quinta-feira, agosto 15, 2024

Eu acho que não>Minhas primeiras fábulas>PNLD Literário>Atividades fabulosas> 15/08/2024

 


Gênero Literário: Fábulas originais, da literatura universal e da tradição popular, etc.
Autoria: Eunice de Melo
Temas: Fantasia, fenômenos da natureza, animais, mistério

Você já percebeu quantas coisas podem surgir depois de um temporal? 
Neste livro, um fato misterioso acontece e nos instiga a investigar de quem é o ovo azul trazido pela chuva. Diante de tanta dúvida e encantamento, Eu acho que não! introduz os leitores iniciantes ao universo da escrita, trazendo referências a elementos dos contos tradicionais e fenômenos da natureza, e nos provoca a seguir com o narrador e as personagens em busca do que pode ter ocorrido. 
A narrativa lúdica e fantástica deixa abertura para criarmos, até o final da história, muitas possibilidades sobre o mistério.
PDF: AQUI
Material digital do professor em detalhes
FOI SÓ A CHUVA PARAR
QUE UM FATO CURIOSO ACONTECEU.
E QUANTA DÚVIDA!
LEIA ESTA DIVERTIDA HISTÓRIA
MAS NÃO COMENTE.
DEIXE TODOS DESCOBRIREM.
A obra escrita por Eunice de Melo possui elementos ricos para o trabalho literário com crianças pequenas, pois instiga a fantasia e o encontro com a natureza. Provoca a criança a questionar as suas hipóteses sobre o mundo ao seu redor, a explorar o imaginário e construir conhecimentos sobre as relações, transformações e eventos da natureza.
Para tanto, ressaltamos que as crianças devem ser atraídas para a leitura e estimuladas intencionalmente ao desejo de ler, de imaginar, de conhecer, de se expressar, de investigar, de descobrir sobre as transformações da natureza e observar os eventos do clima e os fenômenos naturais, tal como as personagens da história desse livro.

Para isso, dividiremos a mediação em quatro etapas: pré-leitura, leitura, pós-leitura e literacia familiar. Essa divisão é metodológica pois, na prática, ocorre sequencialmente e de maneira fluida. Com o intuito de organizar as instruções pedagógicas, propomos modelagens de aula levando em conta a organização do ambiente, os recursos que serão utilizados, a duração, conforme os diferentes aspectos que deverão ser explorados. No entanto, cada professor(a), com o seu jeito de ser e as características de cada turma, poderá utilizar mais ou menos tempo do que foi sugerido, bem como se organizar da maneira mais apropriada para o grupo.

Conforme explicitamos anteriormente, desenvolvemos todas as interações e brincadeiras fundamentadas nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiência da BNCC e nas abordagens com o componentes da literacia emergente e anoções de numeracia da PNA. Optamos, no entanto, por posicionar todos os objetivos expressos no início de cada etapa, para garantir fluidez à leitura e organização ao texto.
Márcia Paganini/Cassia leslie/Alexandre Camanho

  • Gênero: Fábula
  • Tema: Descoberta de si / Diversão e aventura
Neste livro, estão reunidas doze fábulas de Esopo, recontadas por Cassia Leslie e Marcia Paganini. Para selecioná-las, as autoras fizeram um resgate de suas infâncias, por meio de suas memórias afetivas. Lá, encontraram suas fábulas preferidas para presentear a você, leitor. E, para tornar tudo mais encantador, Alexandre Camanho as ilustrou, com beleza e sensibilidade.
Manual do professor: AQUI

Quando as nuvens estão carregadas de água elas batem os tambores e a chuva cai para molhar o nosso planeta. Nesta música suave, o Bita apresenta as belezas deste fenômeno natural na companhia alegre das crianças Tito, Dan e Lila. AQUI, Mais chuva: AQUI

Aulas sobre fábulas: AQUI



Ciclo da água: AQUI
Chuva: AQUI
Sol: AQUI
Fábulas: AQUI
O patinho feio: AQUI
A galinha dos ovos de ouro: AQUI
Arco - íris: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.