Literatura infantil antirracista
A escola é um espaço de socialização e pode ser o primeiro local onde as crianças passam a conviver com as diferenças. Além disso, também é um lugar de construção de identidade, desenvolvimento de pensamento crítico e percepção do outro. O estigma racial ainda é um fator muito presente na sociedade e, por isso, desenvolver uma proposta pedagógica de educação antirracista é essencial. AQUI
Já diziam os mais velhos: “A educação vem de berço”. Isso implica na ética, nos princípios, nos valores, respeito ao próximo e porque não na implementação de uma cultura antirracista? Afinal, quando mais jovens, tudo pode ser facilmente absorvido, resultando na base do caráter das novas gerações. As famílias podem e devem, desde muito cedo, despertar uma consciência racial nas crianças.
Esse processo de criação pode ser iniciado através da literatura infantil, uma ferramenta poderosa que conta com excelentes autores que não medem esforços quanto a temática. Mas atenção: Uma infância livre de preconceitos não se faz somente de livros que refletem o valor da cultura afro-brasileira. É preciso ter a consciência de ser espelho para o futuro dos pequenos, dentro e fora do ambiente familiar. Fonte
É bastante comum que, a cada vez que um caso de racismo ganha os holofotes da mídia ou toma grandes proporções, debates e discussões sobre preconceito racial sejam colocados em pauta. Porém, sabemos que não são episódios isolados e a problemática é estrutural, onde, diariamente, famílias, adultos e crianças ainda são vítimas dentro e fora do Brasil.
Exatamente por isso é que conversar sobre o tema com os pequenos deve ser uma constante para pais que buscam uma educação antirracista para os filhos. Uma maneira de plantar a sementinha sobre o tema é usar a literatura infantil como recurso, mostrando a elas que o mundo real é diverso e todos precisam ser respeitados, valorizados e exaltados. AQUI
Além de dar bons exemplos de representatividade para os pequenos, Linguagem e Afins pesquisa obras literárias de vários temas, inclusive, com protagonismo negro para expandir o leque de referências. Para auxiliar no processo da Educação antirracista, as obras estão lincadas como:
Literatura afro-brasileira: AQUI / Conscientização negra: AQUI/ Preconceito: AQUI E agora também Literatura antirracista: AQUI
No mesmo momento em que, trabalhando histórias que contem mais sobre a diversidade étnica e cultural, a escola garante que o aluno se sinta confortável e empoderado ao se ver representado nos livros. Proporcionando um ambiente de acolhimento, orgulho, aceitação e respeito da pluralidade.
Histórias que apresentam o protagonismo negro ou indígena colaboram com a educação antirracista e abrem espaço para o diálogo sobre raça, racismo e pertencimento. Esse processo deve ser realizado de acordo com a idade e o nível de compreensão das crianças. Sentar em roda, ler uma história e conversar sobre o tema do livro lido, vai agregar no processo de letramento e alfabetização e ao mesmo tempo tornar a literatura infantil um instrumento dessa transformação. Fonte
Currículo da Cidade com orientações pedagógicas, conceitos e práticas para promoção de vivências antirracistas direcionadas à população negra. O documento apresentado está em consonância com a Lei nº 10.639/2003, que altera a LDB 9.394/96 e aponta a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na escola. Baixar documento: AQUI
A literatura como estratégia para uma escola antirracista: AQUI
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS (1º ao 5º) “Para criar crianças não racistas”
OBJETIVO: apresentar cotidianamente às infâncias a riqueza cultural dos povos originários e dos povos afro-diaspóricos.
CONTEÚDOS A DESENVOLVER: sociabilidade, identidade, autoestima, representatividade.
Página 22: AQUI
Atividades antirracista para trabalhar ano inteiro em sala de aula: AQUI
Conteúdos/Educação antirracista: AQUI
Aula:1º ano – “Self: o nosso eu com os outros” é um plano de aula de Ciências que tem por objetivo promover situações de autoconhecimento entre as crianças e estimular a reflexão das relações com colegas, adultos do convívio escolar, familiar e outros: AQUI
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