terça-feira, março 12, 2024

O alvo>Atividade literária>Rango>Filme>Escassez da água>12/03/2024

 
Ilan Brenman

 Algumas pessoas têm o dom de contar histórias. Parece até que leem nosso pensamento ou nossos sentimentos. A gente ouve e, de repente, tudo faz sentido. É assim com o personagem deste livro, um professor que encanta e encoraja a todos com seus relatos. 
  • Assunto: compartilhamento, contação de histórias, escuta, narrativa, sabedoria.
  • Tema complementar: Respeito e valorização do idoso , Diversidade cultural, Educação em direitos humanos.
  • Sobre a obra: AQUI
  • Projeto de leitura: AQUI
Ouvindo: AQUI
Fafá conta: AQUI

 O Alvo + Rango : Sugestões de interdisciplinaridade:
Artes: desenho; história em quadrinhos.
Língua portuguesa: produção de texto.
Materiais e recursos Livro O alvo (Ática), de Ilan Brenman. 
Filme Rango, de Gore Verbinski. Televisão e aparelho de DVD. Material de uso comum.
Entregar aos alunos folhas que contenham um círculo, o qual deverá estar em uma posição diferente em cada folha.
Pedir que cada aluno crie um desenho livre que envolva o círculo/alvo. 
Solicitar que cada aluno conte a história do seu desenho.
Contar a história do livro O alvo, de Ilan Brenman. O professor pode se caracterizar de forma a parecer o professor da história. 
Conversar com os alunos sobre a história, questionando de onde o professor tirava as histórias que se encaixavam com o momento que cada pessoa estava vivendo.
Assistir com os alunos o filme Rango, dirigido por Gore Verbinski.
Questionar os alunos sobre qual era o alvo de Rango no começo do filme, quando era um camaleão de cativeiro, e o que aconteceu quando ele sofreu o acidente. 
Perguntar se depois que chega à Vila Poeira o alvo dele muda e qual o alvo das pessoas que vivem em Vila Poeira.
Trabalho final:
 Escutar com os alunos alguns sons da natureza (barulho de chuva, vento, canto de pássaros, etc.) e ruídos urbanos (ronco de motores, buzinas, sirenes, etc.). 
Pedir que os alunos, em pequenos grupos, criem uma história em quadrinhos a partir dos sons que estão escutando, e utilizem onomatopeias para representar os sons emitidos por cada coisa. Fonte
Rango
A exibição do filme “Rango” como recurso didático pedagógico possibilita que os alunos desenvolvam um senso crítico sobre suas atitudes em relação ao meio ambiente principalmente na questão da preservação e consumo da água.

Atividade PDF: Rango (Johnny Depp) é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, na cidade de Poeira no deserto do Mojave, na Califórnia. 
De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida "camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real, fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, conhecer inimigos e até, quem sabe, se tornar um herói. AQUIAQUI

Discutir sobre os problemas relacionados a crise hídrica brasileira, de uma forma interativa e diferenciada, visando chamar mais a atenção dos alunos com relação ao desperdício de água, a necessidade de mudança de hábitos e de preservarmos esse recurso natural essencial para a sobrevivência da vida no planeta, bem como facilitar a compreensão sobre este tema e despertar maior interesse e participação nas aulas. 
O filme possui duração de 96 minutos e é uma animação gráfica que retrata uma cidadezinha desértica em que seus habitantes, animais típicos de regiões áridas, sofrem com a escassez da água. Continua: AQUI

Sequência didática: Ciência em tela: Página 6:  AQUI
Pelos caminhos da água: AQUI
Aula: Vamos assistir um filme? AQUI
No Linguagem: 
Filmes: AQUI
Ciclo da água: AQUI
Água: AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.