Produzindo textos
Vamos escrever?
Propostas vinculadas ao Projeto Estímulo à Produção de Textos
Contos de fadas
Com esta atividade você poderá trabalhar todos os ingredientes
necessários para uma boa composição (criatividade, imaginação, linguagem
escrita, seqüência, coesão textual, personagens) e ao mesmo tempo ensinar seus
alunos a utilizar os recursos do computador para finalizar seus textos.
Os
alunos vão estudar os elementos que compõem os contos de fadas e vão criar suas
próprias histórias ilustradas com desenhos próprios.
Objetivos:
O que se quer com essa atividade é que os alunos saibam identificar os elementos de um conto de fadas e que escrevam de forma criativa as suas próprias histórias e saibam como ilustrá-las. Além disso, para os que puderem utilizar computadores, o objetivo é que saibam digitar, editar e imprimir seus trabalhos.
Recursos didáticos:
Livro de histórias infantis, gibis, papel sulfite, lápis, lápis de cor,
giz de cera, tinta guache e, se possível, um computador, um scanner, uma
impressora e um software de edição de texto tipo Word.
Organização da sala:
1a aula: em círculo para a leitura das histórias
2a e 3a aulas: em duplas (embora cada aluno crie sua própria história, o processo de criação poderá se dar em dupla)
4a e 5a aula: trabalho individual ou em dupla (um dita o texto e o outro digita, depois trocam).
Propicie a troca de idéias inventivas e a circulação pela classe.
6a aula: trabalho individual.
7a aula: alunos em círculo.
2a e 3a aulas: em duplas (embora cada aluno crie sua própria história, o processo de criação poderá se dar em dupla)
4a e 5a aula: trabalho individual ou em dupla (um dita o texto e o outro digita, depois trocam).
Propicie a troca de idéias inventivas e a circulação pela classe.
6a aula: trabalho individual.
7a aula: alunos em círculo.
Procedimentos:
1a aula
Leve para a classe alguns livros de histórias infantis e gibis. Mostre as
figuras para os alunos, leia os títulos das histórias, aguçando a curiosidade.
Depois de estimular a imaginação de seus alunos, leia pausadamente alguns
contos de fadas. Não se esqueça de dar seu toque especial à leitura.
A seguir, levante com os alunos o que mais chamou a atenção na história e quais
os personagens de que mais gostaram. Solicite que justifiquem suas respostas.
Depois, comente sobre as características dos personagens (físicas, emocionais e
morais), do ambiente e dos demais componentes de um conto de fadas.
2a aula e 3a aulas
Solicite aos alunos que criem um conto de fadas com heróis e vilões. Ensine-os
a criar heróis e vilões, com traços de personalidade bem marcados. Peça que
inventem nomes criativos para identificar os personagens. Depois, que desenhem
os personagens de suas histórias, colocando os nomes ao lado das figuras.
Solicite aos alunos que digitem suas histórias no computador, e se for
possível, reproduza os desenhos no computador utilizando um scanner.
Se não puder, depois dos textos editados e impressos devolva-os para que os
alunos ilustrem suas histórias à mão. Durante a digitação dos textos, não se
esqueça de orientar os alunos a deixar um espaço livre para as ilustrações à
mão.
Cada aluno deverá imprimir a sua história.
6a aula
Peça que transformem a história escrita em história em quadrinhos. Tire cópias
de todas os trabalhos, faça uma única edição e distribua para todos os alunos
da classe.
7a aula
Estimule os alunos a ler suas histórias para os colegas da classe e para as
outras turmas da escola. Os livros poderão ser levados para casa ou deixados na
biblioteca da escola.
OBSERVAÇÃO
Você poderá pedir ajuda aos pais e a outros professores da escola para colaborar com você no laboratório de informática, orientando e acompanhando o processo de digitação dos alunos.
Você poderá pedir ajuda aos pais e a outros professores da escola para colaborar com você no laboratório de informática, orientando e acompanhando o processo de digitação dos alunos.
Contextualização:
Depois do livro elaborado, sugira aos alunos que observem os programas
infantis na televisão e tentem identificar possíveis semelhanças com os
personagens e as histórias criadas.
Solicite também que as crianças os relacionem com a vida real. Como são as pessoas, como se expressam, que características de heróis ou vilões têm.
Aproveite o momento para falar de filmes como os da série Guerra nas Estrelas ou Jornada nas Estrelas.
Solicite também que as crianças os relacionem com a vida real. Como são as pessoas, como se expressam, que características de heróis ou vilões têm.
