domingo, janeiro 14, 2024

Todas as cores de Malu>Leveza e empatia através das cores>Sentimentos> Na beiradinha>Tristezas>14/01/2024

 

Rosana Mont'Alverne

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, de compreender sentimentos e perspectivas de outra pessoa. Ela é considerada uma habilidade socioemocional complexa por mobilizar as aptidões de reconhecer, respeitar e responder a emoções e vivências alheias compassivamente.  Por isso, não pode ser explicada na teoria, mas estimulada e vivenciada.

Pretinha, magrelinha, olhinhos arregalados, Malu foi parar em uma casa enorme, cheia de pessoas branquinhas, branquinhas. Desde muito cedo, Malu aprendeu que as cores pintavam gente, coisas, plantas e animais. Até sentimentos, para ela, tinham cores. Uma noite, Malu acordou gritando e viu seu quarto todo vermelho. Sentia muito frio...Começava ali o maior desafio da vida de Malu. Esta é a 3ª obra infantil da contadora de histórias e editora da Aletria Rosana Mont'Alverne. O livro é ilustrado com muita delicadeza pelo premiado ilustrador Maurizio Manzo.

TODAS AS CORES DE MALU se  desenvolve para mostrar não só a vida  da personagem, mas, também, a maneira como Malu enxerga a vida.

Malu vê a vida com os olhos do coração. Para ela, tudo são cores e todas as cores de Malu têm sentimentos.
Impressões, emoções, desafios surgem num  texto sensível, escrito  por Rosana Mont' Alverne, com apuro  de linguagem  e  que mostra  que  a vida,  mesmo que colorida, pode reservar surpresas, boas ou más.

Malu conhece as cores como ninguém. Conhece  também  as características  de cada uma delas. É a cor vermelha  que lhe  traz  uma surpresa, mas também, lhe  traz dor. Certa noite, Malu acorda e vê que  seu  quarto está  todo vermelho.  Ela  tem febre e sente frio. Malu está doente.

O TEMA perpassa sentimentos e emoções; valoriza o apoio familiar e amical; promove a imaginação e o autoconhecimento.
Temas principais: autoconhecimento; solidariedade; superação (doença); sensibilidade para os fatos da vida.
Temas transversais: reação diante de dificuldades; resiliência; apoio amical solidário; apoio familiar; medo; desânimo; ações altruístas; esperança.

Guia de leitura: AQUI

Ouvindo: AQUI , Com libras: AQUI

Sugestão de atividade: AQUI 
No Linguagem:
Alimentação saudável: AQUI
Doenças: AQUI

Agnês de Lestrade/Valeria Docampo

Temas principais: melancolia, abatimento mental, apatia, desânimo, tédio, devaneio, bloqueio, tristeza, projeção, coragem, deslocamento, mudança de estado d’alma (psíquico).

Beiradinha, de Agnès de Lestrade e Valeria Docampo, mesmas autoras do sucesso A grande fábrica de palavras. Na Beiradinha é uma obra onírica, cheia de reflexões profundas e ao mesmo tempo sutis. Com delicadeza, o livro nos fala sobre a melancolia, esse sentimento que nos coloca “na beiradinha” da vida. E nos mostra que é natural que fiquemos na cama reparando rolinhos de poeira, ou que fiquemos sozinhos com o nosso tédio sem querer ver TV ou brincar com os amigos, ou ainda que fiquemos na beira da praia observando a areia escorrer entre os dedos. Não existe alegria o tempo todo. Seria lindo se todas as crianças do mundo fossem protegidas da dor e da perda. Mas não é assim. E, muitas vezes, pais e professores não sabem lidar com a criança melancólica. Também a criança que sofre não entende bem o que sente. É o que torna esse livro tão precioso e necessário.

O livro traz a possibilidade de ressignificar nossas vivências, de olharmos para nossos sentimentos. De forma muito carinhosa, o livro conta a tristeza, a solidão e o tédio de um urso que está sempre na beiradinha e cheio de melancolia, de forma delicada ele mostra que é natural nem sempre estarmos alegres, questiona o mundo a sua volta e reinventa. O livro, da autora Agnes de Lestrade, dialoga com o momento, estamos na beiradinha, mas vamos superar. Ouvindo: AQUI

Guia de leitura: AQUI
Sobre a obra: AQUI
No Linguagem: 
Misturicho: AQUI
A grande fábricas de palavras: AQUI
Onomatopeias: AQUI
Sensibilidades/tristezas: AQUI
Educação emocional: Atividades literárias/Dinâmicas: AQUIAQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.