quinta-feira, outubro 17, 2024

Vó Filó a caçadora de maravilhas>Vó Filó: Cadê o banho que estava aqui?>A esperança de vó Filó>17/10/2024

 

Magda Trece/ Monise Pedrosa

Vó Filó a caçadora de maravilhas
O nome dela é Filomena, uma vovó diferente das tradicionais: não sabe fazer tricô, é péssima na cozinha, desajeitada como ela só. 
Adora chapéus, usa tênis e meião e sua inseparável saia de filó, que lhe rendeu o apelido carinhoso entre as crianças. 
Além de colecionar árvores, todo dia Vó Filó sai para caçar maravilhas. 
Qual será a maravilha que ela descobriu hoje?

Quantas maravilhas você descobriu antes do café da manhã? Parafraseando Alice, no filme Alice no País das Maravilhas, onde o pai dela falava que ela tinha que ter 3 loucuras antes do café da manhã. Aqui usamos maravilhas que não são observadas por nós, ou pela rotina, cansaço ou falta de ânimo.

O canto dos pássaros ao acordar, o brilho do sol e um cheiro de café fresco podem ser para mim, grandes maravilhas antes de tomar o café da manhã.

Magda Trece nos presenteia com a figura dessa doce vozinha diferente de nossas avós, mas uma exímia colecionadora de chapéus, maravilhas e árvores. Árvores?

Quantas pessoas não sabem as maravilhas que possuem em sua cidade natal, temos a opinião de terceiros para admirar nossa arquitetura, nossos bens tombados, nossas ruas e galerias, até nossa gente apressada e às vezes mal humorada que nos cruza a rua ou no transporte diariamente.

Você já escutou o apito do trem? Contou quantos vagões ele tinha ou ficou chateado por ele interromper seu caminho? Quantas vezes admirou sua sinuosidade por cima de uma passarela?

Às vezes  somos arrebatados por nosso individualismo e em alguns casos em nosso egoísmo que não enxergamos deveras maravilhas ao nosso lado. Você pode estar perdendo o amor de sua vida, quem sabe?

História encantadora e que nos faz refletir nossa vida. Que tenhamos carinho para ver as maravilhas que nos chegam todos os dias, em casa, na rua, e até nas pessoas. Fonte
Ouvindo:  Narração e dramatização do livro de Magda Trece; AQUI

Vó Filó: Cadê o banho que estava aqui?

Uma obra que foi escrita por quem sabe contar uma boa história. Recheada de insights maravilhosos que abrem para a criança viajar. Podemos apresentar o respeito a natureza e sua preservação, o olhar e a escuta aos animais que também dividem esta casa chamada Terra, e, muitas vezes, destruímos seus lares, por vários motivos, e esses não podem nem gritar. Nesta obra podemos ouvir, ver e dar risada com todos os personagens dessa fábula moderna e de quem foi a culpa por secar a lagoa?
Do boi Zaqueu? Tatu Raul? Joaninha Cidinha? Formiga Alzira? Cigarra Farra? Galo Pavaroti? Sapo Durval? Grilo Cirilo? Borboleta Zureta? Com ilustrações que compõem toda a arte poética dessa obra podemos ver o encanto que nosso pequeno sente ao ler essa maravilha. Podemos observar a apresentar a culpa, de uma forma lúdica, e vermos que no fim o problema é de todos e como em sociedade temos que dar as mãos para que nada falte e todos possam desfrutar da natureza.
Por isso não podemos ficar colocando a culpa no outro e sim ver o que estamos fazendo, se contribuímos para agravar ou melhorar toda a situação. Podemos falar que o tema de hoje foi avós, temos a destemida colecionadora de maravilhas, árvores e boas histórias, além de ser um pouco estabanada, Vó Filó. E a medrosa Elise, mas que teve a vida transformada quando uma coisa maravilhosa entrou pela janela e com ela vieram outras maravilhas. Podemos em primeiro momento ter medo de coisas novas, ainda mais quando não dominamos a situação, mas que podemos encontrar maravilhas e isso ser o encanto de todo o nosso dia. Vale a dica de nossa querida Vó Filó, sempre saia de casa com uma sombrinha e um belo chapéu, pois quem não usa é muito deselegante, segundo ela. Fonte   Ouvindo: AQUI
Obs: Podemos ressaltar o susto do sapo quando não tinha água na lagoa para ele tomar banho. Muitos temas para discussão: Aquecimento global, mudanças climáticas, desmatamento e afins.
A esperança de vó Filó
Derramaram as cores das flores… Roubaram o laranja do pôr do sol… E do céu ao solo o cinza se fez… Borboletas desesperadas invadiram a cada de Vó Filó buscando ajuda… Será que ela conseguirá salvar o mundo????
Ouvindo: AQUI

Conceito/agrupamentos: AQUI
Ciclo da água: AQUI
Mudanças climáticas: AQUI
Aquecimento global: AQUI
Esperança: AQUI
Trem: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.