quarta-feira, janeiro 05, 2022

Contos de encantamento>Gênero textual>Aulas>Sequências didáticas>PDF>Especial/Lobos>05/01/2022

 

Os contos de fadas eram transmitidos oralmente e apresentam histórias em que há um herói ou heroína que enfrenta vários obstáculos para depois conseguir triunfar contra o mal. Alguns dos autores tradicionalmente conhecimentos foram: Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. A leitura foi muito importante para que pudéssemos destacar algumas das características mais marcantes dos contos: Exemplo: Branca de Neve: 

  • A forma inicial: “Era uma vez … ” nos faz lembrar de um passado distante e serve de entrada para o mundo da fantasia.
  • Não apresenta com precisão um lugar determinado: “um” palácio, “uma” floresta…
  • Sempre aparece um elemento mágico que ajuda o personagem a resolver o problema.
  • Apresenta alguma transformação.
  • O final costuma ser “… foram felizes para sempre”.  Fonte
  • Reescrita de contos de encantamento: AQUI


Aula: Era uma vez...Conto de fadas: AQUI

O que são contos de encantamento: AQUI

Sequência didática/Contos de encantamento/PDF: Gato de Botas/Outros: 4ºano: AQUI

Mais Gato de Botas: AQUIAQUI

Sequência didática/Formulários/5º ano: AQUI

Sequência didática: Símbolo da paz, as atitudes que favorecem a paz e as regras de trabalho em grupo. AQUI

Sequência didática: Fábulas: AQUI

Produção de textos/Contos de fadas/Texto publicitário: AQUI

Especial/Lobos e suas presas:

A sequência, “Galeria de Personagens: lobos e suas presas”, articula
situações de leitura e escrita em torno de uma personagem famosa dos
contos, ou seja, “o lobo”. A partir dessa proposta, as crianças têm a
oportunidade de avançar no conhecimento da linguagem que se
escreve e, por sua vez, na linguagem dos contos e no desenvolvimento
de procedimentos leitor e escritor, tanto em situações que visem
interpretar e produzir textos, como na aquisição do sistema de escrita
alfabético.

A sequência de atividades culmina na reescrita de um conto com lobos
(ditado para o(a) professor(a)) e na produção de uma galeria de
personagens “Lobo e suas presas”, com exposição de fichas de
personagens, acompanhados de imagens. As etapas, que oferecem
situações didáticas em que os(as) estudantes são desafiados a resolver
problemas para avançar nos seus conhecimentos como leito... 

Continua: AQUI  Depois das "referências" encontram-se 4 links com várias aulas do tema acima

Histórias com lobos: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.