domingo, agosto 01, 2021

Era uma vez um livro> Dez histórias sem desfecho>Era uma vez o livro>Hora da história>01/08/2021


Marcelo Cipis

Um narrador inicia dez histórias e pára de repente, no ponto exato para deixar a curiosidade bem atiçada, deixando para o leitor o compromisso irresistível de imaginar o desfecho. Como um jogo de armar, as ilustrações fornecem separadamente os elementos das histórias que compõem o livro - e também de muitas outras que o leitor queira contar.

O que dizer depois do "Era uma vez"? Como se cria uma história? 

É o que mostra Marcelo Cipis neste livro em que um narrador-personagem-autor, às voltas com angústias próprias do seu ofício, inicia sucessivamente dez narrativas e pára de repente - no ponto exato para deixar a curiosidade bem atiçada. 

Dizendo-se "insatisfeito" ou "indeciso", "cansado" ou "descabelado", ele faz que desiste a cada vez e passa adiante, propondo um novo "Era uma vez". Entre um e outro, o leitor é estimulado a partilhar a experiência de elaboração do texto, porque o destino das personagens fica suspenso, mas vem preparado para que se imaginem os rumos que pode tomar. Ao leitor, assim, é delegado o poder de buscar no seu repertório os desfechos possíveis, como se participasse de um jogo de adivinhação de que sempre sairá vencedor. Para completar o jogo, Marcelo Cipis criou ilustrações que funcionam como modelos para armar, fornecendo separadamente os elementos das histórias que compõem o livro - e também de muitas outras que o leitor queira contar. Fonte

Ouvindo: AQUI

Atividade: AQUI

Desfecho de narrativa: Página 71: AQUI

Do mesmo autor: Quem és tu? AQUI

Era uma vez o livro

Era Uma Vez era um livro muito bonito. Capa grossa, folhas limpas, material da melhor qualidade. Muitas e muitas páginas. Letras? Nem se fala. Capítulos enormes com letras de todas as cores, tipos e tamanhos. Porém, ele se sentia muito triste porque ninguém o pedia emprestado na biblioteca. Todos os seus colegas de prateleira saíam para passear com alguma criança, iam visitar as suas casas, seus amigos, iam até para a escola e conheciam outros livros. Continua e baixe:  AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.