terça-feira, janeiro 07, 2020

Galileu leu>Reflexão:Quais histórias escolhemos?> Tantos barulhos>Poemas> 07/01/2020


Galileu Leu
Lia Zatz
Sempre que Galileu lia para a professora, ela gritava: ERRADO, REPETE! Galileu já não sorria, nem lia, mas insistia. 
E ela novamente pedia: Lê, Galileu! 
Galileu estremecia, mas nunca desistia. 
Ela dizia: ERRADO, REPETE! 
Nas férias a professora voltou muito mudada. Por que será? O que ela descobriu?

Atividades sugeridas
Pedir comentários sobre o medo de falar ou ler em público.
Conversar sobre: A inibição diante de um grupo conhecido; Qual o tipo de leitura mais adequado para a turma?; Ler em voz alta? E por que não?; A leitura e a vida diária das pessoas; O papel do professor no combate à inibição da turma.
Produção de texto: "A história mais interessante que eu li".

Considerações para os professores: ( Galileu e a professora....Bom refletir)
“O professor de literatura trata inevitavelmente das experiências dos seres humanos em suas diversas relações pessoais e sociais.” 
“O ensino da literatura envolve inevitavelmente o reforço consciente ou inconsciente de atitudes éticas.”
A seleção “implica um conhecimento não só da literatura como também dos alunos”. “Uma dieta literária padrão, prescrita para todos, nega a realidade da situação escolar.”
Na nossa sociedade heterogênea é preciso contar com uma gama ampla de materiais literários.
“Para ter impacto uma obra não tem por que tratar de circunstâncias explicitamente similares à situação do leitor.”

Conversas sobre leituras

Criar uma relação entre professor e aluno que permita aos alunos responder íntima e espontaneamente à literatura. “O que o aluno leva para a leitura é tão importante quanto o próprio texto.”

Capacitar o aluno para falar do texto sem restrições artificiais e para responder com suas próprias palavras.

Iniciar um processo por meio do qual o aluno possa aclarar e ampliar sua resposta à obra.

“O primeiro problema que enfrenta o professor é a criação de uma situação favorável à experiência da literatura.” 

Vejam sobre AQUI Página 33      AQUI  ( Para nos avaliarmos)

"Que todos nós profissionais da educação possamos compreender às necessidades de nossos alunos e principalmente entender o que realmente faz sentido para eles."

Resultado de imagem para livro tantos barulhos
Caio Riter

Os poemas deste livro exploram sons, barulhos e ruídos do cotidiano. Indicado para leitores iniciantes, os versos estimulam a exploração dos versos rimados e a leitura compartilhada ou em voz alta. As ilustrações, feitas com lápis e aquarela, trazem cores leves e traços delicados. Os versos são compostos em um rico projeto gráfico que ressalta a sonoridade e intensidade das palavras.
Um livro para:
  • explorar os sons cotidianos;
  • reconhecer a sonoridade das palavras por meio de poemas;
  • incentivar a leitura compartilhada e em voz alta.
Sobre a obra+Atividades
Mediações possíveis/Página 44

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.