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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
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Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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sábado, setembro 16, 2017

Vamos escrever? Resenhas>Produção de texto>Dicas>16/09/2017


Caixa de resenhas
Autora:
Heloisa Cerri Ramos, especialista em ensino da Língua Portuguesa, do ensino Fundamental ao Médio, formadora do ensino Fundamental e Médio, assessora da área de Língua Portuguesa e de reorganização curricular, em escolas da rede pública e particular e diretora da Helos Consultoria Pedagógica. 

O gosto pela leitura e a apreciação crítica de um livro podem ser ensinados. Lendo e analisando modelos de resenha, o aluno aprende a fazer a sua própria resenha que será escrita em fichas que ficarão numa caixa para consulta da classe.
Esta atividade se propõe a dar um sentido à aprendizagem de resenha. 
As resenhas dos alunos terão a mesma função que têm socialmente: dar informações suficientes a respeito de um livro a um leitor em potencial que, de posse das informações, decide lê-lo ou não.

Objetivos:
Os alunos serão capazes de:
a) reescrever uma resenha lida e analisada em classe;
b) reconhecer os elementos linguísticos que entram na organização deste gênero textual;
c) escrever uma resenha crítica para um ou mais livros do acervo de leituras da classe;
d) definir resenha;
e) reconstruir oralmente o percurso que fizeram na atividade (metacognição);
f) consultar a caixa de resenhas, no momento de escolher um livro da biblioteca de classe


Recursos didáticos:
Os alunos serão capazes de:
a) reescrever uma resenha lida e analisada em classe;
b) reconhecer os elementos linguísticos que entram na organização deste gênero textual;
c) escrever uma resenha crítica para um ou mais livros do acervo de leituras da classe;
d) definir resenha;
e) reconstruir oralmente o percurso que fizeram na atividade (metacognição);
f) consultar a caixa de resenhas, no momento de escolher um livro da biblioteca de classe


Os alunos deverão sentar-se em duplas.

Procedimentos:

1) Avise a classe sobre o dia da atividade, pedindo aos alunos que pesquisem, em casa, o que significa "resenha". 

2) Selecione para a aula um bom acervo de resenhas, de jornais, revistas, catálogos de editoras etc. 
3) No dia marcado, faça uma introdução sobre o assunto e o andamento da aula, explicando seus objetivos e como ela será desenvolvida. 
4) Solicite aos alunos que digam o que entendem por resenha, escrevendo suas respostas numa folha grande de papel que ficará exposta na parede da classe durante toda a atividade, para posterior confronto com os conceitos que surgirem após a atividade.
5) Distribua às duplas de alunos duas resenhas diferentes. Avise que você fará uma leitura em voz alta e peça que eles observem nos textos que têm em mãos, enquanto escutam, qual é a finalidade deste tipo de texto. Terminada a leitura, a classe deverá dizer o que concluiu ser a intenção de uma resenha. Novamente, anote as respostas dos alunos na folha grande de papel. 
6) O momento seguinte é de estudo da estrutura da resenha. Para isso, você deverá selecionar uma resenha de cada vez, dizendo que a análise deverá servir para responder as perguntas: "Como esse tipo de texto é organizado?", "Assemelha-se a uma história, a uma notícia, a um texto de opinião, a um relatório, ou a um texto didático?", "O adjetivo tem papel importante numa resenha crítica?", "Que informações não podem faltar numa resenha?". Assim, durante todo o trabalho, você estará desafiando os alunos provocando reflexões e favorecendo a busca por respostas.
7) Ao final da análise, elabore junto com os alunos uma síntese sobre o que é uma resenha, qual é sua função e como se estrutura este gênero textual, escrevendo as conclusões numa folha grande de papel que, enquanto durar a atividade, também ficará exposta na parede, junto com as demais, formando um painel. 
8) O passo seguinte é propor aos alunos que, em duplas, em duas aulas, reescrevam de memória, sem consultar o texto original, mas podendo recorrer ao painel, uma das resenhas analisadas anteriormente, com o objetivo de avaliar o que eles apreenderam e do que se apropriaram em relação à estrutura e linguagem de uma resenha. Quando estiverem prontas, você lerá as reescritas, comentando-as, apontando por escrito, em cada uma, o que precisa ser melhorado: em primeiro lugar, com relação à estrutura da resenha e, só depois disso, corrigindo os problemas relativos à linguagem: ortografia, acentuação, concordância, regência e pontuação. 
9) Depois disso, as duplas, em classe, deverão passar a limpo sua reescrita. Assim, você poderá acompanhar os alunos em seu processo de revisão. 
10) Após todas estas etapas, com o objetivo de tomar consciência do próprio processo de aprendizagem, os alunos deverão contar oralmente, reconstruindo seu percurso, o que fizeram para aprender o que é resenha. 
11) Concluído o trabalho, peça aos alunos que comparem seus conceitos anteriores com os atuais, consultando o que foi escrito nas folhas que ficaram penduradas na parede. Houve mudanças? Quais? Nesse momento da comparação, faça anotações das observações orais dos alunos nas folhas da parede. 
12) Ao final, faça uma síntese da evolução da classe - o que sabiam antes do trabalho e o que sabem agora, depois de passar por todo o processo de aprendizagem do que é, da função e de como se estrutura uma resenha. 
13) Depois de aprender a escrever uma resenha e de saber qual é sua função, é hora de pôr em prática o que foi aprendido: cada aluno escolhe um livro do acervo da biblioteca de classe para ler em casa e, depois, resenhar. 
14) A resenha, depois de pronta, passará por uma revisão orientada por você e, só então, será passada a limpo nas fichas que irão compor a Caixa de Resenhas dos livros da classe. A partir dessa atividade, toda vez que o aluno for retirar um livro da biblioteca de classe, deverá consultar também as resenhas, que estarão, então, cumprindo sua função e contribuindo para a formação do leitor crítico.


