quarta-feira, fevereiro 05, 2020

Quem tem medo de Papangu?Máscaras>Atividade literária>Carnaval>Rimas>05/02/2020


Quem tem medo de papangu?
Goimar Dantas

Seguindo a tradição poética nordestina, o livro apresenta em rimas a história de um marcante personagem daquela região: o Papangu. Sua origem é vinculada às práticas da Igreja na época de carnaval e quaresma. 
De forma lúdica, brincando e encantando o leitor, a autora expõe o surgimento e as aventuras desta divertida figura folclórica, apontando sua presença em diferentes estados e regiões do Nordeste brasileiro. A história segue até nos surpreender de forma singela, com um desfecho que traz de volta a sensação de acolhimento das travessuras infantis e dos vínculos familiares interioranos

Proposta de trabalho

b2 2

Máscara de papangu (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)


A máscara remete à tradição cênica da Grécia Antiga e persiste no carnaval do interior de Pernambuco. Em Bezerros, na região Agreste, desde a segunda metade do século XIX é dado o nome de "papangu" à pessoa que usa o adereço, cai na folia e comem angu, comida típica do Nordeste.

Papangus estão inseridos na essência da simplicidade do folião que se move ao som do frevo. Há mais de cem anos são considerados estrelas da folia. Nascidos em Bezerros, zona do agreste pernambucano, os mascarados de nome estranho alegram o carnaval e atraem milhares de turistas para desfilar no domingo da folia pelas ruas da cidade.


A pouco mais de cem quilômetros do Recife fica Bezerros, em pleno agreste, berço do papangu. Uma manifestação do que há de mais genuíno no carnaval desde a época em que se chamava entrudo, no final do século XIX. Naquela ocasião os homens dispostos a se divertir, decidiram brincar escondidos atrás de máscaras, vestindo roupas compridas para que a identidade de cara um ficasse no anonimato. Continua:  AQUI
Mais: AQUI,AQUI
Exposição de máscaras
Fazendo as máscaras



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.