terça-feira, fevereiro 18, 2020

Leitura compartilhada>Textos divertidos>Aulas literatura>Atividade literária>18/02/2020



Coleção Nana nenê/Sonia Robatto


Roleta das palavras
Leituras curtas + interpretação
Maria e o sapo
O passeio de Nicolas
AQUI
Darkbluedotframefilled 7

Passo a passo a leitura compartilhada
Aulas
Leitura compartilhada
Roda de leitura
AQUI
Leitura colaborativa/ Canção
AQUI
Leitura colaborativa: O avestruz
  - Quem já ouviu falar ou já viu um avestruz?    
  - Quais as características deste animal?     
  - O que ele come?     
  - O que o título sugere ?                                                                                                                                                                                                                                                                                                Inicia-se a leitura colaborativa ou compartilhada com inferências do professor  acerca do vocabulário e expressões  desconhecidas.
  Quanto ao gênero, o texto corresponde ao que se esperava? É um artigo científico ou uma narração?  A qual gênero pertence?
  Mostrar dentro da tipologia narrativa, que há vários gêneros os quais contam  histórias. 
Que esse especialmente é uma crônica narrativa, assim fornecendo as      características do gênero, confrontando com conto, fabula e lenda.
Reflexão:
    Perguntar se os alunos entenderam o texto.                                                                                            O que fez o menino mudar de ideia em relação ao  presente?                                                               Os argumentos foram convincentes e resolveram o problema?
Propor uma reescrita do texto.
AQUI
Dicas para incentivo à leitura

10 Dicas para trabalhar livros literários:

1) Escolha um livro para leitura a cada semana;

2) Separe uma parte da aula para ouvir opiniões dos alunos sobre as leituras. 

Incentive-os a falar sobre a história lida;

3) Ajude-os a identificar: o autor, o ilustrador, o nome da editora, 

dados da ficha catalográfica, os temas do livro, além do estilo do escritor 

e do ilustrador;

4) Explore informações sobre a capa, a orelha e a quarta capa;

5) Peça aos alunos para lerem para os colegas os trechos de

 que mais gostaram;

6) Crianças maiores podem ser incentivadas a criar resenhas.

 Crie um jornal literário na escola com as dicas e resenhas dos alunos;

7) No final do mês, peça aos alunos para votar no livro que mais 

gostaram e incentive trabalhos complementares a partir do texto, 

como: dramatizações, maquetes, resenhas, produções de histórias 

similares, exposições etc;

8) As produções textuais devem ser lidas pelo professor e corrigidas 

quanto à gramática/ortografia, mas a criatividade deve ser considerada 

em cada texto produzido;

9) Organize gincanas em sala. 

Separe os alunos em grupos e crie perguntas e tarefas usando 

o livro como mote;

10) Crie um dicionário da turma, com as palavras novas que

 foram aprendidas.

Fonte


​Ficha de leitura/Sugestão
Ler histórias para crianças é uma prática importante para 
despertar nelas a curiosidade e a imaginação, como também 
para estimulá-las a refletir  sobre temas delicados e 
complexos da experiência humana. 
Esta prática, se regular, faz com que as crianças construam
 um repertório de histórias,aprendam como funciona a
 linguagem que se usa para escrever, mas, principalmente, 
encontrem espaço para expressar seus medos e inquietações. 
A seguir, avalie algumas sugestões para organizar com sua
 turma uma 
Atividade Permanente de Leitura. 
A proposta é que sejam ações que se repitam de modo 
regular (por exemplo, diariamente ou semanalmente),
 com a finalidade de permitir a convivência frequente e 
intensa com diferentes gêneros de textos, proporcionando aos 
estudantes oportunidades de experimentar variados 
modos de leitura, desenvolvendo, 
assim, estratégias diversificadas de leitura.
 AQUI   Página 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.