Nhatalie Dieterlé
Para fazer chover, o povo da aldeia de Zekeyê toca, canta e dança. Zekeyê quer tocar também, mas ele é muito pequeno, não alcança os tambores. Então, faz seu próprio instrumento musical, com um som tão pequeno quanto ele. O povo zomba de Zekeyê, e ele se entristece. Chega a chuva forte, que traz muitos mosquitos. Os velhos sábios mandam trazer sapos para acabar com os insetos.
Os sapos resolvem o problema e criam outro; se recusam a sair da aldeia.
Por sugestão do feiticeiro, são trazidas serpentes. Mais uma vez, um problema é resolvido criando outro problema. Zekeyê tem uma ideia, mas ninguém o escuta. Ele resolve agir por conta própria.
Projeto pedagógico
Aula/Vamos trabalhar com onomatopeias?
AQUI
AQUI
AQUI
Instrumentos musicais/Orquestra
AQUI
AQUI
AQUI
Onomatopeia, segundo o dicionário, significa imitar um som com um fonema ou palavra.
Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana, tudo isso faze parte do universo das onomatopeias.
Na criança, elas surgem por volta de um ano de idade quando ela começa a falar as primeiras palavras e devem ser incentivadas.
Para essa brincadeira que acontece naturalmente, podemos usar miniaturas de animais e objetos, figuras, e dramatizações.AQUI
AQUI
Instrumentos musicais/Orquestra
AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.