segunda-feira, novembro 02, 2020

Os mil cabelos de Ritinha>Cabelo bom é o quê?>Autoestima e beleza>Amor de cabelo> 02/11/2020


Paloma Monteiro/Daniel Gnattali

O título remete a uma multiplicidade que pode soar, aparentemente, como apenas estética. Frente ao espelho, a primeira frase da personagem – “O mesmo penteado todo dia? Não!” – abre a inquietação que buscará respostas na criatividade afro. A partir daí, a cada dia um visual diferente! Lã, miçanga, cacho, flor…

Entrelaçado a uma constelação familiar segura e consciente, o cabelo africano como tema – empoderado pelas maneiras criativas de arranjá-lo –, propicia que a beleza da africanidade seja naturalmente apresentada por seu valor em si, e não como resposta mecânica a padrões outros que acabam por tornar reféns milhões de pessoas no Brasil.

Como se não bastasse, traz ainda uma gostosa relação familiar com tios, avós e irmão, entremeada com narrativa poética, bordada de rimas e cotidiana, que se desdobra pelos dias da semana, permitindo também que seja trabalhada a continuidade do tempo.

Narrativa digital


Ouvindo a história

AQUI

Cantando: Exaltação  da cultura afro/brasileira:  AQUI

Rodrigo Goekcs/Anna Pires
Sobre esta obra: AQUI

Cabelo bom é o quê? Atividade em PDF

AQUI

Lindo!!! Poesia e autoestima


Um dia me falaram que existia cabelo ruim. Mas por quê?

Cabelo bom é o quê?

Cabelo bom é o que nasce, cresce e cai

Nasce de novo e por aí vai….

Que protege, penteia e enfeita

Que ilumina, enrola e me deixa satisfeita

Cabelo bom é esse aqui

Que me faz menina, alegre e perfeita!

Se é assim, todo cabelo é bom!

Cada um do seu jeito,

Cada um com seu direito

Grande, pequeno, liso ou enrolado

Branco, preto, vermelho, amarelo ou, até, azulado

Cabelo bom é o meu

Porque é com ele que eu posso fazer um lindo penteado. Bem enfeitado.

Fonte


Matthew A. Cherry, Vashti Harrison

O livro inspirado no filme vencedor do Oscar de melhor curta metragem de animação.

 O cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo! Mas um dia superespecial pede um penteado mais especial ainda.

A mãe de Zuri está voltando para casa depois de um tratamento médico. E, embora ainda tenha muito o que aprender quando se trata de cabelo, o pai da menina é o responsável por ajudá-la a montar o penteado perfeito para receber a mãe. Ele fará qualquer coisa para deixar a filha feliz, até mesmo aprender a diferença entre trança nagô e trança twist.
Comovente e empoderador, Amor de cabelo enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente.  
Sobre a obra
Sequência didática: AQUI
História na lata: AQUI


Sobre este curta metragem vencedor do OSCAR 2020

Proposta Pedagógica – EducaDesafios
Tema: “Meu cabelo, minha história!”
Público-alvo: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Duração: 2 a 3 encontros (ou uma semana temática)
Eixo: Identidade, Diversidade e Consciência Negra
🎯
Objetivos Gerais
• Valorizar a diversidade étnico-racial e promover o respeito às diferenças.
• Estimular a expressão artística e corporal como forma de reconhecer a própria identidade.
• Desenvolver a empatia, a autoestima e a consciência de pertencimento.
• Proporcionar experiências sensoriais e criativas que favoreçam a inclusão de alunos autistas.
🧠
Competências Gerais da BNCC
1. (CG 1) Valorizar e utilizar os conhecimentos culturais e artísticos na construção de identidade e respeito à diversidade.
2. (CG
😎
Conhecer-se, reconhecer suas emoções e desenvolver a autoestima e o autocuidado.
3. (CG 9) Exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação em grupo.
4. (CG 10) Agir pessoal e coletivamente com respeito à diversidade e à equidade.
🎯
Habilidades BNCC (Educação Infantil / Anos Iniciais)
Educação Infantil
• EI03EO02: Demonstrar atitudes de respeito à diversidade e solidariedade.
• EI03TS02: Expressar-se por meio de diferentes linguagens (plástica, corporal e oral).
• EI03EF03: Reconhecer e valorizar as semelhanças e diferenças entre as pessoas.
Anos Iniciais (1º ao 3º ano)
• EF01GE01: Reconhecer-se como parte de um grupo social e valorizar a diversidade.
• EF15AR02: Experimentar diferentes materiais e suportes nas produções artísticas.
• EF02HI04: Identificar e respeitar diferentes culturas, histórias e identidades.

Mais cabelos no Linguagem: AQUI

AQUI  AQUI
+Atividades Consciência Negra/BNCC
Sequência didática: As cores de Mateus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.