PROJETO "ESTÍMULO À PRODUÇÃO DE TEXTOS"
"Produção de textos é o ponto de partida de todo processo de ensino-aprendizagem da língua, pois, no texto, a língua se revela em sua totalidade." (Geraldi)
Justificativa:
O texto é a expressão de ideias, sentimentos e experiências internalizadas. A escrita de um texto manifesta o conteúdo que está na mente do aluno, ou seja, dá forma às idéias, torna-as visíveis.
É, portanto, o resultado de um processo de transformação de um significado em forma. Assim, os conteúdos são definidos pela forma. Esta não se encontra explicitamente no conteúdo, mas não existe sem ele.
Considerando o aluno como um usuário da escrita, trabalhando na elaboração da mensagem como instrumento de comunicação e favorecendo-lhes a aquisição das habilidades necessárias, para atuarem com mais eficiência na produção de textos, proponho este projeto, ressaltando estímulos que possam leva-los a um constante aperfeiçoamento pessoal. Mais importante do que utilizar a linguagem corretamente é utiliza-la expressivamente.
Objetivos:
Geral:
Habilitar o aluno a produzir trabalhos escritos cuja estrutura e organização (ordenação de idéias, clareza, coerência, coesão, progressividade, etc) permitam considera-los realmente como textos.
Específicos:
Capacitar o aluno para:
- adequar o tipo de texto e a linguagem aos seus leitores;
- apurar o seu senso crítico em relação ao processo de produção, de forma que se predisponha a reformular seus textos, objetivando torna-los mais satisfatório e eficaz, tendo em vista sua posterior destinação;
- conscientiza-lo de que a habilidade de escrever textos eficazes tem uma importância inquestionável para sua plena inserção na vida social e futuramente, na vida profissional;
- leva-lo a produzir textos nos quais ele se reconheça como autor.
Metas:
Estimular os alunos, promovendo a aprendizagem à medida que resgatam o conhecimento que já possuem, apresentando novas informações sobre as características de diversos textos, além de aumentar o grau de letramento para sua participação efetiva em uma sociedade dinâmica em que a linguagem se constitui entre as pessoas.
Metodologia:
O projeto será realizado baseando-se na necessidade de exploração de textos, produzindo elementos lingüísticos e estruturas de vários gêneros.
- Estratégias de ação:
Propondo ao aluno a produção de textos narrativos, expositivos,
argumentativos. Também de caráter mais práticos, como anúncio,
regras de jogo, panfletos, gravuras,desenhos, propagandas, manual de instruções e temas livres, cartas, poemas, etc.
As propostas apresentadas serão decorrentes de discussões, conversas ou reflexões, voltadas para os procedimentos pedagógicos e para a prática interdisciplinar,tais como:
“Vamos escrever?”- exercícios práticos para desenvolver a criatividade;
“O pingo no i”- pontuação;
“Análise linguística” – rever o que escreveu e fazer a limpeza linguística;
Maratona da ortografia” – a palavra sem erro
“ A lição através das histórias” - fábulas;
“Temporada de artes”- de olho na criação de textos. Leitura e interpretação de obras de arte.
“Variações de humor”- analisando textos engraçados.
Recursos Matérias:
(acervo da professora recuperadora)
Atividades fotocopiadas, recortadas e livros didáticos atuais.
Cronograma:
Este projeto tem a duração do ano letivo, de acordo com as necessidades dos alunos, das professoras regentes e recuperadora.
Avaliação:
Acontecerá durante todo o processo:
- através da observação, participação, interesse e desempenho dos alunos;
- através de anotações (fichas) ;
- através de contatos com professores regentes.
Observação:
Este projeto foi elaborado para atender alunos em recuperação do fundamental II.
Fevereiro de 2006
Professora: Maria Cristina
Algumas dicas:
Vamos escrever?
Aquecimento
Antes de iniciar uma competição os atletas aquecem o corpo fazendo alguns exercícios.
Faça o mesmo.
Coloque suas ideias no "aquecimento" antes de começar a escrever!
Viaje com seus pensamentos...
Leve sua imaginação aos lugares mais fantásticos.
Vale a pena suar um pouco para dominar a arte de falar e escrever!
Falar e redigir bem são habilidades que servem para a vida inteira!
Siga estas orientações:
Pense bastante antes de começar a escrever;
Faça um rascunho de suas ideias;
Examine cada palavra para ver se é possível troca-la por outra mais adequada;
Observe se a grafia das palavras está correta, antes de passar a limpo;
Corte as palavras ou frases que não fazem falta ao período;
Apresente um trabalho limpo e organizado.
Escrever é uma tarefa artesanal que exige esforço e persistência!
Sugestão para "um" aquecimento
Gramática da fantasia
Autor: Rodari
Fantasia e imaginação
Rodari apresenta várias técnicas e exercícios para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, com propostas práticas e simples que podem resultar na produção de narrativas orais ou escritas.
Recursos surpreendentes, apoiados em personagens tradicionais, ou histórias em quadrinhos,etc. O autor apresenta várias sugestões de atividades voltadas à imaginação, dando margens para a criatividade de alunos.
Por exemplo:
Chapeuzinho Vermelho no helicóptero:
Inventar uma história partindo das cinco palavras que sugerem a história de chapeuzinho: “menina, bosque, flores, lobo, avó”. A sexta palavra rompe a série: “helicóptero”.
O objetivo é juntar a história tradicional aos (jogo – exercício, e reação dos alunos) novos elementos inesperados.
Os alunos poderão colocar outras palavras e acrescentar invenções à elas,tendo como base a tradicional história.
No exemplo do autor: O lobo é surpreendido por um helicóptero no momento em que estava batendo a porta da vovó. Nele estavam policiais, que desceram rapidamente.
O lobo,sem saber de nada saiu correndo em direção ao caçador.
Salada de fábulas:
Chapeuzinho encontra o Pequeno Polegar e seus irmãos no bosque.
As aventuras se misturam, escolhendo uma nova estrada, criando assim novos fatos, dando asas a imaginação.
Fábulas copiadas:
O autor cita o exemplo da tradicional história de João e Maria que se perdem no bosque.
Uma bruxa os encontra e os recolhe, tencionando assá-los no forno...
Daí vem o exercício: Extraia da trama a expressão: A e B perdem-se no lugar C, são recolhidos por D em um lugar E, onde existe um forno F...
E eis a trama nova:
Dois irmãos foram abandonados na catedral de uma cidade pelo pai, que não sabendo mais o que fazer para alimentá-los, resolveu recorrer à caridade pública.
As crianças ficaram aturdidas pela cidade. De noite, refugiaram-se num pátio e adormeceram sobre um montão de caixotes vazios. Foram descobertos pelo padeiro que ali saiu apenas para, aproximar-se do forno, recuperar-se do frio...
De acordo com o nível de seus alunos pode-se dificultar mais a trama, através de uma história origem.
Cartas na mesa:
Com gravuras variadas de revistas, você pode fazer leituras coletivas, oral ou escrita.
Um aluno começa a história com a primeira gravura, o segundo pega outra gravura juntando a história iniciada pelo primeiro colega. Assim vai seguindo até todos participarem.
A história consiste em interpretar aquela gravura que foi escolhida, coligando-se com o episódio precedente, formando-se no final um painel ou mural.
Técnica de animação:
Trazer três objetos diferentes, exemplo: garrafa vazia, pá, e panela.
Convide os alunos a criarem a história ou representar uma cena a partir destes objetos.
Os objetos apresentarão um suporte mais sólido à imaginação do que palavras, pois podem ser manuseados, manipulados, fornecendo inúmeras sugestões fantásticas.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.