terça-feira, janeiro 04, 2022

Pequenos textos para alfabetização>Caligrafia>Ficha literária>Ortografia> Leitura em voz alta>Sugestões> 04/01/2022

 

Leitura em voz alta pelo professor: por que e como fazer?

Essa leitura consiste em o professor ler para os alunos, diariamente, para alcançar os seguintes objetivos: repertoriar as crianças com boas leituras literárias, ler para elas textos que não dariam conta de lerem sozinhas, estimular para o hábito da leitura, demonstrar que este é um momento semelhante aos que temos fora da escola, por exemplo, quando lemos para outras pessoas.
Os textos lidos são contos, fábulas, lendas, crônicas, poemas. São sempre literários.
O horário é nobre, acontece no início do período e não ultrapassa quinze minutos.
Como fazer?

1) Antes da leitura - Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia.

- Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia. As crianças podem querer copiar e não prestar atenção na leitura. Aliás, oriento meus professores para pedirem, aos alunos, que nem abram suas mochilas.

- Organizada a classe para a audição, o professor deve apresentar o livro, o título da leitura, contextualizar o autor (falar sobre ele) e dizer se é um conto ou uma crônica, por exemplo.

2) Durante a leitura - O professor não deve fazer paradas na leitura para saber se os alunos estão compreendendo, nem para explicar o significado das palavras. O foco não é a interpretação.

3) Depois da leitura - O professor pode compartilhar, com os alunos, seu comportamento de leitor experiente, por exemplo, mostrando-se emocionado ou entusiasmado com o texto que escolheu ou relendo alguns trechos.

 O registro das leituras: Oriento os professores para que registrem numa planilha (veja aqui o modelo) todas as leituras que fazem durante o ano. Faço o acompanhamento do que os professores estão lendo para as crianças, por meio dessas planilhas que vão para o portfólio da classe. Como os portfólios passam para os professores dos anos seguintes, estes podem identificar o que já foi lido para a turma e, assim, não repetirem leituras. Fonte

Para leitores fluentes: Leituras expressivas: 

A leitura expressiva consiste na interpretação oral de um texto realizada com convicção. Está para além da mera leitura em voz alta, pois pressupõe que o leitor encarna a(s) consciência(s) manifestada(s) no texto, assumindo como suas as vozes que nele falam.  AQUI

Pequenos textos graciosos: AQUIAQUI

Produção de textos: AQUI

Caligrafia/Imprimir: AQUIAQUIAQUIAQUI,AQUI

Modelo de ficha literária + projeto de leitura( destinado a apreciação literária): AQUI

Texto: PDF: Ortografia : AQUI

Texto: PDF: Leitura e atividade: AQUI

Pequenos textos com interpretação: AQUIAQUIAQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.