segunda-feira, maio 23, 2022

Lá vai o meu coração>Pão por Deus>Gênero poesia>Quadrinhas poéticas>A turma do pão por Deus>23/05/2022

 

Ducarmo Paes/Rosana Felix/Sandra R.Felix

O leitor em processo é aquele que já possui domínios relativos da leitura em termos de mecanismo, estrutura e sentido. Conteúdo e forma devem sempre estar presentes para aguçarem o interesse do leitor em conhecer o mundo. O pensamento lógico já se mostra mais organizado e as operações mentais começam a ficar mais complexas. O espanto e o maravilhamento são boas estratégias nesta fase, e o enredo já se torna mais significativo e marcante. Por isso, contos de aventura e humor, fábulas, lendas e poesias ampliam as possibilidades de encontro com o livro.

O mundo vai se tornando maior, e, nesse abrir de janelas, a literatura tem uma participação fundamental!

“Pão-por-deus” é um costume de origem portuguesa que se espalhou por meio de pedidos infantis de doces e outras guloseimas.

Assim que chegou ao Brasil, virou quadrinhas com mensagens variadas, escritas em papéis com formas, picotes e bordados variados. Em sua maioria, são recortes de corações nos quais são escritos versos que depois vão ser enviados a pessoas a quem se deseja fazer um agrado ou uma declaração de amor.

Gênero: poesia

TCTs: cidadania e civismo (vida familiar e social); multiculturalismo (diversidade cultural)

Tópicos para orientação do professor: amizade; artes plásticas; brincadeiras; cultura portuguesa; cultura popular; geometria.

Editora Sowilo: AQUI


"Lá vai o meu coração
Espalhar boas sementes
Quando brota vida nova
Ele fica bem contente"

Um primor de quadrinhas e ilustrações. Carregadas de emoções as frases vão cantando na gente!
Cada página uma surpresa em fitas, bordados, florzinhas, botõezinhos, laços e tudo de bonitinho que pensar em enfeites. 
Grande oportunidade para trazer a cultura portuguesa ( o doçura ou travessura) para a sala de aula!

Atividades Pão por Deus
Jogo/PDF: Quanto queres: AQUI

O Halloween é uma tradição anglo-saxónica que começa a enraizar-se em Portugal.

Mas há outra tradição muito parecida, que existe há já longos anos em algumas regiões do país.

Chama-se "Pão-por-Deus" e acontece no dia 1 de novembro. As crianças vão de porta em porta pedindo o pão por deus e recebem frutos secos, pão, bolos e, mais recentemente, guloseimas.

O peditório do pão-por-deus está associado ao antigo costume que se tinha de oferecer pão, bolos vinho e outros alimentos aos defuntos. Na altura do terramoto de Lisboa, em 1755, quando muitas pessoas ficaram sem casa, algumas foram às populações vizinhas pedir para comer, invocando a tradição. AQUI

Dia de Todos os Santos, o Pão por Deus e o Halloween explicado pelo Salta Letrinhas.
A turma do Pão por Deus
Este livro trata da Cultura Popular pão por deus. É fruto do Concurso Culturas Populares, promovido pela Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cidadania. Nele, o personagem Pão por Deus ganhou vida e interage com as crianças.  Está organizado para apoiar trabalhos em sala de aula, com exemplos de atividades que podem ser realizadas pelos professores e professoras com crianças em fase de escolarização, desde o início da alfabetização até outras séries. Cada história contém diferentes abordagens e deve ser escolhida de acordo com o desenvolvimento da criança, a critério dos educadores e educadoras. PDF: AQUI

O Pão-por-Deus é uma tradição cultural que chegou à região de Santa Catarina através dos imigrantes açorianos. A atividade iniciava, geralmente, no dia de todos os Santos, no dia 1°de novembro. AQUI
Vamos cantar: AQUI

 No Linguagem:  Sugestões para bricolagem também
Eu te amo: AQUI
Tesouro a descobrir: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.