Aproveite o momento para falar de filmes como os da série Guerra nas Estrelas ou Jornada nas Estrelas.
Possibilidade interdisciplinar:
O(A) professor(a) de Artes poderá ajudar na composição gráfica dos
personagens, na escolha das cores, e nas representações das expressões faciais
de cada personagem.
Fonte: Traduzido e adaptado daqui:
Produção de textos
Vamos escrever?
Texto publicitário
Agência de publicidade
Na sociedade de hoje, sofremos constante bombardeio publicitário por
meio de cartazes na rua, comerciais na televisão e no rádio, propagandas em
revistas e jornais sempre com o objetivo de promover o consumo de produtos (e
idéias).
Ao trazermos para a sala de aula o texto publicitário como uma unidade
de trabalho, a criança passa a conhecer não só as finalidades e características
linguísticas e textuais deste tipo de texto, mas também pode tornar-se um
consumidor mais atento e crítico, pois passa a conhecer os elementos de
persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público.
Nessa atividade,
vamos selecionar produtos e marcas de conhecimento dos alunos e reescrever seus
textos publicitários e slogans.
Com relação ao conhecimento do sistema alfabético de escrita o enfoque será o de relacionar a grafia convencional de palavras de maior utilização, segmentação de palavras e frases, uso de maiúscula e de alguns sinais de pontuação.
Com relação ao conhecimento do sistema alfabético de escrita o enfoque será o de relacionar a grafia convencional de palavras de maior utilização, segmentação de palavras e frases, uso de maiúscula e de alguns sinais de pontuação.
Objetivos:
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
a) falar e ouvir em situações específicas de comunicação nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender ponto de vista, replicar etc;
b) utilizar as convenções da escrita como uma exigência social;
c) perceber as finalidades e funções do texto publicitário;
d) observar e utilizar a linguagem específica do texto publicitário: seus recursos linguísticos e não-linguísticos.
a) falar e ouvir em situações específicas de comunicação nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender ponto de vista, replicar etc;
b) utilizar as convenções da escrita como uma exigência social;
c) perceber as finalidades e funções do texto publicitário;
d) observar e utilizar a linguagem específica do texto publicitário: seus recursos linguísticos e não-linguísticos.
Recursos didáticos:
Revistas, jornais, cola, papel pardo, tesoura, folha sulfite, lápis de
cor/cera; canetas coloridas
Organização da sala:
Haverá momentos de trabalho em que as crianças deverão estar em pequenos
grupos, em outros que trabalharão individualmente e, em outros, em que todos da
classe deverão formar um círculo para a discussão ou síntese coletiva.
Procedimentos:
1) Faça com os alunos uma pesquisa sobre as marcas e os produtos que
conhecem, listando-os na lousa, a partir de algumas categorias como
laboratórios farmacêuticos, empresas automobilísticas, lojas de
eletrodomésticos, produtos infantis, produtos alimentícios etc;
2) Organize os alunos em duplas e peça que levantem os "slogans" que conhecem e que correspondem a cada marca levantada no item anterior. Exemplos: "Nestlé - Nossa vida tem você"; "M&M's - O chocolate que derrete na sua boca e não na sua mão"; "McDonald's - Gostoso como a vida deve ser";
3) Solicite que os alunos, ainda em duplas, procurem nas revistas e jornais trazidos para a classe os vários produtos e seus slogans, recortando-os;
4) Proceda em seguida à triagem dos produtos que serão colados no papel pardo coletivo, tendo em vista os critérios de classificação do item 1 deste roteiro, de forma a obter uma variedade grande de textos publicitários;
5) Afixe o papel pardo na sala de aula para divulgação do trabalho feito e para consulta e análise lingüística das crianças (onde está escrito tal palavra? como se escreve tal palavra? tal palavra começa com a mesma letra do nome de fulano da classe? há alguma palavra estrangeira? como se escreve e como se pronuncia?);
6) Com os produtos colados no papel pardo, proceda à análise das propagandas quanto à relação entre o texto escrito e a imagem, Por exemplo, o logotipo da Nestlé (símbolo que representa o nome da empresa ou do produto) é um ninho com três pássaros de tamanhos diferentes, sendo que um está na posição de ter chegado ao ninho, trazendo alimento. Os pássaros podem estar representando o pai, a mãe e o filho, ou seja, a proteção que vem da família, uma vez que os produtos desta marca referem-se à alimentação: leite, chocolate, bolacha etc. Garanta na análise que os alunos percebam que as cores e o tipo de letra utilizados são também importantes nas propagandas para chamar a atenção do consumidor;
