domingo, janeiro 21, 2024

Brinco de listas>Poemas encantadores>Gênero textual listas>Instruções de montagem> 21/01/2024

 

Ana Maria Machado

Em Brinco de listas, Ana Maria Machado, uma de nossas mais importantes escritoras, brinca com as palavras de um jeito leve e divertido.
O livro traz dez poemas que apresentam ao leitor a brincadeira com a linguagem. Versando sobre o mesmo tema, listas, a autora procura resgatar o hábito de se fazer listas para lembrar as obrigações do dia a dia por meio de situações surpreendentes e comparações incomuns, explorando em seus poemas a sonoridade, as rimas, repetições e a musicalidade.

Projeto de leitura: AQUI   Ouvindo: AQUI

Lista pessoal
Comprar pão
Preencher ficha de matrícula
Ir a São Paulo
Marcar consulta do dentista
Trocar a pilha do controle remoto
Responder ao e-mail que ficou faltando
Apanhar a roupa na lavanderia
Pagar a conta de luz e gás
Levar o cachorro pra passear
Estudar para a prova
Conseguir o telefone da Dora
Buscar a prancha na oficina
Não necessariamente nessa ordem
Ufa!
Quanta coisa cansativa
Isso é uma roda-viva
Acho que vou adiar
E ficar de pernas pro ar

Brinco de listas
Brinco de listas
Brinco de argola
Brinco de bolinha
Brinco de bola
Brinco de ouro
Brinco de flor
Brinco de tudo que é cor

Brinco de lata
Brinco de prata
Brinco de pirata
Brinco de cigana
Brinco de baiana

Brinco fantasia
Faísca de dia
Brinco a brilhar
Faísca ao luar

Brinco pequenino
Brinco grandalhão
Brinco pendurado
Brinco cai no chão

Brinco de listas
Listas de brinco

Mas não uso brinco
E tenho quatro ou cinco
Lista de chamada

Cada nome em seu lugar
A começar pelo A
Antônio, Ana e Abel
Mas não encontro a Bebel
que está no l de Isabel
E nem adianta chamar
E não sei por que o Zé
Nunca está na letra Z
Vai no Jota se esconder
Disfarçado de José
Mas o nome que eu mais quero
Nunca está no quadrado e onde
Mora lá no meu segredo
Só eu sei onde se esconde.   Fonte

“A criança sente prazer em vivenciar a semelhança e os contrastes sonoros entre palavras, independente de sua significação. Por isso, o uso de recursos como trocadilhos, onomatopeias, aliterações, assonâncias, rimas, anáforas, aliterações e outros fatores de ritmo suscitam a fruição textual.”

Benefícios do poema infantil e muito mais: AQUI

Aula/Identificando os materiais de montagem: AQUI

Mais planos de instruções de montagem: AQUI

Produzindo uma lista de combinados da turma: AQUI

Atividades/Listas/PDF: AQUIAQUIAQUI

Este vídeo apresenta de maneira objetiva o gênero textual LISTA.
Com este vídeo você poderá trabalhar as seguintes habilidades da BNCC:
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor
ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções
de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana,
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de
organização à sua finalidade.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites,
receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de
regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros
do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto.
(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").
(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos,
resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.
(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo). AQUI, AQUI, AQUI

No Linguagem
O que tem na venda? AQUI
Listas fabulosas: AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.