terça-feira, janeiro 17, 2023

Atividade literária>Lúdica>Quem sou eu? Propostas pedagógicas> 17/01/2023

 


Propostas pedagógicas

Propostas temáticas

Utilizando obras literárias:

Identidade, segredos, desejos, gostos, problemas, medos, família, amigos, escola, sociedade

Oficina  “Quem sou eu?” : 

Unidade temática da identidade, despertada pelo questionamento sobre os nossos próprios nomes, elemento primeiro da nossa individualização. 

 Origem e a história de seus nomes, motivando-os a já exercitarem o ato narrativo.

Leituras literárias: Sugestões ( partir da página 103 desta Fonte ) com detalhes mais específicos sobre cada obra:

 João bobo/Ana Maria Machado: Reflexão sobre seus próprios nomes: Mais no Linguagem: AQUI

Mistério preso no armário/Sonia Junqueira: Mais no Linguagem: AQUI ( segredo)

Um sapo que virou príncipe/Jon Scienzka: Relembrando contos clássicos de fadas

O desejo foi o tema que permeou a oficina posterior. Seguindo suas aspirações, durante o estímulo lúdico, brincaram com massinha de modelar, confeccionando aquilo em que gostariam de se transformar. Iniciaram a leitura da obra Um sapo que virou príncipe: continuação, de Jon Scieszka.

Com suas modelagens nas mãos, as crianças repensaram sobre seus desejos de transformação, questionando suas possíveis consequências, positivas ou não, tendo como base comparativa a história do sapo que virou príncipe e voltou a ser sapo para garantir sua felicidade. 

Partiram para a realização da atividade criativa, produzindo um texto a partir do título “Se eu tivesse me transformado em...”, completando-o com o desejo de transformação evidenciado pela modelagem criada, alterado ou não após a leitura. No desfecho lúdico, valeram-se do palco para dramatizações, simulando um show de transformações. Cada criança apresentou seu texto livremente, encenando-o, lendo-o, contando-o, utilizando recursos variados, como fantasias, fantoches, etc.

 Oficina: Página 259: AQUI

A casa rosa/Silvana P. Taets: Planta baixa de uma casa: Os gostos substituíram os desejos na oficina que se seguiu. Inicialmente, distraíram-se brincando com a planta baixa de uma casa, preenchendo-a de acordo com os seus próprios gostos, de maneira a torná-la sua. Em seguida, mergulharam na leitura de A casa rosa, de Silvana Pinheiro Taets. Situada na larga rua da Amizade, a casa rosa, como descreve a narradora: “é sem número porque é única. É rosa, porque muita gente gosta. 

Ouvindo a história: AQUI

A Grécia: Mitos e lendas/Episódio " A mais bela" Alain Quesnel

Comparando super- herói mais moderno, o homem aranha: Dificuldades enfrentadas, conhecendo sua vida, sua dupla personalidade, suas preferências, suas aventuras e problemas.

 O velho que trazia a noite/Sergio Capparelli 

Medos: Envolvidos por sons estranhos e aterrorizantes, imergiram na temática do medo. Foram intimidados a vencer os temores suscitados pelos sons ouvidos, procurando na escuridão envelopes misteriosos. Dentro deles, alguns encontraram imagens de seres repugnantes, outros acharam imagens de pegadas esquisitas. Passado o susto inicial, brincaram com as imagens resgatadas, unindo cada ser à sua respectiva pegada. Continua página 111/ Fonte

Família: Guilherme Augusto Araújo Fernandes/ Mem fox: Mais no Linguagem: AQUI

Desenhar algo que lembre a sua família para posterior colocação numa cesta.

Memórias familiares de cada um: Mas quem era esse menino de nome tão comprido? Alguém muito sortudo, pois os leitores logo detectaram que ele possuía mais de uma família. Além daquela que ele tinha em casa, Guilherme cultivava uma segunda na casa vizinha, formada por idosos, moradores de um asilo. Lá os leitores conheceram a família que o menino pôde escolher, representada, em especial, pela senhora Antônia Maria Diniz Cordeiro, “porque ela também tinha quatro nomes, como ele. Ele a chamava de Dona Antonia e contava-lhe todos os seus segredos”. Continua: AQUI

Descrição das unidades temáticas aplicadas: Página 235: AQUI

Encontrei este trabalho publicado na internet. Trouxe links de algumas páginas para facilitar sua pesquisa, professor(a). Linguagem e Afins recomenda a leitura completa. Contém a metodologia para utilização de obras literárias agregadas a temas. Ideias lúdicas com certeza! São 310 páginas em pdf bem interessantes para atividades literárias, lúdicas, produção textual entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.