BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, fevereiro 18, 2020

Leitura compartilhada>Textos divertidos>Aulas literatura>Atividade literária>18/02/2020



Coleção Nana nenê/Sonia Robatto


Roleta das palavras
Leituras curtas + interpretação
Maria e o sapo
O passeio de Nicolas
AQUI
Darkbluedotframefilled 7

Passo a passo a leitura compartilhada
Aulas
Leitura compartilhada
Roda de leitura
AQUI
Leitura colaborativa/ Canção
AQUI
Leitura colaborativa: O avestruz
  - Quem já ouviu falar ou já viu um avestruz?    
  - Quais as características deste animal?     
  - O que ele come?     
  - O que o título sugere ?                                                                                                                                                                                                                                                                                                Inicia-se a leitura colaborativa ou compartilhada com inferências do professor  acerca do vocabulário e expressões  desconhecidas.
  Quanto ao gênero, o texto corresponde ao que se esperava? É um artigo científico ou uma narração?  A qual gênero pertence?
  Mostrar dentro da tipologia narrativa, que há vários gêneros os quais contam  histórias. 
Que esse especialmente é uma crônica narrativa, assim fornecendo as      características do gênero, confrontando com conto, fabula e lenda.
Reflexão:
    Perguntar se os alunos entenderam o texto.                                                                                            O que fez o menino mudar de ideia em relação ao  presente?                                                               Os argumentos foram convincentes e resolveram o problema?
Propor uma reescrita do texto.
AQUI
Dicas para incentivo à leitura

10 Dicas para trabalhar livros literários:

1) Escolha um livro para leitura a cada semana;

2) Separe uma parte da aula para ouvir opiniões dos alunos sobre as leituras. 

Incentive-os a falar sobre a história lida;

3) Ajude-os a identificar: o autor, o ilustrador, o nome da editora, 

dados da ficha catalográfica, os temas do livro, além do estilo do escritor 

e do ilustrador;

4) Explore informações sobre a capa, a orelha e a quarta capa;

5) Peça aos alunos para lerem para os colegas os trechos de

 que mais gostaram;

6) Crianças maiores podem ser incentivadas a criar resenhas.

 Crie um jornal literário na escola com as dicas e resenhas dos alunos;

7) No final do mês, peça aos alunos para votar no livro que mais 

gostaram e incentive trabalhos complementares a partir do texto, 

como: dramatizações, maquetes, resenhas, produções de histórias 

similares, exposições etc;

8) As produções textuais devem ser lidas pelo professor e corrigidas 

quanto à gramática/ortografia, mas a criatividade deve ser considerada 

em cada texto produzido;

9) Organize gincanas em sala. 

Separe os alunos em grupos e crie perguntas e tarefas usando 

o livro como mote;

10) Crie um dicionário da turma, com as palavras novas que

 foram aprendidas.

Fonte


​Ficha de leitura/Sugestão
Ler histórias para crianças é uma prática importante para 
despertar nelas a curiosidade e a imaginação, como também 
para estimulá-las a refletir  sobre temas delicados e 
complexos da experiência humana. 
Esta prática, se regular, faz com que as crianças construam
 um repertório de histórias,aprendam como funciona a
 linguagem que se usa para escrever, mas, principalmente, 
encontrem espaço para expressar seus medos e inquietações. 
A seguir, avalie algumas sugestões para organizar com sua
 turma uma 
Atividade Permanente de Leitura. 
A proposta é que sejam ações que se repitam de modo 
regular (por exemplo, diariamente ou semanalmente),
 com a finalidade de permitir a convivência frequente e 
intensa com diferentes gêneros de textos, proporcionando aos 
estudantes oportunidades de experimentar variados 
modos de leitura, desenvolvendo, 
assim, estratégias diversificadas de leitura.
 AQUI   Página 39



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios