sexta-feira, fevereiro 07, 2020

Projetos de leitura> O PEQUENO PRÍNCIPE>E mais atividades literárias>07/02/2020



PROJETO LEITURA
O PEQUENO PRÍNCIPE
5º ano – Prof.ª Ana Caroline
Recebi da prof./Via email
Grupo prof.Fundamental I/Face

JUSTIFICATIVA:

Um dos maiores clássicos da literatura, o Pequeno Príncipe é uma literatura adorável para as crianças, mas também uma verdadeira lição de vida. A obra aborda diversas questões da vida, como amizade, o amor, a tolerância e a empatia, oportunizando o aprimoramento dos conteúdos procedimentais e de atitudes, que nos fala ao coração, motivando uma reflexão de nossos valores. O Projeto se apropria do livro para trabalhar os conceitos acima citados, de forma lúdica e divertidos.

OBJETIVOS:

Ø    Desenvolver a imaginação criadora;
Ø    Desenvolver habilidades de raciocínio;
Ø    Transformar o aprendizado em ato prazeroso, significativo e útil;
Ø    Estimular a atenção, a concentração e a memória;
Ø    Desenvolver relações espaciais;
Ø    Estimular a expressão e a comunicação;
Ø    Incentivar a prática de virtudes;
Ø    Refletir sobre a prática de pensar, olhar o outro e interagir com o próximo.
Ø    Preocupar-se com a própria produção e valorizar a dos colegas;
Ø    Trocar ideias e experiências;
Ø    Reconhecer e valorizar todas as formas de transmissão de conhecimento;
Ø    Valorizar as palavras e ações ditas para o bem comum.
Ø    Aplicar os conceitos de AMIZADE, CUIDAR, AMOR.

ATIVIDADES:

·       Contação da história;
·       Assistir ao filme;
·       Produção textual – Escrita e ilustração;
·       Murais;
·       Pesquisa bibliográfica sobre o escritor e resumo da obra em caderno;
·       Atividades em folha;

DESENVOLVIMENTO:

AULA 1 – ABERTURA DO PROJETO
Pesquisa da biografia do autor e resumo da obra realizada pelos alunos, realizando registro no caderno (Laboratório de informática).

AULA 2 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Iniciar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 15;
- Produção de mural: “Por favor... desenha-me um carneiro!”.

AULA 3 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 21;
- Produção de mural: “Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta pouco maior que ele, e que tinha necessidade de um amigo...”.

 AULA 4 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 27;
- Colar no caderno o texto: Lenda do Baobá e em seguida desenhá-lo.

AULA 5 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 36;
- Produção de mural: “Creio que ele se aproveitou de uma migração de pássaros selvagens para fugir” (fazer dobradura dos pássaros).

AULA 6 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 45;
- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.

AULA 7 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 52;
- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.

AULA 8 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 58;
- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.
- A partir da seguinte pergunta: “Se você fosse dono de um planeta, como ele seria?” os alunos criarão seu texto respondendo à pergunta e farão a ilustração dele.

AULA 9– CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 66;
- Produção de mural: “Eu me julgava rico por ter uma flor única, e possuo apenas uma rosa comum.”.

AULA 10 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 74;
- Ouvir e cantar a música “Cativar é amar” (Sala Multimídia);
- Questionar a turma:
Um relacionamento significativo é único em todo o mundo; nenhum outro é igual. Ele cresce a partir das peculiaridades e diferenças das pessoas envolvidas. As pessoas em um relacionamento, assim como no livro, cativam uma a outra.

a) Em sua opinião, o que é cativar?
b)Em seu dia a dia você já vivenciou a experiência de cativar e ser cativado? Comente.
c) Você concorda com a afirmação “quem encontrou um verdadeiro amigo encontrou um tesouro”? Justifique.
d) Você sabe ser amigo? Como?
e) Que outras mensagens os textos refletidos sugerem? Objetivo: refletir sobre as relações interpessoais, a vivência das virtudes e a valorização da amizade e do respeito.

“Cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade. Responsabilidade por um amor, por um amigo, pelo talento que possuímos e pelo que conquistamos em nossa carreira profissional e pessoal. Seja responsável pelas suas conquistas. Valorize-se. Cuide do que você cativou”.

- Produção de mural: Escrever palavras que significam cativar e colar dentro dos pássaros feitos anteriormente.

AULA 11 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 82;
- Produção de mural: “Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...” E o que podemos ver com o coração?

AULA 12 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 93;
- Produção de mural: Tombou devagarinho como tomba uma árvore.

