quarta-feira, março 03, 2021

Brincando de bicho>Conversa de bicho> Bicho por bicho>Noções espaciais> 03/03/2021


Autora: Maria Elaine Cambria

Ilustradora: Semíramis Paterno

Você já pensou se fosse um sapo? E se fosse uma abelha? Como seria se você fosse uma minhoca? Neste divertido livro, a autora interage com a criança como se estivesse ao seu lado brincando de ser um bicho. Que tal entrar nessa brincadeira?

ATIVIDADES SUGERIDAS 
 
Temas abordados: seres da natureza; imaginação; brincadeiras; rimas.

 - Após a primeira leitura da história, leia desafiando as crianças a terminarem as frases, compondo as rimas.

- Proponha que criem outras rimas para os animais.

- Construa fantoches dos animais com sucata ou material reciclável e dramatize a história.

- Desafie as crianças a construírem um álbum com pesquisa sobre os animais que aparecem na história.

- Proponha que continuem o texto poético com outros animais criando outras rimas.

- Proponha que escrevam textos narrativos como se estivessem vivendo como um animal escolhido.

- Proponha a construção plástica com fotografias 3x4 das crianças com o corpo de um animal escolhido.

- Envie o livro para as famílias para que elas continuem com mais animais, criando outras rimas fazendo também as ilustrações.

- Depois faça uma dramatização para os familiares com exposição sobre o que foi aprendido sobre os animais do livro.

- Durante a pesquisa sobre os animais, trabalhe a importância de cada um na conservação do meio ambiente.

- Chame a atenção para as diferenças entre os animais relacionando com as diferenças entre as pessoas e o direito ao respeito e a igualdade na diversidade.

- Construa um fichário sobre os animais pesquisados e outros a serem pesquisados, em ordem alfabética.

Fonte

Texto: Célia Cris Silva
Ilustrações: Verônica Fukuda

Uma história deliciosa pensada para os bebês, mas que vai encantar a família toda.

 ATIVIDADES SUGERIDAS:

 Temas abordados: sons produzidos pelos animais.
 Antes da leitura
- Leve imagens de diferentes animais para mostrar às crianças. Entre eles, os que aparecem na história. Converse com elas sobre eles: se já viram de perto, onde viram, se têm medo...
- Pergunte que som cada um faz.
- Pergunte quem tem um animal em casa (ou apartamento, sítio etc.).
- Verifique se elas conseguem diferenciar os animais de acordo com seus habitats, por exemplo: que animais vivem na fazenda? E na floresta? Nos rios?
Durante a leitura
- Se possível, sente-se em roda com as crianças de forma que todas possam ver o livro e suas ilustrações.
- Mostre a capa, as imagens da capa (pergunte que animais elas reconhecem na capa), leia o título, os nomes de quem escreveu e de quem ilustrou, depois leia o texto da quarta capa.
- Pergunte o que elas acham que irão ver “dentro do livro”.
- Nas páginas 2-3, onde há uma conversa com os adultos que irão ler o livro para as crianças, vê-se uma parte de um animal. Que animal seria?
- Vá fazendo a leitura pausada e ritmadamente, caprichando nas onomatopeias. Peça a ajuda das crianças para fazerem, junto com você, o som dos animais.
- Vá mostrando as imagens, enquanto lê.
- Pergunte onde as crianças acham que essa história se passa.
Depois da leitura
- Depois de ler a história toda, retome a leitura página a página, chamando a atenção para detalhes nas imagens. Há texturas, cores, movimento nos desenhos.  Por exemplo:
. Páginas 4-5: Para quem o cão olha? E o gato, olha para quem? E o rato, será que está fugindo do gato?
. 6-7: Por que o rato está preocupado? (Será que está com receio de ser caçado pelo gato, que ficou na página anterior?)
- A cabra levou uma ferroada. Repare que a ponta do focinho dela está vermelha e inflamada. Quem é que dá ferroada? Quem tem ferrão! E quem é que tem ferrão? (Vespa e abelha, por exemplo).
- Peça para as crianças imitarem como berra uma cabra que levou uma ferroada. E uma cabra que não levou uma ferroada, como berraria?
- Essa cobra que sibila parece familiar? Volte ao início do livro. Pergunte à turma se era ela quem estava tentando se esconder nas páginas iniciais. (Comparando o desenho da cauda percebemos que é ela mesma.)
- Converse com as crianças: Por que será que a coruja pia baixinho? Será que ela não quer chamar a atenção? E como seria piar alto?
- Por que o porco ficou assustado?
- A abelha quer animar a vaca. Por que ela faria isso? Talvez ela seja amiga da vaca e é isso que os amigos fazem, não é mesmo?
- O bebê ri gostoso da barulheira. Onde está o bebê? Que animais estão ao redor? (os animais citados na história).
- Será que essa história foi inventada pelo bebê? Ou por alguém que usou os bonecos dos bichos para fazê-lo sorrir? Ou será que essa história acontece ao mesmo tempo numa fazenda e no quarto do bebê? (Não há uma resposta certa, nem errada. Para cada um, a história fará sentido de um jeito diferente.)
- Mostre as fotos das autoras do livro, Célia e Veronica. Leia o texto que fala sobre elas. Caso as crianças queiram fazer perguntas para elas, incentive-as. Escreva e envie um e-mail para a editora. As autoras terão prazer em responder.

Varal de histórias

Bicho por bicho


Bem lá no alto: AQUI


Aulas/Conceitos matemáticos

A loja de Ana: Em cima, embaixo: AQUI

Na fazenda de JoãoAQUI

Longe ou perto: AQUI

Trilha das posições:  AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.