terça-feira, janeiro 07, 2020

O gigante mais elegante da cidade>Mundo natural e social>Como falar de desigualdade social,solidariedade>07/01/2020


O gigante mais elegante da cidade  - Grupo Brinque-Book
Julia Donaldson
Em uma terra mágica habitada por seres miúdos e diversos, como pessoas, elfos e animais, há um gigante adorável e desalinhado chamado Jorge. Um dia, ele decide que é hora de repaginar o visual. Encontra uma nova loja no caminho e troca as roupas velhas e gastas por uma camisa, um par de calças, cinto, gravata, meias e sapatos pretos brilhantes. Tudo muito elegante. 
No entanto, quando se depara com uma série de animais que precisam de ajuda, ele imediatamente começa a distribuir suas roupas para ajudar.
 A gravata aquece o pescoço da girafa, a camisa se torna uma vela de barco, e um de seus sapatos novos, uma casa de rato. Mas... e o gigante elegante, como fica nessa história?

Como falar de desigualdade social, filantropia e solidariedade com as crianças?

Se você mora em grandes centros urbanos ou até mesmo em cidades pequenas, não deve ser estranho ver, por exemplo, pessoas que moram na rua ou embaixo de viadutos. As crianças costumam mesmo dar uma atenção especial a essas situações e, muitas vezes, demonstram incômodo. Compreender a razão desses fatos pode parecer complexo para elas na nossa visão, e geralmente nos abstemos de explicá-las. Mas o que não paramos para pensar é que por trás dessa ausência de explicação, o futuro descaso pode estar à espreita.O segredo está na forma com que abordamos estes assuntos com os pequenos. Primeiro é preciso estar atento à linguagem, as palavras que utilizaremos para explicar uma situação às crianças precisam estar adequadas à compreensão delas. Por exemplo, não podemos usar conceitos complexos sobre desigualdade social, sobre classes sociais ou questões políticas junto a uma criança. 

Para abordar essa temática, devemos fazer um exercício muito pertinente, o de tentar olhar o mundo através da perspectiva dos pequenos, mas sem mascarar a realidade. Podemos começar explicando que não são todos que possuem acesso a direitos básicos, como moradia e educação, por exemplo. E que existem pessoas que trabalham muito duro para transformar essa realidade! E, nada melhor do que utilizar a literatura como recurso para mostrar o lado bom que mora em cada um de nósFonte

Projeto
Ouvindo: AQUIAQUIAQUIAQUI
Sobre a obra

Livro: AQUI
Musicando sua aula
AQUI
Atividade PDF: AQUI
O gigante egoista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.