7) Solicite que os alunos criem outros "slogans" para os produtos já trabalhados (e outros), atentando para as características específicas da linguagem da propaganda, como uso de qualificativos ("Só Omo lava mais branco"), uso de verbo no imperativo ("Abuse e use C&A"), rimas ( "Danoninho, vale por um bifinho", "Tomou Doril, a dor sumiu"), linguagem argumentativa ( "Se a marca é CICA, bons produtos indica", "Quem come um, pede BIS");
8) Escolha junto com as crianças uma das marcas ou produtos para criarem um anúncio publicitário que contenha os três elementos desse tipo de texto: texto escrito (que ofereça informações sobre o produto, destaque as qualidades positivas do produto e procure convencer o consumidor a adquirir o produto), ilustração (fotografia, gravura, desenho, gráfico) que qualifique bem o produto e "slogan"(frase sintética e atraente, de fácil memorização). Atentar também para as cores e os tipos de letras escolhidos para atrair o leitor;
9) Organize junto com os alunos a divulgação das propagandas elaboradas. Pesquisar os endereços das marcas e produtos e enviar as propagandas feitas pelos alunos aos respectivos fabricantes (é sempre interessante que os alunos passem por situações de produção de texto com interlocutores reais).
2) Organize os alunos em duplas e peça que levantem os "slogans" que conhecem e que correspondem a cada marca levantada no item anterior. Exemplos: "Nestlé - Nossa vida tem você"; "M&M's - O chocolate que derrete na sua boca e não na sua mão"; "McDonald's - Gostoso como a vida deve ser";
3) Solicite que os alunos, ainda em duplas, procurem nas revistas e jornais trazidos para a classe os vários produtos e seus slogans, recortando-os;
4) Proceda em seguida à triagem dos produtos que serão colados no papel pardo coletivo, tendo em vista os critérios de classificação do item 1 deste roteiro, de forma a obter uma variedade grande de textos publicitários;
5) Afixe o papel pardo na sala de aula para divulgação do trabalho feito e para consulta e análise lingüística das crianças (onde está escrito tal palavra? como se escreve tal palavra? tal palavra começa com a mesma letra do nome de fulano da classe? há alguma palavra estrangeira? como se escreve e como se pronuncia?);
6) Com os produtos colados no papel pardo, proceda à análise das propagandas quanto à relação entre o texto escrito e a imagem, Por exemplo, o logotipo da Nestlé (símbolo que representa o nome da empresa ou do produto) é um ninho com três pássaros de tamanhos diferentes, sendo que um está na posição de ter chegado ao ninho, trazendo alimento. Os pássaros podem estar representando o pai, a mãe e o filho, ou seja, a proteção que vem da família, uma vez que os produtos desta marca referem-se à alimentação: leite, chocolate, bolacha etc. Garanta na análise que os alunos percebam que as cores e o tipo de letra utilizados são também importantes nas propagandas para chamar a atenção do consumidor;
7) Solicite que os alunos criem outros "slogans" para os produtos já trabalhados (e outros), atentando para as características específicas da linguagem da propaganda, como uso de qualificativos ("Só Omo lava mais branco"), uso de verbo no imperativo ("Abuse e use C&A"), rimas ( "Danoninho, vale por um bifinho", "Tomou Doril, a dor sumiu"), linguagem argumentativa ( "Se a marca é CICA, bons produtos indica", "Quem come um, pede BIS");
8) Escolha junto com as crianças uma das marcas ou produtos para criarem um anúncio publicitário que contenha os três elementos desse tipo de texto: texto escrito (que ofereça informações sobre o produto, destaque as qualidades positivas do produto e procure convencer o consumidor a adquirir o produto), ilustração (fotografia, gravura, desenho, gráfico) que qualifique bem o produto e "slogan"(frase sintética e atraente, de fácil memorização). Atentar também para as cores e os tipos de letras escolhidos para atrair o leitor;
9) Organize junto com os alunos a divulgação das propagandas elaboradas. Pesquisar os endereços das marcas e produtos e enviar as propagandas feitas pelos alunos aos respectivos fabricantes (é sempre interessante que os alunos passem por situações de produção de texto com interlocutores reais).
