terça-feira, agosto 06, 2024

A estrela de Betina>Atividade literária>Lendo imagens>Imaginando/Criando histórias>06/08/2024

 

Neuza L.Peres/Jefferson Galdino

A música tem o poder de nos transportar e de nos fazer sonhar. Com ela podemos rir, chorar, dançar... Reviver memórias e até mesmo alcançar as estrelas. 
Neste livro a história se desenvolve por meio do encadeamento das ilustrações, não há texto verbal para guiá-la. O leitor é que será o coautor. 
E para você, qual a música que toca o seu coração? Vamos descobrir juntos com Betina!

Gênero: livro de imagens
TCTs: cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; educação e direitos humanos; vida familiar e social)
Tópicos para orientação do professor: amizade; autoestima; construções de identidade; fantasia; percepção corporal

O letramento pleno envolve mais do que a leitura das palavras e começa bem antes do que usualmente se chama alfabetização. 
É dever da escola entender como os alunos interpretam as imagens que povoam suas vidas e proporcionar a eles oportunidades variadas de leituras do mundo, com especial apreço à ética e à estética. 
Entram nesta categoria tanto livros com pouco texto quanto livros só de imagens.
 Estes últimos podem contar com ilustrações vistosas e coloridas.
 O enredo de cada história é criado tanto pela própria criança quanto pelos pais e professores com ela. Ou seja, o ato de ficcionar prescinde o ato de escrever. 
Os primeiros contatos da criança com os livros também têm como objetivo despertar a sensibilidade semiótica do pequeno leitor, estimulando-o a desenvolver amor e interesse pelo livro.
Sowilo Editora: AQUI

A estrela de Betina By Krika

Betina ao dormir sonha ser bailarina. Ao som de linda melodia, ela rodopia, fica nas pontas dos pés, toda charmosa. Seu amigo Beto entra em cena  e a acompanha de forma harmoniosa. 
Dão saltos e deslizam. Parece que estão nas nuvens. 
Seu cãozinho Peralta dança junto, todo garboso.
Betina alcança uma estrela brilhante,( Peralta também...).
Neste movimento encantador ela abraça sua avó.
Dance Betina, sonhe, sorria. ..Seus olhos agora brilham!


Texto não verbais/Leitura de imagens/Narrativas visuais
"Estes livros são sobretudo experiências de olhar... 
De um olhar múltiplo pois se vê com os olhos do autor e do olhador/leitor, ambos enxergando o mundo e as personagens de modo diferente, conforme percebem esse mundo.» 
(Abramovich, 1989, pp. 32-33)
Um livro-imagem é uma obra composta apenas por imagens. 
Isso quer dizer que a história se desenvolve por meio do encadeamento de imagens, e não há texto verbal para guiá-la. 
A leitura de livros de imagem, como também podem ser chamados, é muitas vezes indicada apenas para crianças pequenas, que ainda não foram alfabetizadas. 
Mas, na verdade, ela pede muitas habilidades, um repertório de mundo, e pode trazer enredos tão densos quanto aqueles encontrados nos livros com texto verbal.
Embora nem todos tenham um contato muito próximo com o livro-imagem, é muito importante que os pequenos tenham acesso a essas obras, pois a leitura e a interpretação da imagem é tão necessária para o desenvolvimento cultural quanto a da palavra. 
Afinal, nós vivemos na Era da Imagem e, para onde quer que olhemos à nossa volta, veremos imagens que precisamos interpretar. 
Nesse sentido, se familiarizar com a imagem e suas convenções se torna essencial. Fonte

Como ler um livro sem palavras
Ler um livro imagem é saborear a possibilidade de mil e uma histórias em um livro só! 
Como a narrativa não se entrega tão facilmente por meio do texto escrito, a responsabilidade e o trabalho do leitor são maiores, no sentido de poder criar suas próprias versões, dialogando o tempo todo com a obra
Assim, os livros imagem não têm um público específico, podendo interessar crianças e adultos, colocando-os em uma relação horizontal de leitura. 
Além disso, o fato do texto escrito não existir, tira do adulto o papel central de mediador da leitura, possibilitando que uma criança – ainda mesmo antes do processo de alfabetização – e um adulto façam suas leituras independentes, trocando ideias e suposições, e debatendo sobre a obra. 
Dicas para  estas leituras: AQUI

Neuza L. Peres: AQUI
Jefferson Galdino: AQUI
O  Peralta: AQUI
Linguagem visual: AQUI
Linguagem musical: AQUI
Bailarinas: AQUI
A aranha bailarina: AQUI
Narrativa visual/Leitura/imagens: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.