quinta-feira, abril 16, 2020

O flautista de Hamelin>Os personagens também sentem>Conceitos matemáticos>16/04/2020

flautista-de-hamelin

O flautista de Hamelin/Os personagens também sentem
Ouvindo:  AQUI
Objetivos:
- Reconhecer as emoçõesdos outros e as próprias;
- Adquirir vocabulário
emocional;
- Ter um olhar mais afetivonas situações do cotidiano
  


Materiais
Um livro de históriasda sua preferência
Palitos de Sorveteou de Churrasco para ilustrar a história
 


 Prática:
Sente com a criança, e conte uma história. Vamos usar como exemplo aqui: O Flautista de Hamelin.
Primeiro conte toda a história, e depois, pausadamente, vamos com os personagens em mãos, falar sobre suas atitudes e sentimentos.
Reflexão:- Qual o sentimento dos moradores quando percebem a invasão dos ratos? E você o que sentiria se estivesse lá?
- Você se lembra de ter sentido isso em alguma outra situação?
- E o prefeito como se sentiu? O que ele fez quando não tinha ideia de como agir?
- Qual a postura do Flautista ao chegar na cidade?  
Ele acreditava em si  mesmo? Você acredita em si?
Como os moradores se sentiram depois da solução do flautista? 
O que te faz sentir essa mesa sensação?
- E depois de não ter recebido seu pagamento, como o flautista se sentiu? 

Você já sentiu essa sensação de injustiça? Quando?
- Você acha que o prefeito aprendeu a lição sobre cumprir com a sua palavra? 

E você cumpre com aquilo que promete?  

Final:
Olha quantos sentimentos envolvem uma situação não é mesmo?
E olha quantas pessoas atingimos (de maneira positiva e negativa) com nossas atitudes.
Quando aprendemos a conhecer nossas emoções, e lidar com elas, é mais fácil se relacionar com o outro, e ter mais consciência das nossas ações. 

Isso se chama: Tomada de Atitude Responsável.  

Atividade elaborada pela professora Juliana Cristina
Instagran: @ju.llimma
 Mais atividades sobre esta obra

Há mais de 600 anos, aconteceu em Hamelin um fato curioso: a cidade foi invadida por milhares de ratos, que comiam tudo o que encontravam nas casas e nos armazéns.
                                      Aí apareceu um rapaz flautista, que fez ao prefeito a seguinte proposta: se lhe pagassem mil moedas de ouro, ele livraria a cidade de todos os ratos. Ao ouvir a proposta, o prefeito concordou imediatamente.
                                      O flautista, então, saiu pelas ruas tocando flauta. Os ratos, como se estivessem enfeitiçados pela música, começaram a subir dos esgotos e seguir o flautista.
                                      Enquanto tocava, o flautista foi andando, andando e entrou num rio. Os ratos, aos milhares, também se atiraram na água e morreram todos afogados.
                                      O prefeito, que era muito mentiroso, não pagou o que havia prometido ao rapaz e ficou com o dinheiro.
                                      O flautista, enganado, voltou então para a rua, começou a tocar na flauta outra música e, de todas as casas, saíram correndo, num bando alegre, dezenas de crianças. Elas seguiram o flautista até uma montanha, que magicamente se abriu para engoli-las.
                                      Quando os pais das crianças souberam que isso tinha sido vingança do flautista, ficaram furiosos com o prefeito, que teve de fugir de Hamelin.
                                      Tempos depois, o prefeito voltou à cidade, mas o povo, que não tinha esquecido o que ele fez, agarrou-o, deu-lhe uma surra e prendeu-o.
                                      O flautista, ao saber disso, libertou todas as crianças que estavam presas dentro da montanha. Depois desses acontecimentos, os pais das crianças aprenderam uma lição: nunca mais escolheriam mentirosos nem caloteiros para prefeito da cidade. Fonte

Interpretação
O flautista Hamelin

AS CHAVES DE MARDUM
Matemática e novas mídias/Desafios
PALAVRAS-CHAVE :grandezas e medidas, grosso e fino, atributos métricos.
Mais matemática com esta obra

Desdobramentos matemáticos
Trouxe mais links sobre atividades de matemática da TV Escola
Professor (a), nos episódios de O Mundo de Mardum, Cacá e Nina circulam entre o real e o imaginário: o Mundo Paralelo de Mardum. Mas tanto lá quanto cá, as crianças usam conhecimentos, ou conceitos matemáticos, para enfrentar os desafios que encontram. 
Os seus alunos, certamente, também fazem isso, por isso é importante valorizar os conhecimentos prévios que eles já têm, tanto em relação aos temas e questões que são explorados nesta série quanto em outros momentos em que os conteúdos matemáticos são estudados. Bom divertimento a todos vocês!
Alguns deles
O estranho comilão
O chapéu do tango




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.