conhecendo a Biblioteca como espaço de leitura.
Vídeo: A menina que odiava Livros
Estabelecer combinados de comportamento no espaço da biblioteca
Explorar um livro conhecendo capa, título, autor, ilustrador, biografia
e sinopse quando oferecer.
Apresentação do caderno de registro da turma (um por segmento) para
registro por meio de ilustração, escrita de frase, palavra, texto, o que
desejar para representar a aula sem obrigatoriedade ( um registro só por
turma).
Mobilizar e buscar junto aos alunos e família doações de gibi da turma
da Mônica e da turma da Mônica Jovem para formar acervo de leitura.
Segunda Semana:
Tema: Conhecendo o Gibi
Autor escolhido: Maurício de
Sousa
Primeiro Momento: Apresentar o autor Maurício de Sousa por meio de
leitura de biografia, imagem fotográfica e vídeo apresentação dos personagens
da turma da Mônica – principais e alguns especiais.
Terceira Semana:
Primeiro Momento: Manuseio dos Gibis, questionamentos (tirinhas,
significados dos balões e onomatopeias)
Quarta Semana:
Primeiro Momento: Ouvir a história – alguns alunos interpretam os
personagens, lendo as falas da estória do Gibi, em seguida a professora faz
interferência apresentando a diferença da leitura com entonação, com tonalidade
de acordo com a característica do personagem.
Quinta Semana:
Primeiro Momento: Dinâmica Intervenção na história, os alunos escolhem a
estória que conhecem para ser contada coletivamente, um inicia e o aluno
seguinte da continuidade. Durante o decorrer da história, a professora
apresenta objetos surpresas para serem inseridos na história naquele momento,
na parte em que estiver o seguinte continua sem mudar a ideia da história.
Assim podemos perceber que as histórias podem ser escritas também por eles,
organizando ideias de maneira que outras pessoas compreendam.
Sexta Semana:
Primeiro Momento: Trabalhar a oralidade e criatividade. Alguns alunos
voluntários escolhe um personagem da Turma da Mõnica para representar e criam
uma situação, formulando assim a história com as falas, dialogando, respeitando
as particularidades de cada personagem.
Sétima semana:
Primeiro Momento: História contada pela professora de Leitura e
professora da sala regular.
Oitava Semana:
Momento Especial – Semana da Contação de história - A mãe de uma aluna
que é contadora de história fez uma apresentação para os alunos, contando história
com personagens em madeira, cantando e dançando.
Livro: Você é Especial – Max Lucado
Nona e Décima Semana:
Primeiro Momento: história contada pela professora de Leitura
2º TRIMESTRE – 27/05 a 03/09
- 14 semanas
Mundo da Fantasia – Clássico
Literatura Infantil
Fábulas e Poesia (Sarau)
Neste Trimestre o planejamento das 14 semanas foi dividido por turmas,
focando a realização do Sarau, enfatizando os ensaios das turmas de terceiro,
quarto e quinto ano.
Educação Infantil, Primeiro
e Segundo anos do Ensino Fundamental – Clássico e Literatura Infantil
Primeiro Momento: História contada pela professora
Segundo Momento: Hora da leitura – as mesas são preparadas com
gibis da turma da Mônica e Turma da
Mônica Jovem.
Terceiro Ano
Conhecendo as fábulas, características, escolha de uma por cada turma
para encenação e apresentação no dia do Sarau.
Quarto Ano
Biografia de pintores consagrados, vídeo com fotos dos pintores e suas
obras, escolha de telas para realizar releitura e apresentar no sarau.
Quinto Ano
Poesia, apresentar alguns autores, declamações feita por alunos, pela
professora de leitura e professora regular. Escolher algumas para ser
declamadas no sarau.
MOMENTO ESPECIAL - SARAU
Realização do Sarau em 22 de agosto de 2014, envolvendo toda a escola e
familiares, com apresentação de violino (Projeto desenvolvido na escola),
teatro de fábulas – turmas de 3º ano, releituras de obras de artes – turmas de
4º ano, declamação de poesias – turma s de 5º ano, que também apresentaram
poesias autorais escritas com o apoio da professora de práticas de leitura.
3º
TRIMESTRE– 09/09 a 12/12 – 14 semanas
As aulas de cada turma acontecerão em dois
momentos:
Primeiro momento
– Hora do tapete - a professora conduz apresentando a história do dia.
Segundo Momento
– Hora da leitura – os alunos se dirigem às mesas previamente preparadas
oferecendo gibis, literatura infantil e literatura infanto-juvenil, para
realização da leitura individual ou em dupla ou em grupo, de acordo com o
combinado da semana.
Semana Especial – Contação de Estória – 20 a 24 de
outubro
Contadora de história
Patrícia Crudd – mãe de aluno
Livro: Porque te
Amo! Autor: Max Lucado
RELAÇÃO DOS LIVROS LIDOS PELA PROFESSORA DE LEITURA
PARA OS ALUNOS NESTE TRIMESTRE:
As descobertas
do bebê urso – Dubravra Kolonovic e Ellie Patterson
Lino – André
Neves
Fantasma
Inventado – Telma Guimarães
Fábulas –
Monteiro Lobato
A Onça e o saci
– Pedro Bandeira
O Menino que
aprendeu a ver – Ruth Rocha
A Menina e o
Tambor – Sônia Junqueira
História da
ressurreição do papagaio – Eduardo Galeani
A árvore
generosa – Shel Silverstein – Tradução de Fernando Sabino
A Caixa de lápis de cor - Maurício Veneza
Chapeuzinho
Amarelo – Chico Buarque
Carlinhos
precisa de uma capa – Tomie de Paola
Carolina –
Walcyr Carrasco
As Coisas que a
gente fala – Ruth Rocha
O Macaco
Vermelho – Mario Vale
Arapuca – Daniel
Cabral
AVALIAÇÃO
O Projeto se deu
por uma vontade de atrair os alunos para o espaço da biblioteca, até então nada
utilizado, por considerarem que somente se faz pesquisa em biblioteca. Assim,
ter um horário pré-estabelecido ganhou a confiança do professor regente em
estar nesse espaço também e junto aos alunos criar o hábito de ler. Na verdade,
o projeto despertou alunos e professores para gostar de ler.
Hoje a
biblioteca é mais uma sala de aula de todos os alunos que circulam e convivem
com a leitura com uma intimidade de realmente sentir-se à vontade.
Os momentos de
contação de História – foram dois – encantaram a todos, e apresentar a
contadora de história como mãe de aluno, aproximou as crianças ao ambiente
familiar e com isso, despertou o zelo e cuidado com o espaço da biblioteca.
O Sarau foi uma
grande festa cultural, um evento com grande participação da comunidade e lindas
apresentações. Enfim, este projeto tem contagiado nossa escola e até sendo
desejado por outras. Estou muito feliz.
Hoje, a biblioteca conquistou o espaço de integração
no cotidiano da escola.
Cuidados com o livro Didático
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.