Lia Zatz
Sempre que Galileu lia para a professora, ela gritava: ERRADO, REPETE! Galileu já não sorria, nem lia, mas insistia.
E ela novamente pedia: Lê, Galileu!
Galileu estremecia, mas nunca desistia.
Ela dizia: ERRADO, REPETE!
Nas férias a professora voltou muito mudada. Por que será? O que ela descobriu?
Atividades sugeridas
Pedir comentários sobre o medo de falar ou ler em público.
Conversar sobre: A inibição diante de um grupo conhecido; Qual o tipo de leitura mais adequado para a turma?; Ler em voz alta? E por que não?; A leitura e a vida diária das pessoas; O papel do professor no combate à inibição da turma.
Produção de texto: "A história mais interessante que eu li".
Considerações para os professores: ( Galileu e a professora....Bom refletir)
“O professor de literatura trata inevitavelmente das
experiências dos seres humanos em suas diversas
relações pessoais e sociais.”
“O ensino da literatura envolve inevitavelmente o
reforço consciente ou inconsciente de atitudes
éticas.”
A seleção “implica um conhecimento não só da
literatura como também dos alunos”. “Uma
dieta literária padrão, prescrita para todos,
nega a realidade da situação escolar.”
Na nossa sociedade heterogênea é preciso
contar com uma gama ampla de materiais
literários.
“Para ter impacto uma obra não tem por que
tratar de circunstâncias explicitamente similares à
situação do leitor.”
Conversas sobre leituras
Criar uma relação entre professor e aluno que
permita aos alunos responder íntima e
espontaneamente à literatura. “O que o aluno
leva para a leitura é tão importante quanto o
próprio texto.”
Capacitar o aluno para falar do texto sem
restrições artificiais e para responder com suas
próprias palavras.
Iniciar um processo por meio do qual o aluno
possa aclarar e ampliar sua resposta à obra.
“O primeiro problema que enfrenta o professor é a
criação de uma situação favorável à experiência
da literatura.”
"Que todos nós profissionais da educação possamos compreender às necessidades de nossos alunos e principalmente entender o que realmente faz sentido para eles."
Caio Riter
Os poemas deste livro exploram sons, barulhos e ruídos do cotidiano. Indicado para leitores iniciantes, os versos estimulam a exploração dos versos rimados e a leitura compartilhada ou em voz alta. As ilustrações, feitas com lápis e aquarela, trazem cores leves e traços delicados. Os versos são compostos em um rico projeto gráfico que ressalta a sonoridade e intensidade das palavras.
Um livro para:
- explorar os sons cotidianos;
- reconhecer a sonoridade das palavras por meio de poemas;
- incentivar a leitura compartilhada e em voz alta.
Sobre a obra+Atividades
Mediações possíveis/Página 44
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.