sábado, setembro 18, 2021

Uma chapeuzinho vermelho>Uma visão contemporânea do clássico>Releitura>18/09/2021


Marlonaine Leray

A reinvenção de uma história clássica aguça a percepção das crianças de que o mundo é feito de múltiplos pontos de vista. No caso deste livro, a Chapeuzinho ingênua e inocente do conto tradicional se transforma numa garota corajosa e perspicaz, que engana um Lobo Mau incapaz de causar medo na menina. Tendo início na parte do conto em que o lobo está prestes a papar a garotinha, que então faz as clássicas perguntas a respeito daqueles olhos, orelhas e dentes tão grandes, esta versão da história tem um final inesperado, muito divertido.

“Uma Chapeuzinho Vermelho” foge ao conto original no qual uma menina indefesa sai para visitar sua avó e é aterrorizada por um lobo. Nesta versão da autora e ilustradora Marjolaine Leray, Chapeuzinho é uma menina sabida, delicada, aparentemente indefesa, mas que sabe se virar e enfrentar perigos com recursos próprios.

Ouvindo a história: AQUIAQUI

Lendo: AQUI

Sandra Medrano acredita que o último parágrafo reverbera por muito tempo depois da leitura. O livro "Uma Chapeuzinho Vermelho", escrito por Marjolaine Leray, traz um último parágrafo muito surpreendente. No universo dos contos clássicos das crianças o último parágrafo é muito forte, com o "E viveram felizes para sempre". Mas a releitura de Marjolaine do conto clássico de "Chapeuzinho Vermelho" repensa essa característica.
Que incentivar a leitura é importante todo mundo sabe, mas que livros comprar? Quais são os mais recomendados? E quando? E por quê? Seus problemas acabaram. Nesse quadro três escritores infanto-juvenis indicarão leituras indispensáveis ao desenvolvimento da criança.

"Não há história que só possa ser contada de uma única maneira. Mas, então, se de algum modo ela é alterada, continua a ser a mesma história? Reinventar histórias conhecidas aguça a percepção de que o mundo é feito de múltiplos pontos de vista."

Obras de Flávio de Souza: AQUI

Obras de J. Roberto Torero: AQUI

Mais obras sobre chapeuzinho vermelho e lobo: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.