domingo, março 10, 2024

Na vilinha das velhinhas>Um é pouco?>Conceitos matemáticos>Comparação de quantidades> 10/03/2024

 

Adson Vasconcelos/Carlos Caminha

A Vila Alegria é formada por um conjunto de casinhas coloridas, habitadas por velhinhas dinâmicas, alegres e traquinas que plantam, criam animais, andam de patinete, ensaiam teatro, brincam com pintura e fazem festas muito animadas.

Concebida sob a forma de parlenda, com versos rimados e sonoros, a divertida história deste livro ajuda o pré-leitor ou o leitor iniciante a conhecer, identificar e memorizar os números de 0 a 10 e também a construir a ideia de quantificação, ao associar o número que identifica cada casa da vila à quantidade de velhinhas que nela mora. 

 Leitor iniciante: Leitura em que há muitas novidades e estímulos. 
Neste momento, é importante incentivar a sensibilidade estética (sonoridade, silabação, rimas, musicalidade, jogos de linguagem, etc.), o pensamento lógico, a socialização e os valores éticos que nortearão a vida. 
Os enredos devem enriquecer a imaginação, a curiosidade e desafiar a inteligência. 
O senso de humor é muito bem-vindo e as ilustrações ainda são elementos importantes no processo de entendimento textual
TCTs: cidadania e civismo (processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso; vida familiar e social); multiculturalismo (diversidade cultural).  
Tópicos para orientação do professor: brincadeiras; envelhecer; geometria; jogos de linguagem; humor; idosos; inclusão social; matemática; números; percepção corporal; relações sociais; respeito. Editora Sowilo: AQUI 
A história:
São casinhas muito fofas, frases ritmadas bem humoradas. As velhinhas são muito dinâmicas: Uma vende doce de abóbora, outras queijo e doce de leite, biscoitos, ovos. Tem até velhinha consertando patinete, organizam festas e por aí afora.

Carmem L.Campos/Tatiana Paiva


No livro infantil “Um é pouco?”, de Carmen Lucia Campos, a autora coloca o leitor em diferentes situações, usando o ditado popular para mostrar que as respostas nem sempre precisam ser iguais.

Cheio de alusões que passeiam por questões do dia a dia das crianças, como: amizade, férias, tristeza, carinho e doces, a obra conta com as belas ilustrações de Tatiana Paiva, que fazem o pequeno leitor mergulhar num universo colorido e rico em detalhes.

O que pode ser pouco? E o que pode ser muito? Para os amantes de doces e guloseimas, por exemplo, um brigadeiro só é pouco, mas três bolos inteiros já é demais! Mas, e se trocarmos a temática? Um amigo só é pouco, mas ter três amigos inseparáveis nunca será demais!

Ouvindo: AQUI

Neste vídeo os conceitos muito e pouco são apresentados em forma de história: AQUI

Um vídeo que ajuda a criança a visualizar as quantidades e fazer comparação.: AQUI
Portal do professor:
Comparação de quantidades: AQUI , AQUI, Nova escola: AQUI
Identificando numerais: AQUI
Medidas convencionais ou não: AQUI
Atividades lúdicas/numerais/quantidades: AQUI, AQUI
Cantando: AQUI

Ouvindo: Pouco pouco muito muito/Mary França e Eliardo França:
Os Pingos encontram um gatinho que está sozinho e entram numa aventura em busca da sua família. Traz conceitos matemáticos e o nome de vários animais. AQUI

No Linguagem
Conceitos matemáticos: AQUI
Numerais: AQUI
Medidas e grandezas: AQUI
Expressões populares: AQUI
Parlendas: AQUI

2 comentários:

  1. Tenho certeza que os leitores vão adorar conhecer nossas simpáticas e dinâmicas velhinhas. Adorei as sugestões pós-leitura.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.