quarta-feira, março 13, 2024

Contos desenhados>12 contos desenhados>O coelhinho/Páscoa>Hora da história>13/03/2024


Per Gustavsson
 O segredo dessa narrativa está em contar a história sem o livro, apenas desenhando: assim, a figura vai tomando forma e, quando no final surge um gato ou um carneiro, vem a grande surpresa para as crianças!
Inspirada no livro Contos Desenhados, de Per Gustavsson, com ilustrações de Noel Werner, da Editora Callis:

O menino que foi fazer compras: AQUI Quintal da cultura: AQUI
O menino que virou cachorro: AQUI
O rato: AQUIAQUI
A chave: AQUI, o gato: AQUI
O rato e um gigante: AQUI
Bolha, bolha, bolha: AQUI
O patinho de Pedrinho: AQUI
Quintal da cultura:
O porquinho do vovô: AQUI
Pássaro: AQUI
A história da oca: AQUI
Varal de histórias: AQUI
Formas geométricas: AQUIAQUI
Mariazinha e a igrejinha: AQUI
O peixinho: AQUI
A pipa: AQUI
O galo sumiu: AQUI
Contos desenhados da vovó Sara/ Belita Lopes: 
O livro: AQUI
Aranha: AQUI
O girassol do jardim:+ música:  AQUI

12 contos desenhados: Kátia Simone Benedetti
Os contos infantis desenhados são muito apreciados pelas crianças porque unem duas atividades que elas adoram: ouvir histórias e desenhar. 
É um livro para ser utilizado por professores e pais, nos momentos de leitura compartilhada e contação de histórias, mas, como a leitura explora também o desenho, o livro pode ser utilizado para investigar e exercitar alguns aspectos da psicomotricidade fina e da grafomotricidade: força do traçado, padrões, formas geométricas, senso de direção (horário/anti-horário, esquerda/direita, acima/abaixo), dentre outros, dependendo da necessidade e criatividade do professor.
Os contos desenhados podem também ser utilizados para se trabalhar aspectos específicos da leitura escrita e da estrutura das palavras, tais como: padrões silábicos, classe lexical, vocabulário e campos semânticos. 
O sucesso da atividade dependerá, em grande parte, de o professor saber fazer com que os desenhos ressaltem o elemento de faz-de-conta das histórias: um círculo se torna um jardim; orelhas se tornam casinhas, pontinhos se tornam uma secretária ou diretora de escola... 
Os traçados devem ser feitos simultaneamente à leitura, de maneira vagarosa e bem evidente, para que as crianças não apenas apreciem a brincadeira de faz-de-conta (elas ficam muito curiosas sobre qual forma será desenhada como correspondente àquilo que foi lido), como possam compreender/assimilar a direção do traçado e, assim, possam reproduzi-las elas mesmas, o que, sem dúvida, se torna a parte mais feliz para elas nessa atividade! 
Esperamos que essas pequenas histórias sejam fonte de muita alegria pedagógica! Fonte

O coelhinho/Páscoa: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.