quarta-feira, abril 15, 2020

A invençao do abraço>Atividades socioemocionais>Trabalhando a afetividade>15/04/2020

Organizando as emoções

Objetivos:
Perceber o que sentimos e saber nomear e entender que dentro de nós, tem um pouquinho de cada emoção  

Materiais
Bolinhas coloridas (ou brinquedos de montar)
Use a Criatividade!
Uma foto da família e uma caixa ou cesta
Fichas de Expressão facial das Emoções( calma,amor,alegria e tristeza)
Prática
Escolha um lugar, para ser o centro do jogo.
Ali, você organiza as fichas das emoções, a foto da família e a cesta.
  

As bolinhas nas cores:
Vermelha (representarão o amor), azul (a tristeza), amarela (alegria) e verde (a calma)
 

 Esconda de três a quatro bolinhas de cada cor. 
E sente-se com as crianças em volta da cesta, explicando que cada cor, representa uma emoção de acordo com a legenda.
Vamos iniciar a busca pelas bolinhas coloridas, que quando encontradas, devem ser colocadas dentro da cesta, junto da foto da família.  
Reflexão:
Muito importante a participação do adulto para dar sua opinião e partilhar seus sentimentos junto com a criança.
Depois de todas bolinhas encontradas, vamos falar sobre a foto.  (Um coração + cérebro

Estimule a criança com perguntas:O que você sente quando vê essa foto?
Que emoção é essa que você está sentindo?
 

Você sempre se sentiu assim em família ou já sentiu outra
emoção? Quando?
  

A cesta representa nosso coração.
Ele esta cheio de emoções bagunçadas junto da nossa família.
Sugira as crianças que organizem as emoções por cores (asbolinhas), e use essa simbologia para explicar sobre a necessidade de termos
Equilíbrio Emocional, ou seja: ter um pouquinho de cada emoção, de forma organizada dentro de nós.
Explorando o tema família, aborde:
Tudo bem se ficarmos tristes com alguém que amamos, daí a necessidade de termos também a alegria, para nos ajudar a superar esse momento de tristeza.
  


Amigo secreto
Objetivos: 
Aprender a olhar para si e para o outro; Viver a diferença; Agir positivamente para o bem comum. 
Materiais 
Utilizados Bexigas com nome dos participantes dentro 
Texto: A invenção do abraço
 Caixa de som para música: Jota Quest - Dentro de um abraço:   AQUI
Reflexão: Muito importante a participação do adulto para dar sua opinião e partilhar seus sentimentos junto com a criança. Falem sobre o texto, e sobre abraço. Estimule-os perguntando? Gostou do texto? Voce gosta de abraço? O que sente quando abraça alguem? Quais são as pessoas que você gosta de abraçar?
Prática: Um balão com nome de cada participante, vamos misturar, distribuir entre eles e estourar o balão em ordem. O nome da pessoa que estiver no papel dentro do balão estourado, vai ganhar o presente: Um abraço bem forte! 
Final: Os abraços são mágicos!
 Aproveite o momento para falar da importância de um abraço. Que quando estivermos precisando de um abraço, devemos pedir a alguém, sem vergonha de expor nosso sentimento, e da mesma forma, quando notarmos um amigo triste, podemos oferecer um abraço. Isso tem a ver com Empatia . 

Atividade elaborada pela professora Juliana Cristina
Instagram: @ju.llimma

Ouvindo: AQUI
Atividades: AQUIAQUIAQUI

É tudo invenção/Ricardo Silvestrim
Texto pequeno – A invenção do abraço

AQUI

Outra sugestão com esta leitura acima

+ leituras para imprimir

Dinâmica /Técnica do abraço
AQUI


AQUI


Convide colegas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.