Para professores atuando na biblioteca e ou sala de leitura
Atividade literária
PROJETO: LER COM MUITO PRAZER
Atividade literária
PROJETO: LER COM MUITO PRAZER
Justificativa do Projeto:
O
ensino aprendizagem nas séries iniciais está voltado à leitura e à escrita
enquanto práticas sociais e, por conseguinte, a contação de histórias passa a
se constituir num meio de promover e incentivar tais práticas, de modo que
parte dos problemas do contexto escolar possam ser amenizados e não perdurem ao
longo do processo educativo.
Além
disso, é imprescindível considerar que a leitura fundamenta o processo
pedagógico na escola, necessitando essa ser entendida como ação significativa
no processo de construção do sujeito – cidadão – leitor.
Esse
projeto de Contação de histórias foi desenvolvido com o objetivo de
possibilitar aos educandos acesso aos diferentes tipos de livros e tipologias
de leituras, bem como o acesso a sites literários com histórias infantil
proporcionando diferentes momentos de leituras e incentivo para procurar livros
na biblioteca e assim realizar a leitura dos mesmos por prazer, com gosto e
encantamento pela descoberta de novas histórias que foram contadas no projeto.
Considerando
que a leitura é a base para o crescimento intelectual do ser humano esse
projeto foi desenvolvido para aprimorar o conhecimento dos educandos de uma
forma lúdica e prazerosa.
Objetivos:
·
Possibilitar aos educando entender e conceber a biblioteca
como lugar de sedução, cujo espaço possa provocar o deleite, a fruição, o
prazer e sobre tudo, o gosto pela leitura;
·
Propiciar um contato maior com textos de diferentes
tipologias;
·
Favorecer a exploração da ludicidade, da criatividade e da
imaginação.
Metodologia:
O projeto de contação de
histórias foi desenvolvido com o título: Projeto Ler com o título: Projeto Ler
com Muito Prazer e tem como duração uma hora semanal por turma contemplada. São
beneficiadas as 11 turmas dos anos iniciais do Colégio Estadual Antônio
Mastella localizado no centro da cidade de Jóia, estado Rio Grande do Sul.
Sempre desenvolvi
planejamento anterior aos momentos de realização do projeto, variando a forma
da realização da contação das histórias infantis. Utilizei criatividade na
expressão oral onde procurava sempre manter os alunos calmos e interessados na
história que iriam ouvir.
Quando contei o conto:
“Sua Alteza a Divinha”, os alunos permaneceram atentos imaginando os fatos narrados
com desenvoltura.
O conto popular: “a onça
e o bode” foi contado com a utilização de um avental por mim confeccionado.
Realizei também contação
de histórias no varal, no pátio da escola e em sala de aula.
Posso citar
algumas como: “Por que o mar é salgado?”; “A casa do João Ratinho”; “A Bruxinha
descobre o Natal”, dentre outras.
Após a contação dessas histórias realizamos atividades de expressão oral, dobraduras, relatos escritos, etc.
Após a contação dessas histórias realizamos atividades de expressão oral, dobraduras, relatos escritos, etc.
Para a realização do
trabalho de contação de histórias infantis foi realizado um projeto chamado:
“Ler com muito prazer”, sendo o mesmo justificado pela necessidade de
proporcionar momentos prazerosos envolvendo a contação de histórias
diversificadas com a utilização de vários recursos para atingir todos os alunos
envolvidos já que na escola há alunos com necessidades especiais.
Também foram citados os
objetivos a serem desenvolvidos e elaborado um horário para o desenvolvimento
do mesmo na escola levando em consideração o objetivo de estimular o gosto pela
leitura sempre em consideração o objetivo de estimular o gosto pela leitura,
sempre procurei planejar a contação de uma história interessante e quando
possível relacionada com datas comemorativas ou relacionadas com o tema da
escola ou até mesmo conteúdo que estava sendo trabalhado em aula.
Após a seleção das histórias
sempre planejei atividades para serem desenvolvidas junto com os alunos.
Releituras, confecção de painéis / cartazes, dobraduras, desenho do colega e
outras atividades.
Contei a história: Um
Belo Sorriso de Mary e Eliardo França, os alunos confeccioram um porta-retrato
e em duplas um desenhou o retrato do outro.
A escola trabalhou com o tema: “Cada um de
nós constrói a sua história e um dos sub-temas: meio ambiente e histórias de
vida.”
Como o projeto aconteceu de forma
interdisciplinar foi possível motivar os alunos em relação com o meio ambiente
e como reaproveitar o lixo de forma consciente e criativa. Para esse momento
motivei os alunos para deixá-los curiosos sobre a história:Maneco Caneco Chapéu de Funil. Então
realizei a contação da história utilizando objetos: concha, escumadeira,
cabide, copo, funil, calção, camisa e outros. Após questionei:
- Quem é o personagem principal?
- De que ele é feito?
- Podemos construir outro personagem
parecido com o da história?
- É possível brincar com sucatas?
- Como podemos cuidar do nosso meio
ambiente?
A partir desse momento cada turma
confeccionou um “boneco ecológico,” escolheu um nome e produziu um texto. Os
trabalhos produzidos foram expostos para a comunidade escolar.
Para trabalhar a solidariedade e o sentido
da Páscoa contei a Lenda da Páscoa com a utilização de dobraduras para
representar os personagens.
Os alunos também realizaram dobraduras montando um painel para representar a história que eles escutaram.
Os alunos também realizaram dobraduras montando um painel para representar a história que eles escutaram.
Foi
possível perceber que cada história que mostrei os livros, que li, que contei
de forma natural sem imagens, que apresentei no varal e até mesmo no data show
apresentou um papel fundamental na vida de cada aluno é claro que com resultado
diferente em cada turma devido as diferentes faixas etárias dos alunos.
Para
trabalhar sobre a copa apresentei a história: É o bicho futebol clube de Guto
Lins.
O
projeto atingiu o objetivo de incentivar a leitura dos livros da biblioteca,
pois após ouvirem as histórias eles procuraram a biblioteca para retirar a obra
e levar para casa e fazer uma leitura junto com a família. Também já tem alunos
que desejam tornar-se escritores devido a paixão adquirida pelos livros.
Fonte:Maria de Freitas Possebon Marsola
Angela Lago
A Princesa Divinha quer se casar e propõe aos seus pretendentes três adivinhações.
A partir daí, desenhos e palavras se misturam nessa envolvente história contada através de adivinhações e muitas curiosidades, fascinando os leitores até o final do livro.
Conto:AQUI
Ouvindo a história: Conto popular de adivinhação, onde o humilde Louva-Deus, contra todas as possibilidades, tenta a sorte para conseguir a mão da princesa Divinha. Versão adaptada do livro "Sua Alteza, a Divinha", de Angela Lago.
Atividades:
Leitura e Interpretação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.