sábado, março 09, 2024

O pão doce acabou, mas ainda tem sonho>Receitas> Linguagem musical>Memórias literárias>09/03/2024

 

Adriano Messias/Victor Tavares

Este livro delicado, cheio de sabores e aromas, leva o leitor por referências de Ferreira Gullar a Proust, e ao ambiente encantador e charmoso das antigas vendas e confeitarias.

Desta forma, tem-se uma mistura aconchegante e, ao mesmo tempo, requintada, que nos traz a esperança de que todos podem ter sempre bons momentos na vida, desde que saibam movimentar os próprios desejos…

Assunto: Afetos humanos.
Descrevendo vendas e confeitarias antigas, o autor brinca com sentimentos e memórias, recheadas de lirismos. Tudo com açúcar e afeto! A leitura é leve e graciosa. Como o tema central é confeitaria deixo aqui algumas sugestões do gênero instrucional:
Leitura informativa: Confeiteiro
O que faz um confeiteiro ? AQUI
Atividades para imprimir/confeitaria: AQUIAQUI

Luna observa Newton preparando o delicioso pão doce que ela tanto gosta. Ao brincar com um pedaço da massa crua, Luna se depara com uma dúvida: Como aquela massa pequena e molenga pode virar um pão grande e fofinho? Ela, Júpiter e Cláudio vão fazer de conta que são pão doce para descobrir o segredo que faz baguettes, rosquinhas e croissants crescerem e serem tão gostosos:


Cantando:
Vamos bater um bolo? AQUI
Padaria: AQUI
Aniversário na padaria: AQUI
Quem quer pão? AQUI
Atividade lúdica: Brincando de padaria: AQUI

O pão e outros pães: O texto “O pão e outros pães” tem a finalidade de valorizar esse alimento tão simples e, ao mesmo tempo extremamente necessário.
O texto trata do pão como alimento e, paralelamente, destaca outros possibilidades linguísticas para o vocábulo pão: pão duro (avarento); um pão (homem bonito); pão, pão, queijo, queijo (firmeza, clareza, palavra dada); ganha pão (trabalho) e o pão nosso de cada dia (a graça do alimento diário).


Projeto: Pãozinho nosso de cada escrita: AQUI
Aula: Produção do pão: AQUI

Há quem diga que, em matéria de educação, não existem receitas. De fato, mais importante do que o passo a passo, são as concepções de ensino e aprendizagem que estão por trás de cada passo, o grau de abertura que oferecem e, principalmente, o reconhecimento ao processo das crianças. Esses são ingredientes imprescindíveis para se respeitar as condições de uma boa situação didática. Como a que se verá a seguir, apresentada com graça, como uma “boa receita”, para desenvolver propostas de produção e revisão de texto com crianças de 5 anos: AQUI
No Linguagem:
A formiga que queria ser confeiteira: AQUI
O paradeiro do padeiro: AQUI
Pão: AQUI


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