Avaliação:
Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar:
- como o aluno utilizou a linguagem (oral e escrita) de forma contextualizada, ou seja, em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler, escrever;
- o que o aluno já conhecia sobre o texto de propaganda: quais marcas e produtos conhecia, para que servem os produtos e suas propagandas, quais "slogans" têm de memória;
- o que o aluno passou a conhecer: por que neste tipo de texto o tamanho e o tipo das letras são importantes, quais cores são usadas em cada propaganda, por que, como é possível convencer o outro a comprar, quais palavras representam as qualidades dos produtos, o que a ilustração tem a ver com o texto escrito;
- o que o aluno conhecia e o que passou a saber sobre as convenções da escrita, quais convenções foram garantidas a cada etapa de trabalho;
- quais oportunidades foram dadas aos alunos para que reflitam sobre o mundo em que vivem e sobre a própria linguagem que expressa e constitui este mundo.
- como o aluno utilizou a linguagem (oral e escrita) de forma contextualizada, ou seja, em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler, escrever;
- o que o aluno já conhecia sobre o texto de propaganda: quais marcas e produtos conhecia, para que servem os produtos e suas propagandas, quais "slogans" têm de memória;
- o que o aluno passou a conhecer: por que neste tipo de texto o tamanho e o tipo das letras são importantes, quais cores são usadas em cada propaganda, por que, como é possível convencer o outro a comprar, quais palavras representam as qualidades dos produtos, o que a ilustração tem a ver com o texto escrito;
- o que o aluno conhecia e o que passou a saber sobre as convenções da escrita, quais convenções foram garantidas a cada etapa de trabalho;
- quais oportunidades foram dadas aos alunos para que reflitam sobre o mundo em que vivem e sobre a própria linguagem que expressa e constitui este mundo.
Contextualização:
Esta atividade propicia que a criança amplie seus conhecimentos sobre a
escrita e suas convenções e que conheça mais e melhor o mundo em que vive,
através do estudo dos usos e formas do texto publicitário que é um indicador da
sociedade de consumo, pois cria no leitor a necessidade de comprar/consumir.
Possibilidades interdisciplinares:
Esta
atividade guarda estreita relação com os temas transversais "Trabalho e
Consumo" e "Ética" (Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC),
uma vez que possibilita que os alunos tenham uma visão mais crítica do mundo de
hoje e suas linguagens.
Para isto, é possível fazer uma visita a uma agência de
publicidade para conhecer seus profissionais ou então escrever a uma delas.
Planeje com seus alunos a visita à agência elaborando em conjunto um roteiro de
perguntas e de fatos a serem observados.
Por exemplo: observar como se faz uma
propaganda, entrevistar as várias pessoas envolvidas, discutir sobre formação,
experiência de trabalho, instrumentos de trabalho necessários, fonte de
inspiração, dificuldades da profissão etc. Aproveite para conhecer também os
códigos de ética da profissão.
Após a visita, solicite aos alunos um registro
escrito com os dados levantados e peça para relacioná-los com as propagandas de
televisão.
A área de
Educação Artística também pode contribuir para uma análise da propaganda como
forma de expressão. Escolha uma propaganda e analise com os alunos quais
recursos ela utiliza (música, artes plásticas, artes da computação).
Em História, é possível contextualizar a publicidade dentro das transformações
científicas, técnicas e econômicas do mundo moderno. Pesquise em publicações
mais antigas, como eram as propagandas.
Aprofundamento de conteúdo:
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que o
aluno em processo de alfabetização precisa empreender: os conhecimentos sobre
as convenções da escrita e os vários textos presentes na sociedade.
Na
sociedade de consumo, a publicidade ocupa lugar de destaque, pois é uma
linguagem elaborada para influenciar as pessoas na compra de produtos (e
idéias).
Para isto, este tipo de texto se organiza, basicamente, a partir de
três elementos: o texto escrito (sons característicos, onomatopéias, termos
novos, construção/desconstrução de palavras, mudança de significados, jogos de
palavras, grafia inusitada, flexões diferentes, sintaxe não linear), o
"slogan" (frase curta, de impacto, que de tanto ser repetida, é
facilmente memorizada pelo consumidor) e ilustração (imagem que destaca a
qualidade do produto a ser vendido).
No que se refere à aprendizagem do sistema
de escrita, é necessário continuar o trabalho de aquisição da base alfabética
de alunos que o necessitarem, bem como do processo de reflexão e utilização das
convenções da escrita.
Fonte:
Alfredina Nery: graduada em Letras e mestre em Psicologia da Educação
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