Avaliação:
Você tem várias oportunidades de avaliar o aluno, de perceber seus avanços e dificuldades e de interferir neste processo, pois, a todo momento, em sua presença, o aluno está se expondo oralmente e por escrito. 
Lembrete
a) Resenhas de diferentes tipos podem ser encontradas nos catálogos das editoras; nos jornais, podem ser encontradas nos cadernos infantis, de variedades e em suplementos especiais; nas revistas, nas seções dedicadas a comentar lançamentos.
b) Mostrar aos alunos a importância do adjetivo na descrição e no julgamento de uma obra. 
c) Ao final do ano, a 6a série deixa sua Caixa de Resenhas para a 6a série do ano seguinte. 
A caixa não é da classe, mas da série. Esta é uma forma de incentivar o espírito de cooperação e de percepção do outro.

Contextualização:
O leitor crítico é aquele que dialoga com o texto. Para escrever uma resenha, é preciso que seu autor olhe para o texto com olhos de quem quer enxergar, exercitando seu poder de análise e criticidade.


Possibilidade interdisciplinar:
Todos os eventos da escola podem merecer resenhas críticas de diferentes pontos de vista, que são expostas no mural ou publicadas no jornal escolar

Aprofundamento do conteúdo:
"Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem.
O objeto resenhado pode ser um acontecimento qualquer da realidade (...) ou textos e obras culturais (...) ."
"..., a importância do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta."
"A resenha pode ser puramente descritiva, isto é, sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.
A resenha descritiva consta de:
a) uma parte descritiva em que se dão informações sobre o texto:
- nome do autor;
- título completo e exato da obra;
- nome da editora e, se for o caso, da coleção de que faz parte a obra;
- lugar e data da publicação;
- número de volumes e páginas.
No caso de uma obra estrangeira, é útil informar também a língua da versão original e o nome do tradutor.
b) uma parte com o resumo da obra:
- indicação sucinta do assunto global da obra e do ponto de vista adotado pelo autor;
- resumo que apresenta os pontos essenciais do texto.
Na resenha crítica, além dos elementos já mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as idéias do autor, o valor da obra, etc."
(Fonte: Fiorin, José Luiz & Savioli, Francisco Platão. Para entender o texto - leitura e redação. São Paulo, Ática, 1997.) 

Resenhando a fada que tinha ideias








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