AULA 13 - GINCANA:
- Formar de 2 a 3 grupos para o desenvolvimento da Gincana (no estilo Show do Milhão). – Ler a 1ª pergunta, as alternativas e em seguida dizer VALENDO. - O grupo que levantar primeiro a mão tem o direito de responder. Se acertar, ganha 1 ponto; se errar, perde 1 ponto e passa a vez para o próximo grupo. - Anotar a pontuação de cada grupo e no final, fazer a somatória. Perguntas para a gincana:
1. Qual o gênero do livro?
a) ( ) conto b) ( ) fábula c) ( ) música d) ( ) novela
2. Quem é o autor do livro?
a) ( ) Joann Sfar b) ( ) Antoine de Saint-Exenple c) ( ) Joann de la Patrice d) ( ) Antoine de Saint-Exupéry
3. Qual foi o primeiro desenho do piloto quando criança?
a) ( ) um chapéu b) ( ) uma rosa c) ( ) um carneiro d) ( ) uma jiboia
4. O que o personagem fazia para testar a inteligência dos adultos?
a) ( ) fazia várias perguntas b) ( ) mostrava o seu primeiro desenho c) ( ) perguntava sobre um determinado assunto d) ( ) pedia para fazer um carneiro
5. O narrador personagem era aviador. Caiu no deserto do Saara por causa de uma pane no motor. O que ele encontrou no dia seguinte?
a) ( ) um camelo b) ( ) um homenzinho c) ( ) um pintor d) ( ) uma serpente
6. De onde era o principezinho?
a) ( ) do asteroide 325 b) ( ) de um planeta c)
( ) do asteroide B 612 d) ( ) do asteroide 613
7. O principezinho se preocupa em manter seu pequeno planeta livre dos Baobás. O que são os Baobás?
a) ( ) árvores b) ( ) arbustos c) ( ) flores
d) ( ) ervas
8. O príncipe tinha medo que o carneiro comesse uma planta especial que ele tinha em seu planeta. Qual era?
a) ( ) erva-doce b) ( ) flores do campo
c) ( ) Baobás    d) ( ) uma rosa
9. O que motivou o principezinho a fugir de seu planeta?
a) ( ) a vontade de conhecer outros planetas.
b) ( ) queria ser príncipe de um planeta maior para ter mais rosas.
c) ( ) desejava encontrar outras espécies de flor e fazer um belo jardim.
d) ( ) fugir das exigências da rosa e porque ela era muito presunçosa.
10. Ao partir de seu planeta, o príncipe passou primeiro pelo asteroide 325. Este asteroide era habitado por um rei. O que o rei propôs ao principezinho?
a) ( ) que morasse com ele e fosse seu súdito.
b) ( ) que se tornasse seu ministro da justiça.
c) ( ) que apenas ficasse ali sentado bocejando o quanto quisesse.
d) ( ) que limpasse seu planeta dos ratos.
11. No segundo planeta também havia apenas um habitante. Quem era?
a) ( ) um velho gordo e mentiroso b) ( ) um cogumelo c) ( ) um vaidoso d) ( ) um embaixador
12. Chegando ao quarto planeta o principezinho encontrou um homem de negócios. Ele disse ao principezinho que havia sido incomodado três vezes. Quais foram os três incômodos?
a) ( ) um pássaro, um besouro e o príncipe.
b) ( ) um besouro, o reumatismo e o principezinho. c) ( ) um besouro, umas moscas e o principezinho. d)( ) uma abelha, a máquina calculadora e o príncipe.
13. No quinto planeta, habitava o acendedor de lampiões. Qual era o motivo que o levava a acender e apagar o lampião de minuto a minuto?
a) ( ) seu planeta era muito escuro. b) ( ) o planeta era tão pequeno que levava um minuto para completar uma volta. c) ( ) o acendedor gostava do seu ofício. d) ( ) seu planeta era muito frio.
14. Quem foi o personagem que aconselhou o príncipe a visitar o planeta Terra?
a) ( ) o geógrafo b) ( ) o bêbado c) ( ) o homem de negócios d) ( ) o rei
15. Em que lugar da Terra o príncipe passou? Qual foi o primeiro ser com quem falou?
 a) ( ) Na África, no deserto de Gobi e se comunicou com uma minhoca. b) ( ) Na América, numa praia e se comunicou com uma flor. c) ( ) Na América, num deserto e se comunicou com uma serpente. d) ( ) Na África, no deserto do Saara e se comunicou com uma serpente.
16. A raposa ensinou ao príncipe o que é ser amigo. O que deve ser feito para se ter um amigo?
a) ( ) Para se fazer um amigo temos que criar laços, conhecer bem a pessoa que se quer cativar. b) ( ) Para se ter um amigo temos que desatar laços antigos com outras pessoas.
c) ( ) Devemos conquistar a pessoa com presentes e sempre fazer e dizer o que o outro gosta.
d) ( ) Devemos sempre nos preocupar em não magoar a pessoa esperando sempre que ela nos retribua.
17. Depois do encontro com a raposa, o principezinho encontrou o guarda chaves que era responsável por dividir e despachar...
a) ( ) pacotes e presentes b) ( ) crianças e brinquedos c) ( ) pessoas em trens d) ( ) carvão em trens
18. No oitavo dia em que o piloto estava no deserto, o príncipe contou-lhe a história do vendedor. O que esse personagem vendia?
a) ( ) remédios para o reumatismo b) ( ) pílulas que aplacavam a sede c) ( ) xarope para a tosse
d) ( ) comprimidos para a fome
19. Depois de beberem a água do poço, o piloto voltou para o avião a fim de consertá-lo. No dia seguinte retornou e encontrou o principezinho falando com alguém. Quem era?
a) ( ) uma serpente b) ( ) a raposa c) ( ) uma flor do deserto d) ( ) um camelo
20. Quanto tempo o príncipe ficou na terra?
 a) ( ) um dia b) ( ) um mês c) ( ) uma semana d) ( ) um ano
21. Quantos anos se passaram até que o aviador contasse esta maravilhosa história?
a) ( ) dois anos b) ( ) dez anos c) ( ) seis anos d) ( ) quatro anos
22. Como termina a história? (Escrever a resposta em até 2 minutos)
No final da gincana, distribuir brindes para toda a turma, ressaltando que o importante, não é só o ganhar, adquirir, compartilhar e participar com alegria da construção do conhecimento em conjunto com os colegas da turma nos torna seres diferente no planeta.
AULA 14 - Para finalizar iremos assistir ao filme.


AQUI

Mais sugestões de projetos e atividades
Coletânea de atividades
AQUI
AQUI
AQUI
Desenhos para colorir
AQUI
Atividade para educação infantil
AQUI
Conto/Gênero literário
AQUI


AQUI


AQUI


O Expresso Polar

A outra história de pequeno príncipe: Sugestão literária: AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.