sábado, abril 02, 2022

Diário da gratidão>Relações interpessoais>Diário coletivo>Produção de textos> 02/04/2022

Construção de um diário coletivo para trabalhar escrita aliada às habilidades socioemocionais

Criando relações interpessoais com os alunos: 

O Diário da Gratidão funciona como um diário coletivo, onde os alunos desenvolvem a escrita, de forma espontânea e prazerosa, por meio de agradecimentos. A caneta que acompanha o diário é a “caneta das possibilidades”, que foi criada para modificar nosso olhar, nos dando a possibilidade de ver o lado bom das coisas, ensinando às crianças que tudo que nos acontece é aprendizado e devemos ser gratos. Continua: AQUI

Passo a passo: AQUI

1 Contato com o gênero Converse com os alunos sobre as funções sociais que o diário pode ter (registro de memórias e apresentação de uma viagem, por exemplo) e proponha que a turma leia diários publicados em livros para conhecer esse tipo de texto. 

2 Hora de escrever Convide as crianças para fazer diários e registrar coisas que aconteceram, sonhos etc. Peça que todos escrevam semanalmente. Diga que você vai ler as produções para ajudá-los a avançar. Quem quiser pode ler o material para os colegas em voz alta. 

3 Análise e devolutiva Avalie a produção dos alunos com atenção e escreva comentários no fim dos textos, para incentivá-los a escrever cada vez mais e melhor. Diagnostique os erros mais comuns em um material à parte e planeje explorá-los em outros momentos.  Fonte

Produção de texto/Diário/PDF: AQUI

+ Atividades diário: AQUI , aulas/Nova Escola: AQUI

Emocionário: AQUIAQUI

Sobre gratidão no Linguagem: AQUI

Sobre diário no Linguagem: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.